sábado, 22 de dezembro de 2012

"IV Domingo do Advento: Em Maria, o Modelo daquele (a) que Espera o Salvador!" - 23 de Dezembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com grande alegria e expectativa nos aproximamos do Natal do Senhor e, nesses últimos momentos, a Liturgia nos apresenta a figura daquela que melhor soube viver a espera do Salvador: Maria de Nazaré.   Olhar para Maria, compreendendo a sua caminhada de fé, poderá nos ser de grande valia nesses dias que antecedem a Grande Solenidade do Natal do Senhor.   Em Maria, encontramos todos os elementos característicos de uma vida que se pretenda preparada para a Chegada do Salvador e, por isso, ela (Maria) é o modelo, por excelência, nesse Tempo de Advento.

Na Primeira Leitura (Mq 5, 1-4a), nos é apresentada, a principal característica que, aquele (a) que aguarda o Salvador, deve nutrir em sua própria vida: a humildade!   O Profeta Miquéias chama a atenção dos seus ouvintes e de cada um (a) de nós para a escolha de Deus: "Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel..."   A expectativa pela vinda do Messias, do Salvador foi colocada num plano mais humano que divino e, por conta disso, havia a ideia de que o Messias deveria nascer em algum ambiente que lhe proporcionasse Poder, Glória, Respeito à moda do mundo.   Deus, no entanto, perverte o pensamento humano e, ao contrário do esperado, afirma que Belém de Éfrata, a menor, a pequenina será a escolhida para apresentar ao mundo o Salvador, aquele que dominará Israel.   O Autor Sagrado faz alusão a Davi porém, é importante que entendamos que a referência ao mesmo (Davi) se dá, muito mais, no seu aspecto anterior ao Reinado do que ao período em que foi Rei de Israel.   Aqui, na Leitura, é a imagem e a lembrança do Davi Pastor de Ovelhas, Pobre, o último dos filhos de Jessé, da última cidade de Judá (sempre, o último) é que ganha importância.   Aliás, foi ter sido sempre considerado o último e, portanto, sem importância aos olhos do mundo, que Deus o escolheu para ser Rei de Israel.   Deus é assim: escolhe os últimos para confundir os primeiros; escolhe os que não contam, aos olhos do mundo, para confundir esse mesmo mundo que valoriza o outro por aquilo que o outro apresenta de qualidades.   

O Profeta Miquéias anuncia que haverá um tempo de silêncio de Deus, de abandono de Deus e, por isso, o Povo não sentirá a sua presença.   Porém, tudo isso acabará quando uma mãe der à luz...  esse rebento apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz ... pois ele mesmo será a Paz!   

Que belas e confortantes palavras para o Povo que vivia na expectativa pela ação salvadora e redentora de Deus e, também, para nós que vivemos os últimos dias desse Tempo do Advento...   Sentir que Deus não abandonou o seu Povo mas, ao contrário, o visitou e se entregou a Si mesmo por todos (as) nós... Que bela mensagem nessa reta final do Advento...

Ora, sabemos que o tempo de silêncio de Deus durou, mais ou menos, 300 anos.   Longo tempo em que o Povo do Primeiro Testamento não sentiu a presença amorosa de Deus agindo em seu favor.   As palavras de Miquéias não se cumpriram para aqueles (as) que as ouviram pois, de acordo com a Palavra de Deus, tal profecia se cumpre com a aceitação de Maria para ser a Mãe do Salvador.   É ela a mulher que dará à luz àquele que será a Paz para o povo.   

O Evangelho (Lc 1, 39-45) está no contexto da Anunciação do Anjo a Maria.   Neste relato, Maria fica sabendo que Isabel, a parenta idosa e estéril, havia sido agraciada por Deus com o dom da fecundidade, da maternidade.   Sem pestanejar, Maria se põe a caminho, apressadamente, para a casa de Isabel.   O Encontro das duas mulheres agraciadas por Deus é a marca do Evangelho e da Liturgia de hoje: o encontro das duas mulheres promove o reconhecimento entre as crianças pois João, o Batista, reconhece a chegada do Messias, Jesus.   A alegria de João, que estremece no ventre de Isabel, a faz perceber que aquela que ali chegava não era, somente, a sua prima mas a Mãe do meu Senhor!   Quanto graça e alegria: a "maior" visitando a "menor".   Outra inversão de valores proposta por Deus aos seus que querem ser fieis à Sua Vontade!   O texto evangélico se conclui com a primeira profecia feita por Isabel à respeito de Maria: Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu!   Aqui, percebemos que a fé é a condição para que se vejam realizadas as promessas de Deus em favor de seu povo.

Por fim, a Segunda Leitura (Hb 10, 5-10) nos apresenta a importância do Sim de Maria que gerou Jesus, o Cristo Salvador.   Jesus, com sua vida de obediência, põe um fim aos sacrifícios e holocaustos do passado que buscavam expiar os pecados do povo.   Agora, com seu corpo dado por Deus Pai e gerado no seio da Virgem Maria, Ele expiará os pecados do povo, de uma vez por todas.   É Ele quem diz: Eu vim para fazer a Tua vontade!   Assim, Ele suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo e, a oferenda de seu corpo, nos santifica para sempre.

Que Deus, em seu infinito Amor, nos ajude, nesta reta final, a viver, com Maria, a obediência total à Sua Vontade.   Amém!

Oremos:
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a vossa graça em nossas almas, para que nós que, conhecemos pelo anúncio do Anjo a Encarnação de Jesus, vosso Filho e Senhor nosso, cheguemos, pelos méritos de Sua Paixão e Morte de Cruz, à Glória da Ressurreição!   Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.   Amém!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário