segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

"Solenidade da Epifania do Senhor: Jesus que se manifesta como Deus para o Mundo!" - 06 de Janeiro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando sequência ao Tempo do Natal, celebramos, hoje, a Solenidade da Epifania do Senhor e, podemos dizer que tal Solenidade é a outra face da moeda do Natal: na Noite de Natal, Jesus foi anunciado como sendo Deus, o Salvador, aos Pastores (apesar de excluídos, gente do seu povo, hebreu / judeu) e, hoje, na Epifania, Jesus se manifesta como Deus, o Salvador para o Mundo (na pessoas dos Magos que vieram do Oriente, orientados pela Estrela).   A Epifania, dessa forma, é a Solenidade que manifesta a Universalidade da Salvação oferecida por Deus, o Pai por meio de Jesus, o Filho.   A Epifania nos mostra que, em Jesus, não há mais um "povo escolhido" mas, todos (as) somos povo escolhido pois a Salvação trazida por Jesus é para TODOS (AS).

Na Primeira Leitura (Is 60, 1-6) - parte conclusiva do Livro -, vemos o Profeta convidando a Cidade de Jerusalém a se se levantar e acender as luzes pois, o Exílio que vivera, chegara ao seu fim.   O período de trevas acabou e a glória do Senhor apareceu sobre ela (Jerusalém).   Esta Luz que brilha e ilumina Jerusalém atrairá para ela povos de todos os cantos da terra, pois todos caminharão ao clarão de tua aurora.   Jerusalém é convidada a se levantar e olhar ao redor pois todos estão vindo a ela; os filhos e filhas que um dia foram levados, estão voltando.   Esse retorno dos filhos e filhas é motivo de grande júbilo e alegria e, ainda mais, eles voltam trazendo as riquezas de além-mar e proclamando a glória do Senhor.

Ora, para uma Cidade que tinha sido arrasada com a invasão babilônica (Nabudonosor: 587 a.C.), este oráculo do Profeta Isaías funcionou como "música para os seus ouvidos".   Essa Luz que brilharia em Jerusalém, sabemos nós, não ocorreu como era esperado à época pois, para nós Cristãos, essa Luz é o próprio Jesus, que nasceu pobre e no meio dos pobres e, apesar disso, atraiu para Ele todos os povos (representados pelos Magos do Evangelho de hoje).

O Evangelho (Mt 2, 1-12) é rico de sinais: os Magos do Oriente, a Estrela, o rei Herodes, o Menino e sua Mãe e os presentes (ouro, incenso e mirra).   Vejamos um por um esses sinais...

Os Magos do Oriente: segundo antiga tradição, eram três e se chamavam Baltazar, Melquior e Gaspar e representavam os três Continentes, até então descobertos: Europa, Ásia e África.   Não eram reis mas sim homens que estudavam os astros, os fenômenos que ocorriam no céu;

A Estrela: sinal diferente que aparece no céu e que os Magos percebem e, de acordo com a tradição da época, quando alguém destinado a ser um grande na terra nascia, no céu uma estrela aparecia.   Por isso, os Magos seguem a Estrela para conhecerem "a personalidade" que acabara de nascer e que o céu deu o sinal;

O rei Herodes: aquele que opõe ao "rei" que acabara de nascer.   Representante do poder do mundo e, com a notícia recebida pelos Magos, se sente ameaçado.   Importante: quando os Magos se dirigem ao Palácio de Herodes, a Estrela desaparece e, só voltará a aparecer quando esses se distanciam do rei sanguinário e impiedoso;

O Menino e sua Mãe: nada de extraordinário na cena que apresenta uma mãe pobre com o seu filho também pobre mas, os Magos reconhecem, ali, a presença da "personalidade" que a Estrela anunciava; reconhecem, ali, a Luz que o Profeta Isaías anunciou na Primeira Leitura e que teria o poder de atrair todos os povos para Jerusalém;

Os Presente (Ouro, Incenso e Mirra): aqui, de acordo com a tradição cristã vemos o reconhecimento do que Aquele Menino representava: Rei - Ouro, Divindade - Incenso e, ao mesmo tempo Homem que entregaria a própria vida para salvar a vida dos seus - Mirra.

Por fim, a Segunda Leitura (Ef 3, 2-3a.5-6) vemos o Apóstolo Paulo falando do privilégio que temos: em Jesus, Deus nos fez conhecer e compreender o Mistério que fora escondido às gerações passadas: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa, em Jesus Cristo, por meio do Evangelho!

Que Solenidade maravilhosa é a Epifania: nela compreendemos que Deus é de todos (as) e, para nós que cremos Nele não há a menor possibilidade de ficarmos alimentado separações, exclusões por qualquer motivo que seja!   Em Jesus, a Salvação é Graça oferecida ao Mundo Todo!    Pensemos nisso!

Oremos:
Ó Deus, que hoje revelastes o vosso Filho às Nações, guiando-as pela Estrela, concedei aos vossos servos e servas que já Vos conhecem pela Fé, contemplar-Vos um dia face a face no céu.    Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário