sexta-feira, 9 de novembro de 2012

"XXXII Domingo do Tempo Comum: É preciso DOAR-SE por completo, com TUDO aquilo que se é e que se tem, para se tornar SINAL DO PAI!" - 11 de Novembro de 2012


Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria, estamos nos aproximando, cada dia mais, do final do Ano Litúrgico e, por conta disso, a nossa reflexão segue no sentido de nos ajudar numa Avaliação do modo como cada um (a) de nós está conduzindo a própria vida.   Será que a Vontade de Deus tem sido realizada em nós?   Temos construído, já aqui, o Céu que queremos, um dia habitar?   As pessoas que nos cercam reconhecem  em nós "Filhos (as) de Deus", percebendo as Características Divinas em nosso modo de ser?   Pensamos, refletimos sobre o nosso comportamento, no sentido de buscarmos, sempre, manifestar o Ser de Deus em nós? ...   Essas e muitas outras questões deveriam fazer parte desse nosso processo de avaliação pois, o Ano Litúrgico que está chegando ao fim deveria acender em nós a compreensão de que a vida está passando - e, eu diria, "à passos largos" - e, dessa forma, somos colocados, a cada dia, mais próximos do Fim.

O Mês de Novembro - conhecido popularmente como "Mês das Almas ou dos Mortos" - se iniciou com a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus (01/11, no Calendário Oficial da Igreja no Mundo e, no caso do Brasil, por não ter sido Domingo o dia 01/11, a Solenidade foi transferida para o Domingo seguinte, ou seja, 04/11).   Essa Solenidade nos recordou o nosso Destino Final: Estar com Deus na Eternidade, participando da Igreja Triunfante com tantos irmãos e irmãs que, antes de nós deram o Testemunho, venceram a Tribulação, lavaram e alvejaram suas vestes no Sangue do Cordeiro e, por conta disso, compõem a Multidão que está no Céu!   Fomos convidados à reflexão sobre a provisoriedade dessa vida e a necessidade de colocarmos a nossa esperança e, por conseguinte, dedicarmos todas as nossas forças para alcançarmos os bens que não perecem e que não são desse mundo.   Em outras palavras: devemos viver aqui mas com o nosso olhar voltado para o além daqui; ou, ainda: caminhar entre as coisas provisórias, abraçando e escolhendo as eternas.   Isso não é tarefa fácil mas, como afirmou São João "o Pai nos deu um Grande Presente de Amor: podemos ser chamados filhos de Deus e, nós o somos de fato!   Com a graça de Deus, de um lado e, o nosso esforço, do outro, chegaremos ao Céu, o nosso destino, objeto de nossa Fé.

Logo em seguida (02/11), refletimos sobre o Final da Vida com a Celebração dos Fiéis Defuntos, no Dia de Finados.   Mais uma vez, a Liturgia veio nos colocar frente ao nosso destino: a morte.   Ter a morte diante dos olhos nos possibilita a compreensão de que TUDO PASSA e, somente DEUS PERMANECE!   Como nos afirmou São Paulo: Somos cidadãos do Céu!   Estar com Jesus e viver por Ele e Nele é o caminho que nos conduzirá para esse destino: Todos os que o Pai me deu virão a Mim e, quando vierem não os afastarei pois Eu desci do Céu não para fazer a minha vontade mas a Vontade Daquele que Me enviou e, a Vontade Daquele que Me enviou é esta: Que Eu não perca nenhum daqueles que ele me deu mas os ressuscite no Último Dia!   Que belas palavras essas pronunciadas por Jesus num dos trechos evangélicos propostos para esse Dia dos Finados...

Hoje, celebramos o XXXII Domingo do Tempo e, estamos há duas semanas do Final do Ano.   A Palavra de Deus desse Domingo nos alerta para o perigo de oferecermos ao Senhor Toda a nossa Vida, Tudo que somos e temos e, dessa forma, ficarmos nos enganando com as migalhas que, vez ou outra, nós Lhe oferecemos.   Ou oferecemos Tudo ou, a nossa oferta perde o valor, perde o sentido.   A Verdadeira Religião, que tem Cristo como fundamento, nos apresenta o seu exemplo de DOAÇÃO PLENA E TOTAL como modelo.

