sábado, 31 de agosto de 2013

"XXII Domingo do Tempo Comum: A Humildade como Caminho Seguro para o Reino do Céu!" - 01 de Setembro de 2013

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando sequência à nossa Caminhada de Fé, chegamos ao XXII Domingo do Tempo e Comum e abrimos, com a Igreja no Brasil, mais um Mês da Bíblia.   Nesse sentido, somos convidados a refletir a Palavra de Deus buscando conhecê-Lo melhor para restaurarmos em nós a Sua Imagem e Semelhança e, também, a compreender tal Palavra como aquilo que de fato é: Palavra de Deus que quer nos orientar e conduzir à felicidade plena!

Assim, nesse Domingo a Palavra de Deus vem nos chamar a atenção para uma característica fundamental para todos que desejam cumprir a Vontade do Pai: a Humildade!   Assim, poderíamos nos perguntar: O que é Humildade?   Como saber se a trazemos conosco ou não?    Seria a Humildade uma capacidade para resignar-se diante das "humilhações" que sofremos a cada dia em nossas vidas?   O que seria ela?

A Primeira Leitura (Eclo 3, 19-21.30-31) nos apresenta a possibilidade de começar a nossa reflexão a respeito da Humildade e nos coloca diante de uma Palavra que nos revela que a Humildade nos torna agradáveis diante de Deus pois a mesma nos alcança graça diante do Senhor.   Na medida em que fores grande deverás praticar a humildade ... nos fala Ben Sirac, autor do Livro Sagrado.   Assim, podemos intuir que a Humildade é um Dom que o Senhor nos concede para compreendermos que tudo que somos e temos é Obra e Graça de Deus e, portanto, não há do que nos envaidecer ou engrandecer com nada de bom que possamos realizar.   A Humildade nos faz compreender o que de fato somos: Nada!   Na verdade, somos pó e ao pó voltaremos!   Se o Senhor retirar o Seu Espírito, voltamos para o pó de onde viemos!   

Quando perdemos essa Verdade de vista nos consideramos auto-suficientes e pensamos que tudo é obra de nossas mãos pois nos acharemos o princípio de tudo que nos ocorre.   Tal pensamento nos torna Altaneiros, Ilustres, Orgulhosos e a Verdade de Deus se revela aos Simples e Humildes.   O Senhor que é Grande e Poderoso é honrado e glorificado pelos Humildes!

Quando nos deixamos corroer pelo Orgulho não há muito o que fazer pois uma planta de pecado se enraíza em nós mas não compreendemos tal fato.   O prudente reflete sobre as palavras do sábio e a medita dia e noite em seu coração.

Essa Leitura nos prepara para a compreensão das Palavras do Senhor Jesus no Evangelho de hoje (Lc 14, 1. 7-14) .   No texto em questão, vemos o Senhor aceitando o convite para um Banquete em Casa de um Fariseu e, os convidados observavam o Senhor e o Senhor os observava.   A observação do Senhor fez com que Ele percebesse uma prática muito comum nesses banquetes: a busca pelos primeiros lugares!   Jesus, então, sem perder tempo, dá uma lição contando uma parábola com o seguinte ensinamento: é importante que quando somos convidados para uma Festa não busquemos, de imediato os primeiros lugares pois poderemos ter que passar por um grande constrangimento caso alguém, mais importante que nós, tenha sido convidado e deva ocupar o lugar que ocupamos.   teremos que sair, na presença de todos para o último lugar.   Tenhamos calma, fiquemos em nosso lugar e esperemos que o dono nos convide a ocupar o lugar que nos está reservado e isso será motivo de glória para nós!   Em Deus, quem se ELEVA é HUMILHADO e quem se HUMILHA é ELEVADO!

Que beleza de lição o Senhor Jesus nos oferece!   Muitas vezes, a Igreja se torna esse espaço de briga por lugares que achamos mais importantes e nos esquecemos que, em Deus, os lugares ocupados estão relacionados ao serviço que se presta aos últimos e esquecidos.   Não se deve buscar de privilégios para sermos servidos mas lugares que nos possibilitem servir mais e melhor os que, de fato, precisam de nós.

O nosso trabalho deve visar somente o SERVIÇO ao OUTRO e não a busca pelas retribuições que os demais poderão nos proporcionar:   troque os amigos, parentes, irmãos e parentes ricos por pobres, os aleijados, os coxos, os cegos.   Os primeiros poderão nos retribuir e isso já será a nossa recompensa; já, os segundos não têm como retribuir e será o próprio Deus nos dará a recompensa, isto é, o Reino!

Por fim, a Segunda Leitura (Hb 12, 18-19.22-24a) nos diz que a nossa Fé não é produto da nossa aproximação de fenômenos grandiosos e palpáveis mas é produto da nossa aproximação do Senhor Jesus, a Humildade Encarnada, que sendo rico se fez pobre, que sendo Deus se humilhou tornando-se um de nós para nos Salvar úncia e exclusivamente!  

 Pensemos nisso e vivamos melhor a nossa Fé!

Que o Senhor nos conceda a Graça da HUMILDADE VERDADEIRA e assim possamos alcançar o Reino do Céu!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário