sábado, 24 de agosto de 2013

"Solenidade da Assunção de Nossa Senhora: A Glória de Maria é a nossa glória!" - 18 de Agosto de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, com a Igreja no Brasil, a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora que no Calendário Oficial da Igreja é celebrada no dia 15/08.   Por conta de no Brasil esse dia não ser feriado, quando ele cai em dia de semana é transferido para o Domingo seguinte.   Foi o caso desse ano de 2013.

Vivemos, também, com a Igreja no Brasil o Mês das Vocações e encerramos a Semana Nacional da Família e abrimos a Semana das Vocações Religiosas.   Somos convidados, nesse Mês Vocacional, a compreender a Palavra de Deus como um CONVITE que o Senhor nos faz para colaborar com Ele na Construção do Mundo Novo, do Seu Reino que também é nosso.

Assim, as Leitura escolhidas para essa Solenidade Mariana vem ao encontro de todos e cada um de nós nesse sentido: quer nos orientar a dar uma resposta positiva ao Chamado do Senhor a exemplo de Maria que não obstante todas as dificuldades, disse SIM ao Pai e gerou para nós o Salvador!

A Primeira Leitura (Ap 11, 19a; 12, 1.3-6a.10) nos apresenta um trecho que nos fala dos Grandes Sinais: é o Templo de Deus que está no Céu que se abre e, nesse Templo surge a Arca da Aliança (símbolo da presença de Deus que acompanhou o Povo no Primeiro Testamento).   Em seguida, outro SINAL: Uma MULHER!   Essa Mulher é o Povo do Primeiro Testamento, o Israel Antigo; essa Mulher é o Novo Povo de Deus, isto é, a Igreja, é cada um (a) e todos (as) nós; essa Mulher é MARIA a Mãe do Novo Povo Deus, a Nova Eva que, ao contrário da primeira Eva será fiel e gerará a nossa Salvação não sem antes passar por muitas e terríveis tribulações.   O Poder do Altíssimo (O Sol) a cobre e a defende dos perigos (Dragão, cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e sobre as cabeças, sete coroas).   Esse Dragão é toda e qualquer força oposta a Deus que luta para não ver acontecer o nascimento da Criança (Jesus) - não o seu nascimento em Belém (Encarnação) mas, o Seu nascimento para a Glória (Ressurreição).   Esse Dragão não quer que o Ressuscitado se mostre Vivo e Presente no meio da Sua Igreja (Mulher) e quer matar o Filho tão logo nasça.   No final da Leitura percebemos como Deus se coloca ao lado dos seus e, levando o Filho para junto de Si e preparando um lugar seguro para a Mulher no Deserto, VENCE A BATALHA CONTRA O DRAGÃO!

É esse Deus com todas as maravilhas que é capaz de fazer pelos seus que no Evangelho de hoje (Lc 1, 39-56) nos é apresentado: Deus é o aliado dos pequenos, dos pobres e com esses faz Nova História surgir!  A Escolha de Maria - mulher simples e pobre para ser a Mãe do Seu Filho Único - e a graça concedida a Isabel para gerar o Precursor do Senhor, são exemplos disso.   O Encontro das duas mulheres simples e agraciadas por Deus nos revela a grandeza de Deus que escolhe os pequenos e simples para a realização do Seu Projeto de Salvação para todos.   O Mês Vocacional nos revela essa iniciativa divina ainda nos dias de hoje.

O Apóstolo Paulo na Segunda Leitura (I Cor 15, 20-27a) nos fala apresenta esse paralelo dos efeitos de morte que o pecado de nossos primeiros pais (Adão e Eva) nos transmitiu e, em contrapartida, os efeitos salvadores e de graças abundantes que a Obediência do Senhor Jesus nos garantiu, nos conquistou.   A Luta pela conquista do mundo destruído pelo pecado, agora é tarefa de cada um de nós que acredita que em Jesus estamos salvos e livres do pecado e da morte.   O Projeto do Senhor é um dia entregar o Mundo Renovado, Restaurado ao Pai.   Junto com o Senhor Jesus estamos todos (as) nós que cremos em Sua Palavra!

Que Maria Assunta ao Céu continue intercedendo por toda a Igreja que na terra continua a luta contra as forças do mal, contra os Dragões que tentam, de toda forma, destruir o Projeto de Vida que Deus, o Pai tem para todos (as) nós!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário