sábado, 1 de dezembro de 2012

"I Domingo do Advento: Levantemos a cabeça pois nossa Libertação está Próxima!" - 02 de Dezembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Iniciamos, com a Igreja no mundo, um Novo Ano Litúrgico com o Tempo do Advento e, somos convidados (as) a nos preparar para a Chegada do Senhor em nossas vidas.   Nestes dois primeiros domingos, as expectativas se voltam para a II Vinda do Senhor - quando, aparecendo sobre as nuvens do céu, Ele julgará os povos - e, os dois últimos domingos, nos colocarão cara a cara com a Sua Primeira Vinda, que se deu na carne, em Belém, na Judéia.   De qualquer forma - ou para a segunda, ou para a primeira vinda - o importante é que estejamos preparados e, o Senhor não nos pegue desprevenidos.

Neste I domingo, a Palavra de Deus nos apresenta a promessa de restauração para o seu povo, iniciando o período de Exílio na Babilônia (587 a.C.).   Por meio do Profeta Jeremias (Jr 33, 14-16) ouvimos as palavras do Senhor Javé que caem como uma luva, como música aos ouvidos dos seus.   Para um povo que, diante das circunstâncias dramáticas que o Exílio promoveu, estava com a Fé e a Esperanças abaladas, as palavras do Profeta são uma espécie de alento: eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá.   Daí, uma pergunta: Mas, de que promessa fala o Senhor?    E, o próprio Profeta no-la apresenta: farei brotar de Davi a semente da Justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra.   Aqui, temos o anúncio que nos interessa nesse Tempo do Advento: Aquele que será o broto de Davi é o Messias que virá para estabelecer o Reino de Paz, Justiça e, sobretudo Amor entre os homens e mulheres na terra.   Jerusalém, com a chegada desse broto de Davi passará a ser conhecida com o título de Senhor, nossa Justiça!   

Ora, a situação vivida pelo povo nessa época (587 a.C.) não tinha nada que pudesse fazer sonhar com a realidade descrita pela palavras do Profeta Jeremias.   Nabucodonossor, rei da Babilônia, havia invadido Jerusalém, destruído tudo que encontrou pela frente - inclusive o Templo, local de manifestação de Javé para os seus -, colocou na governança da cidade um tal de "Sedecias" - nome que significa, "Javé, nossa Justiça" - mas, o que Sedecias fazia era impor a justiça de Nabucodonossor e, não a de Javé.   O Profeta Jeremias contempla um tempo em que o próprio Deus suscitaria um líder (broto de Davi = protótipo do rei justo) para conduzir o povo à vida que Ele (Javé) deseja.

Sabemos que essa promessa apresentada por Jeremias não se realizou em seu tempo pois, o rebento de Davi é o próprio Jesus, o Cristo, isto é, o Ungido, o Messias Esperado.   Esse Jesus, nasceu, viveu, morreu e voltou à casa do Pai e, de lá - como afirma o nosso Credo - há de vir para julgar vivos e mortos.   Essa verdade de nossa fé é manifestada no Evangelho de hoje (Lc 21, 25-28.34-36).   Com imagens retiradas da Literatura Apocalíptica, Lucas descreve o retorno do Senhor num tom mais carregado, com cores mais fortes, próprios desse tipo de Literatura.   Esse retorno do Senhor será motivo de angústia para alguns - os que não estiverem preparados e vigilantes - mas, de alegria para outros - os que estiverem vigilantes e preparados: Os homens vão desmaiar de medo só de pensar no que irá acontecer ao mundo ... quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA!

Aquele (a) que espera o Senhor que vem deve estar atento e não se perder com e nas coisas do mundo; não se pode deixar que o mundo nos torne insensíveis por conta do pecado (gula, embriaguez e preocupações da vida.   Para quem se entregar a tais situações o dia do Senhor cairá como uma rede sobre eles, como uma armadilha.   Atenção e Vigilância são atitudes próprias de todo (a) aquele (a) que está à espera do Seu senhor.   Como cantaremos no canto de abertura da Santa Missa: Vigia esperando aurora, qual noiva esperando o amor, é assim que o SERVO ESPERA A VINDA DO SEU SENHOR!

Aqui, poderíamos no perguntar: Mas, como podemos nos manter atentos e vigilantes?    a Segunda Leitura (I Ts 3, 12 - 4, 2) nos apresenta uma resposta: a vivência do AMOR entre nós e para com TODOS (AS).   Aprender do Senhor esse Amor e fazer progressos cada vez maiores é o caminho seguro para quem deseja viver esse Tempo do Advento como um Tempo próprio para se preparar para a Vinda do Senhor!

Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o Reino Celeste, para que, acorrendo com as nossas BOAS OBRAS ao ENCONTRO do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na COMUNIDADE DOS JUSTOS!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário