quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: A Solidariedade de Maria para com seus Filhos e Filhas!" - 12 de Outubro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!,

Com grande alegria, celebramos, hoje, a Solenidade de nossa Padroeira Maior: Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Padroeira da Nação Brasileira!

É importante compreender que ao celebrarmos uma Solenidade Mariana em nosso Calendário, isso não quer significar que somos uma Igreja Mariana - no sentido de que Maria devesse ocupar o CENTRO de nossa FÉ.   Nós somos uma Igreja Cristológica e, dessa forma, é bom esclarecer que Jesus, o Cristo é quem ocupa o CENTRO DE NOSSA FÉ!   Dessa forma, celebrar Maria deve ser uma oportunidade para crescermos na compreensão do papel dessa Mulher na História de nossa Salvação e, qual a relação dela com o nosso Salvador Jesus, o Cristo.   Toda e qualquer menção a Maria só tem sentido se percebida em sua estreita relação com o nosso Senhor Jesus.

Hoje, o nosso País se volta para a Celebração de Maria, Mãe de Jesus e Nossa e, nessa Celebração somos convidados a perceber que em Maria, Deus se faz próximo daqueles e daquelas que mais necessitam de sua proteção.    Deus, em Nossa Senhora da Conceição Aparecida, se mostra solidário às dores e sofrimentos dos pequenos - no caso em questão, dos negros escravos que, no século XVII sofriam toda forma de maus tratos por parte dos seus senhores e senhoras.   Ao se apresentar NEGRA numa sociedade escravocrata, vemos, aqui, um sinal da solidariedade dos céus para com todos aqueles e aquelas que padecem qualquer tipo de rejeição, exclusão, dor ou sofrimento.    Nosso Deus se faz próximo de todos (as) que Dele necessitam.   A Palavra de Deus dessa Solenidade nos apresenta, exatamente, essa Solidariedade Divina que chega até os Seus por meio de Instrumentos Frágeis como Ester e Maria.   

A Primeira Leitura (Est 5, 1b-2; 7, 2b-3) nos apresenta a Rainha Ester se arriscando para salvar o seu povo do extermínio querido pelo primeiro ministro do reino que, querendo se colocar como "deus" para os súditos, encontrou no Povo Judeu o seu grande obstáculo.   Diante da rejeição desse Povo - o Judeu - de adorar como se "deus" fosse a esse primeiro ministro, o mesmo - usando de artimanhas desleais - conseguiu a condenação à morte de todos os Judeus.   Porém, a Rainha Ester, que era Judia, sentiu a dor do Povo como sua - apesar de já ser Rainha - e, num ímpeto de coragem, após ter rezado e jejuado, se apresenta diante do Rei para suplicar a vida do seu povo.    O Rei encantado pela beleza da Rainha concedeu o que queria e, a situação mudou: os oprimidos se livraram da condenação e o opressor foi morto na própria forca que havia mandado fazer para a matança dos Judeus.   

Aqui, vemos como Deus se coloca ao lado dos pobres e pequenos, dos perseguidos e oprimidos por um Poder Injusto.   Ester, nessa leitura, é imagem de Maria que, no Evangelho de hoje (Jo 2, 1-11) se mostra atenta e solidária ás dores do Povo.   As Bodas de Caná, escolhida para a Solenidade de hoje quer nos apresentar Maria como Aquela que atenta às dificuldades pelas quais os homens e mulheres passam, é capaz de apresentar tal dificuldade ao Filho, dizendo: "Filho, eles não têm mais vinho!"    Jesus, parece não querer realizar o que Maria pretendia pois afirma: "A minha hora ainda não chegou!"   Mas, Maria não desiste e, se dirigindo aos serventes, pede: "Façam TUDO O QUE ELE VOS DISSER!"   Acredito que nessa falade Maria encontramos a sua verdadeira função na História da Salvação: Ela é responsável por nos indicar Jesus como Aquele que deve ser ouvido e seguido incondicionalmente!   Quando se faz o que Jesus ordena tudo, no final, ocorre melhor que o previsto: o melhor vinho foi guardado até o final!   Jesus nos oferece o melhor e, este, por sua vez, vem no fim e, somente após, termos feito TUDO O QUE ELE DISSE!

Por fim, a Segunda Leitura (Ap 12, 1.5.13a.15-16) nos apresenta um dos grandes sinais:  a mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas.   Essa Mulher é imagem das Comunidades que, buscando dar à Luz a Jesus, sofre todo tipo de perseguição (Dragão) aqui na terra.   O Dragão quer matar o Filho da Mulher tão logo nasça mas, Deus protege o Filho e a Mulher que o gerou.   Essa leitura, desde cedo foi utilizada para tratar do papel de Maria na Igreja e, mais uma vez, percebemos como Deus está do lado dos pequenos e sofredores e, faz de tudo para livrá-los das mãos e da gana dos impiedosos.

Celebrando Nossa Senhora da Conceição Aparecida, peçamos a Deus a Graça de nos comprometermos com os pequenos e simples que, ainda hoje, continuam sendo alvo da ganância, perseguição e opressão dos poderosos que não aceitam o Projeto Divino de Salvação para TODOS (AS)!   Assim seja!

Boa Celebração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário