terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora: Maria preservada do Pecado para gerar o Salvador da Humanidade!" - 08 de Dezembro de 2012

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade às Celebrações desse Tempo do Advento, comemoramos, hoje, a Concepção Imaculada de Maria, com vistas aos méritos de Cristo.   Hoje, a Igreja se reúne para celebrar a Vitória do Bem sobre o mal e, para nos mostrar que, em Maria, a Salvação encontrou condições de se encarnar.

Apesar de ter sido proclamado um Dogma de Fé somente em 1854 por Pio IX, tal realidade já era vivida e celebrada pelas Comunidades desde muito antes: séc. XI, na Normandia e na Inglaterra (já havia uma celebração exaltando a Conceição de Maria - o fato em si, apoiado na sua condição miraculosa: a esterilidade de Ana, sua mãe) e, em 1459, no Concílio de Basileia esse Mistério foi considerado uma Verdade de fé.   Como podemos notar, antes da oficialização, por parte da Igreja, as Comunidades já acreditavam que, em Maria, algo Novo havia acontecido pois, não poderia ser que, aquela por quem o Salvador do Mundo nos veio, não fosse, assim, preparada desde sua concepção para tal ato.

Mas, o que tal Celebração tem a nos dizer?   Que mensagem, tão importante, a Igreja quer nos apresentar nessa Solenidade?   O que tem essa Celebração com o Tempo do Advento que estamos vivendo?   Vejamos...

Na Primeira Leitura de hoje (Gn 3, 9-15.20) temos o início de tudo, de toda a história que desembocou na Solenidade que estamos celebrando.   A leitura está no contexto das histórias da Criação e, dessa forma, podemos compreendê-la melhor.   Nos diz o Gênesis que, no princípio, Deus, em seu Infinito Amor, resolveu organizar o caos que era esse mundo e, utilizando-se de Sua Palavra Criadora foi, pouco a pouco, criando e colocando cada coisa em seu devido lugar: fez o céu, a terra, o mar com todos os seres que habitam cada um desses espaços; no sexto dia, criou o Ser Humano: Homem e Mulher, os criou.   Permitiu que ambos vivessem a vida plena do Paraíso por Ele (Javé) criado mas, lhes proibiu, severamente, de comer um fruto, de uma única árvore que ocupava o centro do Paraíso, afirmando que, no dia em que dele comerdes, morrereis.   Tudo era felicidade, tranquilidade na medida em que Adão e Eva só escutavam as ordens emanadas de seu Criador (Javé).   Tudo seria perfeito se a História da Salvação terminasse aqui, no segundo capítulo do Gênesis.   O problema foi que a História continuou e, tal continuação não foi a melhor!

No terceiro capítulo, entra em cena o Adversário de Javé, o Diabo que, disfarçado de serpente, adentra o Paraíso e, se aproximando de Adão e Eva, faz aquilo que somente ele sabe fazer com destreza, esperteza e sabedoria: TENTA OS SERES HUMANOS PARA SE VOLTAREM CONTRA DEUS QUE OS HAVIA CRIADO.   Com uma conversa mole, a serpente se aproxima e ganha a confiança perguntando se era verdade que Javé havia feito tudo aquilo que ali estava, dado a eles mas, ao mesmo tempo, os havia proibido de usufruir daquelas belezas.    A mulher, querendo desfazer o mal entendido afirmará que Não: Javé nos permitiu usar tudo, menos o fruto da árvore que está no centro do Jardim pois, se dele comermos, morreremos!    O Diabo, então, dá o golpe final: Javé não quer que vocês comam do fruto pois Ele sabe que o dia em que vocês comerem vocês serão iguais a Ele: conhecendo o bem e o mal não precisarão mais de sua ajuda!   Ora, essa perspectiva aberta pelo Diabo, agradou os ouvidos de Adão e Eva e, contaminados pelas palavras do mesmo, olham o fruto com outros olhos e, o acham bonito e, se era bonito aos olhos, deveria ser bom ao paladar.   Pegam o fruto e comem: primeiro a mulher e, em seguida o homem.

A nossa leitura começa nesse ponto: após o pecado, Adão se esconde envergonhado mas, Javé Deus o chama.   O medo é produto do pecado que, ao contrário do prometido pelo Diabo, não gerou a vida plena mas, o medo; o pecado fez o homem enxergar a sua nudez, o seu nada.   Há uma tentativa de justificar o pecado colocando-o nas costas do outro: foi a mulher, disse Adão e, a mulher, foi a serpente!   É o jogo de empurra que fazemos por não querermos assumir as nossas culpas.   O fato é que para Javé isso não conta. Há uma profecia feita por Javé que mostra que haverá, a a partir daquele momento, uma inimizade entre a Serpente e a Mulher, entre a Descendência da Mulher e a da Serpente.    E, mais ainda: Javé faz uma promessa que suscitaria, no futuro, uma descendência de uma Nova Mulher que seria capaz de esmagar a cabeça da Serpente, isto é, matá-la.   É aqui, que o texto nos interessa pois a Igreja vê a realização dessa profecia de Javé na Pessoa de Maria: Ela é a Nova Eva, a Nova Mulher que, ao contrário da Primeira que fora desobediente e perdera o Paraíso, será Obediente e, reabrirá as Portas do Mesmo para todos nós, gerando o Descendente que esmaga a cabeça do Mal: Jesus, o Salvador!

O Evangelho (Lc 1, 26-38) nos apresenta tal realização com a Narrativa da Anunciação do Senhor.   Maria é a escolhida por Deus para gerar o Salvador; é a força do Altíssimo que cobrirá Maria com Sua Sombra e a fecundará.   Maria, toda Pura - Imaculada - é a Nova Eva e, dela, nascerá o Salvador, Jesus, o Novo Adão.

Esse Sim de Maria é importantíssimo no caminho de nossa Salvação e, por isso, quis Deus preservá-la da mancha do pecado original e, por isso, nós católicos lhe somos gratos pois sem ela, a história, talvez, não se concluiria com a chegada de Jesus, o Salvador.

Celebrar a Imaculada Conceição de Maria no Tempo do Advento é, também, momento de refletirmos sobre o processo de preparação para o Nascimento do Senhor no Natal: só celebrará o Natal com decência, aquele (a) que, a exemplo de Maria, se tornar Imaculado, sem a mancha de pecado pois, aonde o pecado se faz presente, Deus se ausenta.   É importante que vençamos o pecado que nos afasta de Deus para que, puros, Ele possa nascer e renascer em nós e , por meio de nós, no mundo que nos cerca!

Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para vosso filho, pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até Vós purificados também de toda culpa por Sua materna intercessão.   Amém!

Boa celebração para todos(as)!


Nenhum comentário:

Postar um comentário