sexta-feira, 2 de agosto de 2013

"Vocação: Dom de Deus à Igreja que Reza!" - Mês de Agosto

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos começando com a Igreja no Brasil mais um Mês de Agosto e, durante todo esse Mês convidados a refletir sobre a questão vocacional em nosso meio.   Durante todo esse Mês refletiremos a Palavra de Deus tendo como pano de fundo a ideia de que o nosso Deus, apesar - ou melhor - por ser Ele todo poderoso, poderia - se assim o quisesse - transformar o mundo em que vivemos, num piscar de olhos ou num estalar de dedos, no Paraíso tão sonhado e querido por nós, SOZINHO, isto é, sem a nossa ajuda ou colaboração mas, Ele não o quis.   Para esse trabalho de transformação do Mundo em Reino de Deus, o nosso Deus decidiu contar conosco, com cada um (a) de nós e, para isso, Ele nos CHAMA (VOCARE = VOCAÇÃO).   Nesse Mês de Agosto refletiremos sobre o chamado que o Senhor nos faz e nos colocaremos diante d'Ele para perguntar: Senhor, que queres que eu faça?

O primeiro chamado que o Senhor nos faz é o chamado à Vida: a nossa vida é DOM de DEUS e, portanto, devemos viver de acordo com a Sua Santa Vontade pois somente Ele (Autor da Vida) sabe o melhor para nós e o caminho seguro que nos conduzirá à Felicidade que tanto almejamos.

Compreendendo esse primeiro chamado que o Senhor nos faz, compreendemos que Ele não quer que vivamos de qualquer forma mas, ao contrário, o Senhor deseja que percebamos que o Seu desejo é que nos tornemos, de fato, Seus Filhos e Filhas.   Isso se dá com o segundo chamado para sermos Cristãos (ãs), chamado esse que se concretiza com a recepção do Sacramento do Batismo que deve ser ministrado, de acordo com as orientações da Igreja tão logo as crianças nasçam pois todos (as) temos tal direito.

Ora, chamados à Vida e a vivermos tal Vida como Filhos e Filhas de Deus é importante que descubramos por qual caminho, de que forma poderemos exercer na Igreja e no Mundo a nossa Filiação Divina e, aqui, entra o Hall das Vocações Específicas: como, nesse mundo, eu realizarei concretamente a minha Vocação Cristã, isto é, a minha Vocação de Filho (a) de Deus!   Aqui, poderemos citar as mais comuns: Vocação Presbiteral, Religiosa, Missionária e Leiga (casados, solteiros, consagrados ...)!

Que Deus nos ajude, nesse Mês de Agosto a descobrir e consolidar, cada vez mais, a nossa Vocação!   Assim seja!

Bom Mês de agosto para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário