segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

"Dia de Natal: A Palavra se fez carne e habitou entre Nós!" - 25 de Dezembro de 2012

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com grande alegria, celebramos, hoje, com toda a Igreja, o Natal do Senhor.   Esta é, ao lado da Páscoa, a Grande Solenidade que marca a nossa Caminhada de Fé.   Natal, de um lado e, Páscoa de outro, formam as duas grandes colunas, sobre as quais, o Edifício de nossa Fé se ergue.   

Após os dias do Advento que nos preparam para tal momento, chegamos à Grande Solenidade: o Senhor nasceu, pobre no meio dos pobres, para nos salvar de nossos pecados!   Essa é a grande Boa Nova deste dia!   Alegremo-nos, irmãos, e Nele exultemos!

A Palavra de Deus desse dia quer nos revelar que o Senhor que nasceu é Palavra do Pai que se encarnou; é a última e definitiva Palavra.   Depois de Jesus não há mais o que comunicar a nós o nosso Deus e Pai.   Se quisermos compreender o que o Pai nos quer falar, o caminho proposto é Jesus.

Assim, a Primeira Leitura da Missa do Dia de Natal nos apresenta o Profeta Isaías (Is 52, 7-10) nos falando sobre a beleza dos pés daqueles (as) que anunciam e pregam a paz, o bem e a salvação e, pede que a Sião para deixar reinar o Teu Deus!   Isso é uma doce e suave constatação de que os tempos difíceis do Exílio na Babilônia chegaram ao fim e, é preciso que todo o povo saiba que o Senhor está voltando para Sião.   A Sua chegada é motivo e causa de alegria e exultação pois o Senhor consolou o seu povo e resgatou Jerusalém e, mais ainda, TODOS OS POVOS HÃO DE VER A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS!   Que belas e santas palavras! ...   Elas são capazes de re-estabelecer a Fé e a Esperança no coração do Povo.

Na Segunda Leitura (Hb 1, 1-6), ouvimos o autor sagrado falando que Deus, o Pai, durante toda a história da humanidade, usou diversas formas para se comunicar com os homens e, nesses dias, que são os últimos, Ele (o Pai) nos falou por meio de Seu Filho, a Palavra do Pai Encarnada.   Este Jesus, do qual estamos celebrando o Natal, é a Comunicação mais perfeita do Pai, Ele é o Seu esplendor e a expressão do Seu Ser.   É Jesus, o Filho Gerado do Pai!   Será Ele que resgatará o mundo para entregá-lo, de volta, ao Seu verdadeiro Dono e Senhor, isto é, Deus, o Pai.

Por fim, no Evangelho da Santa Missa de hoje (Jo 1, 1-18) temos uma belíssima página de Teologia, uma reflexão de alto nível à respeito da Identidade Divina desse Jesus que celebramos o seu Natal.   São João nos afirma que Ele é a Palavra do Pai: No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus!   Essa Palavra do Pai, criadora de tudo que existe e organizadora do caos que era esse mundo, no Natal se encarna em nossa História.   Se, no princípio foi Ela quem organizou o caos, agora, será Ela quem organizará, novamente, o caos em que vivemos.   Sua presença não é agradável para todos, sobretudo para aqueles (as) que vivem nas Trevas pois Ela é a Luz dos Homens!   Deseja salvar a todos mas, nem todos a reconhecem como Salvadora e, dela se afastam e, pior ainda, buscam apagá-la, destruí-la...   Por fim, o Evangelho - tal qual a mensagem da Segunda Leitura de hoje -, nos afirma que Deus, o Pai, é alguém inacessível mas, o Filho Unigênito, isto é, Jesus, a Palavra Encarnada, no-lo deu a conhecer!

O Natal é isso: Deus que se deixa conhecer pela Encarnação e Nascimento do Seu Filho entre nós! Fiquemos alegres e vivamos a vida de modo a revelar a nossa gratidão por tão grande feito de Deus, o Pai, em nosso favor!

Que todos (as) tenham um Santo e Feliz Natal!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário