sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Tempo do Advento: Gestando o Cristo em nossas Vidas!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Deixamos 2012 para trás e, com alegre expectativa, nos preparamos para o Natal do Senhor.   Por ser o Natal um Tempo Litúrgico de extrema importância para a vivência da nossa fé, não seria possível celebrá-lo de qualquer jeito ou forma.   Desde o séc VI a.C., a Igreja se prepara para as Celebrações do Natal, vivenciando um Tempo de Alegre Expectativa, um tempo de preparação, aonde as Comunidades vão, passo a passo, se aproximando do Mistério da Encarnação.

Advento é Tempo de se colocar à espera do Senhor que vem e, como quando esperamos alguém que irá chegar, vamos arrumando a "nossa Casa", colocando no lugar tudo que o tempo tirou do lugar.   Esse clima de preparação deve ser revelado em nossas Celebrações: evitar excessos e buscar a sobriedade, é um caminho seguro para promover em nossas Celebrações o desejo de experimentar o Natal do Senhor.

Os cantos litúrgicos, as cores, a coroa do advento, os paramentos, as flores ... devem receber bastante atenção por parte de nossas Equipes de Liturgia e de nossos Ministérios de Música.   Cantar o Mistério vivido na Liturgia será fundamental: cantos que revelem a esperança de um Povo que aguarda a manifestação do Salvador deverão ser os escolhidos; a ausência de flores e, se for necessário, arranjos sóbrios e discretos, é outro fator importante; a utilização de instrumentos de cordas e/ou teclas, bem como a retirada dos instrumentos de percussão (inclusive, a bateria), gerarão o clima agradável para nossas Celebrações.

A preparação de Leitores que compreendam o sentido das Leituras desse Tempo Litúrgico será outro ponto importante e que deverá ser levado em consideração pois, viveremos a expectativa da Palavra que se tornará Carne para habitar entre nós.   Nos dois primeiros domingos do advento, as Leituras se voltarão para o final dos tempos, nos chamando a atenção para a necessidade de estarmos atentos e vigilantes, aguardando este Senhor que virá com grande poder e glória; nos dois últimos domingos, a Palavra nos colocará em contato com a história dos fatos, dos acontecimentos que nortearam a Encarnação do Verbo e Seu Nascimento entre nós e, aqui, personagens como Isaías, Zacarias, João Batista, Maria e José, ganharão força, nos revelando como devemos nos preparar para chegada do Messias.

Queremos pedir ao Bom Deus que nos ajude a celebrar bem esse Tempo Litúrgico e, passadas as quatro semanas do advento possamos acolher em nossas vidas o Salvador!

Boas Celebrações para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Um comentário:

  1. Obrigada Padre, pelas orientações. Espero que a Liturgia possa agir da melhor maneira para ajudar no entendimento deste Tempo Litúrgico.Por favor, nos ajude se não estivermos preparando as celebrações corretamente. Desde já, obrigada. Beijo.

    ResponderExcluir