Dessa forma, a Primeira Leitura (I Rs 17, 10-16) nos apresenta um episódio da vida do Profeta Elias.   Esse homem, conhecido como "o Pai do Profetismo em Israel" foi protagonista na História da Salvação numa época muito complicada.   Por volta do séc. X ou IX a.C., quando Acab era Rei em Israel, a vida para o Povo de Deus sofreu um duro golpe pois, Acab se apaixonou e se casou com uma Rainha pagã, Jezabel, filha do Rei de Tiro e, por ser ela uma mulher forte, acabou governando no lugar do marido que, passou a ser uma espécie de "testa de ferro" dos desmandos da Rainha.   O pior de tudo foi a introdução, em Israel, do Culto a Baal - divindade responsável, como pensavam os pagãos, pelas chuvas e pela fertilidade da terra e dos animais.  Para fixar tal culto, Jezabel não mediu esforços: perseguiu, torturou, matou e, por conta do medo, muitos passaram a cultuar Baal em lugar de Javé.   Elias é a voz que se levantará contra esses desmandos e, se colocando frontalmente contrário, arcará com o ódio da Rainha em questão.   Chegou a profetizar que Israel ficaria um grande tempo (3 anos e meio) sem chuvas e, foi o que ocorreu.   Acab quer saber de quem é a culpa da falta de chuvas em Israel e, fica sabendo que Elias é o responsável pois havia pronunciado tal oráculo.   A perseguição começa e, primeiro Elias foge e é alimentado por um corvo, bebendo água de uma fonte que insistia em minar água mas, como a seca não acabasse, a fonte, também, secou.   É nessa etapa que começa a nossa história de hoje: Deus manda o Profeta para uma cidade pagã (Sarepta = região de origem da Rainha Jezabel) e, afirma que lá o Profeta viverá durante todo o período que durar a seca em Israel.   Chegando em Sarepta, na entrada da cidade, já cansado, o Profeta avista uma senhora e, pede-lhe um pouco d'água e, acrescenta na fala, um pedaço de pão.   A viúva, por sua vez, sofrendo as consequências da seca que assolava toda a região, jura pelo Deus do Profeta, que não possui mais nada, a não ser um pouco de farinha e azeite que seriam usados para amassar o último pão que ela o filho comeriam antes de esperar a morte.   O Profeta, por sua vez, insiste: "Vá e faça como estou falando pois ESTÁ ESCRITO: A VASILHA DE FARINHA NÃO ACABARÁ E A JARRA DE ÓLEO NÃO SECARÁ ATÉ O DIA QUE O SENHOR ENVIAR A CHUVA SOBRE A TERRA!"   A Palavra se conclui revelando que a mulher fez conforme o Profeta havia falado e, de fato, a farinha nao diminuiu e o azeite não secou, de modo que os três puderam comer até o final da seca.   Essa Leitura nos prepara para grande lição do Evangelho de hoje.   Vejamos:

Num primeiro momento, o Evangelho (Mc 12, 38-44) nos apresenta o Senhor alertando contra o comportamento dos Doutores da Lei pois, são homens capazes de utilizar o conhecimento que possuem em benefício próprio: andam com roupas vistosas, gostam de ser cumprimentados nas praças públicas, gostam das primeira cadeiras nas Sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes.   Devoram as casas das viúvas, fingindo fazer lonas orações.   Em nome do conhecimento da Lei, os Doutores fazem o que querem, como querem e, ninguém podia retrucar-lhes o comportamento pois falavam e agiam em "nome de Deus".

Num segundo momento, o Senhor está no Templo e, aproveita a ocasião para observar o modo como as pessoas ofertavam as esmolas: de um lado, vemos muitos dando grandes quantias e, por outro, uma viúva que deposita, somente, duas moedinhas que não valiam absolutamente NADA!   Diante do fato, Jesus dá uma lição: a viúva deu mais do que todos os outros!   Motivo: Ela deu TUDO O QUE TINHA, ao passo que os demais deram do que lhes estava SOBRANDO!   Esse fato nos recorda os episódios do XXVIII  e XXX Domingo Comum: no primeiro, o homem rico não quis abrir mão de sua riqueza para seguir Jesus e ter um tesouro no Céu e, no segundo, o cego Bartimeu, ao ser convidado pelo Senhor, JOGOU O MANTO FORA E CORREU AO ENCONTRO DO SENHOR E LHE SEGUIU PELO CAMINHO.   Seguir o Senhor exige renúncia de TUDO QUE TEMOS pois, se assim não for, não poderemos segui-Lo.

Celebrando esse XXXII Domingo do Tempo Comum, peçamos a Deus a graça de podermos servi-Lo e segui-Lo plenamente, abrindo mão de TUDO que somos e temos por Amor a Ele!   Assim seja!

Boa Celebração para TODOS (AS)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário