quinta-feira, 10 de março de 2011

"A Banalização da Vida"

Assistindo aos telejornais nos últimos dias, algumas notícias me chamaram a atenção por portarem, todas elas, um elemento comum: a Banalização da Vida!   Tais notícias trataram da frieza com que o ser humano vem sendo capaz de tirar a vida do seu semelhante por qualquer motivo.    Brigas de adultos, falta de condições financeiras, bebidas, assaltos ... tudo parece ter se tornado motivo para colocar um fim ao grande dom de Deus: a Vida!

A primeira notícia vem da Baixada Fluminense: uma moça, aparentemente perturbada, foi capaz de entrar na casa de seu "amante" e subtrair daquele lar uma menina de 06 anos: Lavínia.   Por não conseguir um valor de $2.000,00, esta moça, subtraiu a menor, a levou para um hotel e, a matou estrangulada com o cardasso do tênis da referida menina.   Depois de tentar sufocá-la com as mãos, com o travesseiro, encerrou a vida da Lavínia de forma cruel e fria.   Feito isso, ainda foi capaz de esconder o corpo debaixo da cama e sair, como se nada tivesse acontecido.

Outra notícia, vem de Minas Gerais (Araxá) aonde, parece que uma mãe, no auge do desespero, foi capaz de lançar, rio abaixo, seu bebê de, apenas, 04 meses de vida.   A falta de condições financeiras foi o motivo alegado para tamanha barbaridade.

Outro fato estarrecedor vem do Litoral aonde, um Juiz - possivelmente embriagado pois não se permitiu fazer o texte do bafômetro - pegou um barco e, em alta velocidade colidiu com uma dessas lanchas que ficam na beira mar para conduzir grupos para aventuras naquelas bananas boat.   Uma menina foi atingida e, senão perder a perna, ficará com sequela a vida inteira: uma perna ficará menor que a outra.

Outro fato, ainda, ocorreu na Vila Mariana (bairro de Classe Média Alta da nossa cidade), na última sexta-feira (04/03), por volta das 05:00h: um jovem foi morto, à queima roupa, ao tentar, aparentemente, resistir a um assalto. 

Todas estas notícias nos revelam que a Vida Humana tem valido muito pouco e, o ser humano tem se tornado, cada vez mais, uma ameaça para o seu semelhante.   Diante disso nos perguntamos: "aonde vamos parar?" ou, "como podemos fazer para reverter tal situação?" ou, ainda, "o que está faltando na vida das pessoas?" e, assim por diante.

Penso, que estamos vivendo uma "espécie" de crise de valores.   As Instituições que respaldam a vida em sociedade parecem não estar conseguindo dar respostas favoráveis a tamanhas atrocidades.   A Família, a Escola, o Estado, as Igrejas parecem perdidos não sabendo o que fazer.   É hora de cada um (a) de nós chamar para si a responsabilidade e, começar a fazer a sua parte para reverter este quadro que nos assombra a todos (as).   Cada grupo humano organizado, cada organismo da sociedade precisam buscar caminhos novos para situações, também, novas.

Para nós, os crentes, é hora de mostrar a verdade de nossa fé, saindo de nossa zona de conforto e, assumindo o "novo" que salta aos nossos olhos.   Não dá para continuarmos assistindo, passivamente, à destruição da vida sem fazer nada para barrar essas atrocidades.

Aproveitemos este tempo de graça que o Senhor nos oferece e, peçamos a Sua preciosa ajuda nesta empreitada que se nos apresenta.

Que Deus nos abençoe a todos (as)!

P.S.:  Este texto foi somente um desabafo que senti necessidade de fazer!

15 comentários:

  1. Padre, parece que o mundo esqueceu de Deus, os pais não falam mais de Deus para os filhos, não ensinam os filhos a rezar, não rezam com os filhos. Não se fala mais de Deus, nem nas escolas, e os jovens, tem vergonha de seguir a Deus. Uma grande parte do mundo, certamente já escolheu a que "deus" quer servir. Está na hora de nós cristãos, como o senhor diz, fazermos algo mais. Que Deus nos ajude a Brilhar, para
    faze-lo presente neste mundo.

    ResponderExcluir
  2. É assustador, o tamanho do estrago que uns podem fazer na vida dos outros. Talvez, sem culpas, sem arrependimentos, sem ter de fato a noção do AMOR de Deus por todos nós.
    Preciso mostrar nos detalhes da minha vida esse amor e cuidado Dele, HOJE, por nós.
    E, como partilhamos nas celebrações, é só pela graça de Deus que conseguimos.
    Que a quaresma nos ajude a sair dessa "zona de conforto" e nos leve ao encontro do outro que sofre do nosso lado e não percebemos.
    Amém.

    ResponderExcluir
  3. Hoje,no serviço colocava para minhas colegas de trabalho..o quão assustador esta sendo vivenciar nesse mundo.
    Comentavamos sobre o tisunami no Japão...questionava será o fim do mundo? uma terapeuta me colocou uma situação mto interessante...me fez parar para pensar no incio do mundo(cientifico) Homem das Cavernas,Dinossauros..e assim por diante..onde o mundo passou por inumeras mudanças.Concordei em algumas coisas..mais nada me tira da cabeça aquele ditado basico: Toda ação tem por consequencia uma reação! Porem ela me colocou outra coisa que me deixou muito encucada..quando no tempo de Noé teve o diluvio e que o mundo se 'acabou' sobrando apenas pares de cada especie..o que teriam eles feito? Hj sabemos que o mundo esta respondendo apenas o que NÓS...estamos fazendo..Poluição,entre outros...Será esse nosso fim?

    ResponderExcluir
  4. Meus queridos amigos, agradeço as colaborações de vocês e, espero que continuemos refletindo sobre a nossa responsabilidade na transformação do mundo que nos cerca. Que Deus nos abençoe! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Acho mesmo deprimente todas essas coisas.
    E sempre me pergunto de fato:o que estará acontecendo com essa pessoas?
    Pq razão pesoas comuns,assim como nós mesmos,estão fazendo afinal?
    Falta exatamente o que?
    Nossa, tantas perguntas não?
    Se a resposta for DEUS.
    Então esta combinado,não vamos nunca deixar de nos indignar ,e assim então colocar todas essas pessoas nas mãos de DEUS.
    Pois só ELE ,na sua infinita misericordia saberá nos conduzir a uma vida sem tantas tristezas.

    ResponderExcluir
  7. É exatamente isso: está faltando Deus em nosso meio e em nossas vidas. Daí, para sanar tal problema, é importante que cada um de nós nos comprometamos em anunciá-Lo a todos! Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  8. O Padre mencionou a Escola, pois vejam, há aproximadamente duas semanas uma coordenadora pedagógica foi morta ao chegar na escola. O que sabemos, foi porque ela havia pegado um telefone celular de um aluno que estava utilizando o aparelho durante a aula. O pai do garoto foi lá e disparou os tiros na professora. Na escola em que trabalho, no Jardim Catanduva, há um professor de Português que faz um excelente trabalho de alfabetização e está "pegando no pé" dos alunos, cobra lições, materiais, chama a atenção para a importância do aprendizado. Tenho recebido reclamações dos pais dizendo que o professor "é um Hittler", um ditador, está massacrando as crianças. Um pai falou comigo por telefone porque disse que se fosse para a escola ele "acertaria as contas com o professor como homem" que esse professor acabaria morto se continuasse agindo assim. Realmente chegamos à conclusão de que as pessoas não valorizam a vida e também não querem assumir suas responsabilidades. É sabido que educação é a ação de uns sobre os outros, especialmente dos adultos sobre as crianças. Se a escola não puder agir como intituição de educação, como formaremos essas pessoas?

    ResponderExcluir
  9. Padre o ser humano tem muito o que aprender ainda com Deus na realidade sem querer por culpa
    em ninguém eles acabam tendo uma grande parcela de culpa pelo que está acontecendo,os mais abastardos é quem consome ou seja se torna usuários da quilo que os menos abastardos acreditam ser bom prá eles.

    Dessa forma os menos abastardos se apodera dos béns alheios usando suas principais armas que são...

    Assim sendo agente se torna vulneravél nas maõs deles o que temos que fazer é precionar os nossos Governantes prá que aprovem leís mais severas
    prá queles que infrijam as mesmas, só fazem essas barbaridades por saberem que vão ficar em
    pune ao meu ver essa é que é a verdade.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelos comentários Ana Luisa e Wellington. É importante não perdermos a Esperança diante das dores pelas quais passa o nosso mundo. Como pessoas e membros de Instituições tão importantes como são a Igreja, a Escola e Família precisamos nos posicionar mais e buscar , em conjunto, novas formas para sanar tais problemas. Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Sr. Padre Ezaques. Infelizmente, o mal do mundo é a falta de Deus no coração. De nada adiantam leis severas, pois os presídios são verdadeiras faculdades do mal, onde a pessoa entra ruim e sai muito pior (isso na grande maioria dos casos). Entendo que o que podemos fazer pra ajudar a mudar isso é rezar, pedir a Deus pra iluminar essas pessoas criminosas, que Deus dê força a essas pessoas pra que elas mudem sua vida e vençam essa luta interior contra o mal, pois acredito que quando uma pessoa comete um crime é porque o "diabo" está vencendo a luta contra o bem, e essa pessoa precisa de muita força pra vencer isso, e essa força só Deus pode dar. Também entendo que a vontade de se converter tem que vir de dentro de cada um, mas rezemos para que Deus toque o coração dessas pessoas pra que elas caminhem pra conversão à Deus. Prisões, pena de morte, etc, só serve para castigar o corpo, mas o que precisa ser mudado na pessoa é sua alma, e isso só ela mesma, com sua própria vontade, claro com o apoio e força de Deus, pode mudar. A contribuição que cada um pode dar pra isso é dar seu exemplo de vida em Cristo e rezar. Obrigada Sr. Padre pelos sábios ensinamentos, e desculpe pelo desabafo.

    ResponderExcluir
  12. magali disse .padre esse mundo esta asustado se estamos em casa temos medo se saiamos temos mais medo ainda estamos preso emtodos os lugares so deus para nos ajuda nessa caminhada nao e facil.as pessoa perderao a fe em deus elas nao querem lutar por um mundo melhor que que deus faca isso estao esperando a vinda de deus, mas deus nos deus conta conosco por isso estamos aqui essa e a nossa misao somos estrumentos dele .mas nosa fe e tao pouca que preferimos nao nos compromete .e continua nosso conforto .e deus nos fala grita a todo momento reagem estou com voces .que deus nos ajude e vamos em frente .como moise fazer o que deus nos pede e renuncia ate nos mesmo pelo irmao fracos .comjesus somu gigantes e venceremos com ele sem as armas do mundo e sem exercito.so com suas palavras. amar adeus sobre todas as coisa e a seu irmao como a ti mesmo.deus abencoe o senhor e nos ensinar a luta no amor

    ResponderExcluir
  13. Quantas coisas tristes estão acontecendo, as pessoas estão brigando, tirando a vida de outras pessoas por qualquer valor.
    Esta faltando entre essas pessoas conhecer Deus, estão cegas. São pessoas fracas, deixando o inimigo agir.
    Como Padre Ezaques disse na missa de domingo, precisamos colocar em pratica a palavra de Deus. Precisamos ser testemunhos desse Deus misericordioso com nossas ações.
    Precisamos estar em oração para que possamos ouvir o que DEUS quer a cada um de nós.
    Rogamos a DEUS a sua infinita misericórdia por essas pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que vocês leram a eocmentaram o meu texto. Espero que, de alguma forma, ele tenha ajudado cada uma (Drica, Durvalina e Neide) a se posicionarem diante do mal que nos rodeia! Obrigado e que Deus nos abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  15. As vezes não conseguimos segurar tanta frieza da maldade nas pessoas,não conseguimos destinguir quem é quem de verdade,e vendo a cada dia só coisas tristes na "tv" acabaram as inocencias dos desenhos animados tudo agora é luta,briga,morte até em video games, tem crueldades e acho que isso tudo influencia na criação da pessoa, por isso nós pais temos que ficar sempre atentos ao que nossos filhos fazem, e nunca deixar o problema sempre lutar,persistir e acreditar que Deus é bem maior que tudo isso...entendi seu desabafo, acho que desabafei tb um pouco...

    ResponderExcluir