sábado, 22 de dezembro de 2012

"Tempo do Natal: A Palavra se fez Carne e habitou entre Nós!"

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Após 04 semanas de preparação (Tempo do Advento), iniciamos, com toda a Igreja o Tempo do Natal, propriamente dito: Celebrações Natalinas, Sagrada Família, Santa Maria: Mãe de Deus, Epifania e Batismo do Senhor.   Com tais Celebrações, buscaremos compreender, melhor, o sentido do Nascimento de Jesus em nossa caminhada de Fé.

Esse é um Tempo Litúrgico marcado pela alegria pois, Deus cumpriu as suas promessas e nos enviou o Salvador.   A compreensão do sentido dessa visita de Deus á humanidade deverá mudar toda a nossa conduta: o espírito de Amor, Paz, Justiça, Solidariedade, Fraternidade, Humildade ... deve reger a nossa vida daqui para frente.   Penso, que não é à toa que nesse tempo ocorre uma transformação no modo de agir das pessoas pois essas ficam, de fato, mais amáveis e, como um ato mágico, parece que tudo na vida tem sentido, tudo na vida tem jeito.   O Nascimento de Jesus refaz as forças para caminharmos rumo ao nosso destino final. 

Na Liturgia, a alegria e a vibração - próprias das Festas - voltam com toda força: luzes, flores, instrumentos, o glória ... são exemplos dessa Liturgia que marca o Tempo de Natal.    Nada de tristeza, sofrimento ou dor pois nasceu para nós o Salvador, que é o Cristo Senhor!

Vivemos um Tempo Litúrgico de extrema importância para a compreensão e vivência de nossa fé: esse Jesus, que nasce, é o cumprimento da promessa ouvida no dia 08/12, por ocasião da Solenidade da Imaculada Conceição, a saber: a descendência da mulher lhe esmagará a cabeça!   É esse Jesus, o Cristo, Aquele que esmaga a cabeça da Serpente, personificação do mal, do diabo.   Por isso, Ele é o nosso Salvador; é Ele que reabre as portas do Paraíso que, o pecado de nossos primeiros pais, havia fechado.   O seu nascimento é a prova do imenso Amor que Deus, o Pai, sente por todos (as) e por cada um (a) de nós!

Sejamos gratos ao Senhor que se dignou nascer da Virgem Maria.   Aprendamos Dele, a obediência ao Pai.   Sejamos simples, humildes, sinceros, amorosos uns para com os outros - não somente nesse Tempo de Natal mas, em todos os dias do Ano que se aproxima - para sejamos capazes de, com a nossa vida, manifestar ao Mundo o quanto Deus nos Ama!

Tenham todos (as) um Santo e Feliz Natal e, um Ano de 2013 repletos de bênçãos e graças de Deus!

Obrigado por tudo e Boas Festas!

Pe. Ezaques Tavares




Nenhum comentário:

Postar um comentário