sexta-feira, 16 de novembro de 2012

"XXXIII Domingo do Tempo Comum: O Final que se Aproxima!" - 18 de Novembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria, celebramos nesse Domingo, o penúltimo do Ano Litúrgico e, dessa forma, somos convidados a pensar, de forma mais radical sobre o nosso fim que, também, se aproxima.   A Liturgia desse Domingo é uma Liturgia Apocalíptica e, com imagens e linguagem própria nos faz refletir sobre como devemos viver este tempo de modo a agradar Àquele que é o Autor do próprio Tempo, como estamos cantando aqui em nossa Paróquia Santa Cruz: "Princípio e Fim da Vida".

Nesse contexto de fim de Ano Litúrgico, a Primeira Leitura(Dn 12, 1-3) nos apresenta Deus anunciando por meio do Profeta Daniel a Salvação dos Eleitos, daqueles (as) que se mantiverem fieis até o fim.   Para esses, Javé irá enviar Miguel ("Quem como Deus?) para combater em favor dos Seus.   Como toda batalha, todo período de guerra (aliás, como a vivida pelo Povo à época da Profecia = séc. II a.C., por ocasião da grande tribulação promovida pelo Governo iníquo de Antíoco Epífanes IV).  Nesse pequeno trecho escolhido para a Liturgia de hoje, temos uma das poucas menções - em todo Primeiro Testamento - da Ressurreição dos mortos: muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão!   E, o texto deixa claro que a Ressurreição será diversa, para aqueles que agiram diversamente: os fieis, despertarão para a Vida Eterna e, os infiéis, para o Opróbrio Eterno.   E conclui: os que tiverem sido sábios (aos olhos de Deus, é claro!) brilharão como o firmamento, e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade.

Que bela leitura temos para nossa reflexão.   Cabe, agora, que cada um (a) de nós nos façamos algumas perguntas: Como estamos conduzindo a nossa vida: na Sabedoria Divina ou na tolice do mundo?   Vencemos a tribulação (sofrimento por conta da fidelidade ao Projeto de Deus para cada um (a) de nós) ou não?   Miguel está combatendo a nosso favor ou contra nós? ou melhor: Combatemos a favor de Miguel ou contra Ele?

Essa Primeira Leitura nos prepara para a compreensão do Evangelho de hoje (Mc 13, 24-32) que, também, é um texto apocalíptico e, portanto requer atenção pois é rico em imagens e possui uma linguagem própria que, longe de querer meter medo em seus leitores, deseja, na verdade, encorajá-los.   As imagens descritas no início do texto querem mostrar a presença de Deus no mundo.   Assim como no Primeiro Testamento, as manifestações divinas eram descritas com muitos fenômenos da natureza, aqui, também, Marcos, para falar da revelação da Divindade, utiliza a mesma linguagem: sol escurecerá, a lua não brilhará mais, a s estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.   Tudo isso quer demonstrar que a manifestação do Filho do Homem será algo grandioso.   

Assim como na Primeira Leitura, o Profeta Daniel contemplou a chegada de Miguel para combater em favor dos eleitos, aqui, no Evangelho, os anjos serão enviados aos quatro cantos da terra para reunir os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra.

É preciso estar atento para não perder o "trem da salvação" e da mesma forma que sabemos a aproximação do verão pelo estado das árvores, os sinais dos tempos nos revelam que o fim está próximo.   Tudo irá passar, menos a Palavra de Deus.   Por não sabermos o dia e a hora do fim, importante é que fiquemos atentos e , ficar atento significa viver para cumprir a vontade de Deus a nosso respeito em todos os momentos de nossa existência.

Por fim, a Segunda Leitura (Hb 10, 11-14.18) nos enche de esperança pois nos revela que o sacrifício de Cristo apagou todos os nosso pecados, uma vez por todas.   Portanto, vivamos como homens e mulheres que receberam de Deus tamanha graça e,, retribuamos a Ele, com nossas boas obras, com gestos concretos, o que Ele, por primeiro já nos ofereceu!

Que Deus nos ajude a viver os nossos dias cumprindo a Sua vontade a nosso respeito!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

P.S.: Não se esqueçam das Celebrações do Tríduo e da Festa dos 40 Anos de nossa Paróquia: dias 21, 22, 23 e 24, às 19:30h, na Matriz de Santa Cruz.   Venha rezar conosco nesses dias, agradecendo a Deus por tantos benefícios concedidos à nossa Paróquia nesses 40 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário