terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Segundo Domingo do Advento: É preciso preparar os Caminhos para a chegada do Senhor!" - 09 de Dezembro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade á nossa Caminhada rumo ao Natal, celebramos, hoje, o Segundo Domingo do Advento e, a Palavra de Deus que nos está reservada, continua nos chamando a atenção para a necessidade de estarmos atentos e preparados para a chegada desse Senhor em nossas vidas.

Na Primeira Leitura (Br 5, 1-9) vemos o Profeta anunciando maravilhas que o Senhor está prestes a realizar em favor do povo.   Para compreendermos a força de suas palavras é importante que tenhamos clareza do período histórico e das condições experimentadas pelo povo nesse momento.    Estamos no período do Exílio na Babilônia e, todos sabemos que tal período foi de grande horror - talvez, o pior, da História da Salvação.   Digo isso porque o Exílio na babilônia se dá depois de o povo ter conquistado prestígio, poder, força, grandeza.   Não mantendo a Fidelidade ao Projeto de Deus, foi, passo a passo, perdendo tudo que outrora havia conquistado.   Sem se dar conta, da mesma forma que subiu, o povo desceu e foi, mais uma vez, parar no fundo do poço: escravos na Babilônia!   O Exílio, por sua vez, foi um período de grandes questionamentos (587 a.C. / 537 a.C.): De quem é a culpa de nossa desgraça? Será que Deus se esqueceu de nós? Se Ele continua Deus, por que não nos salva?  Por que não nos poupou dessa trágica situação?   Entre essas e tantas outras questões, o Povo vai tomando consciência que o grande culpado pelas duas desventuras, é ele mesmo.   Essa tomada de consciência é extremamente importante para que o processo de reverta pois, ter consciência das causas de nossos problemas, já é o primeiro e mais importante passo para solucioná-los.    

Reconhecendo-se culpado, o Povo estará pronto para voltar-se para Deus e, o melhor, descobrir que, na verdade, Deus nunca esteve contra mas, ao contrário, o Povo é que se voltou contra Ele (Deus).   Voltar-se para Deus faz o Povo perceber que Dele (Deus) só pode sair coisas boas estão descritas pelo Profeta Baruc na leitura de hoje.   O Profeta convida Jerusalém a se despir de seus trajes de luto e aflição para se vestir com a glória de Deus; é preciso colocar na cabeça o diadema real... em outras palavras: Deus tem e quer o melhor para todo o seu povo.   O mundo precisa enxergar as maravilhas que Deus realiza em favor dos seus mas, para tanto, é importante e urgente que o próprio povo reconheça o seu erro e pecado, tendo se afastado Dele (Deus).    Jerusalém é convidada a se levantar e se colocar no alto para contemplar os filhos e filhas que, um dia foram levados como escravos (Exílio) voltarem carregados ao colo: caminharão por caminhos feitos por Deus, com sombra, sem montanhas, sem vales, sem asperezas ou caminhos tortos pois Deus fará planos e fáceis tais caminhos.   Deus tem, sempre, o melhor para nós e, se em algum momento, nós não percebemos tal verdade, o problema está em nós mesmos que, no lugar de estarmos voltados para Ele, estamos voltados para o seu Adversário, isto é, o Diabo.

Ora, a profecia de Baruc não se realizou no Primeiro Testamento pois, de acordo com a Palavra de Deus, essa só se realiza quando o próprio Deus resolveu nos visitar.   O Evangelho de hoje (Lc 3, 1-6) nos apresenta essa verdade:  situando a pregação do Batista no tempo, na história, o evangelista o coloca como a voz que grita no deserto: preparai os caminhos do Senhor e endireitai as suas veredas.   A sua pregação é o convite para que se realize a profecia de Baruc (Primeira Leitura): montanhas rebaixadas, vales aterrados, asperezas que são alisadas e caminhos tortos que devem ser acertados.   Isso é nossa tarefa nesse Advento se quisermos que o Senhor nasça em nossas vidas.   Esse trabalho não é fácil pois exige, além da boa vontade, determinação e coragem!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário