terça-feira, 8 de março de 2011

I Domingo da Quaresma - 13 de Março de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Iniciamos, com toda a igreja, os domingos que compõem este novo tempo litúrgico: a Quaresma!   Neste tempo, seremos conduzidos pelo Espírito ao deserto e,  neste local de solidão e privação de nossas falsas seguranças, ouviremos, atentamente, a Palavra que o nosso Deus quer nos falar.

Neste primeiro domingo, a Palavra nos apresenta, de um lado, a Proposta de Vida e Salvação que o nosso Deus nos apresenta e, de outro, a Resposta do Ser Humano a esta Proposta Divina.

Com a leitura do Livro do Gênesis, entramos em contato com um Deus que, acima de tudo, por Amor e para o Amor, foi capaz de criar o homem e a mulher, lhes colocando num lugar (Jardim do Édem), aonde os mesmos pudessem ter todas as suas necessidades satisfeitas.   Para manter essa Vida Plena, o homem e a mulher deveriam, em todas as circunstâncias, reconhecer a Soberania e o Poder próprios de Deus: decidir sobre o bem e o mal!

Tudo teria sido excelente se a "Serpente" (o mais astuto de todos os animais) não entrasse em cena, para lançar o seu "veneno" sobre o Ser Humano (que se mostrou "matuto").   Com uma conversa, aparentenmente inocente, a Serpente vai se aproximando do Ser Humano e, se mostrando "descohnecedora" das ordens divinas, vai enredando-o em sua proposta: desobedecer a Javé que o criara, demonstrando que ele (ser humano) poderia viver e seguir sem a "intervenção" divina em sua vida.   Em outras palavras, para a Serpente (personificação do Adversário divino), importante é enredar o ser humano em sua "conversa mole", levando-o para longe de Deus e, automaticamente, para perto dela mesma (a Serpente).   A Serpente acaba conseguindo o sucesso em seu projeto pois, se utiliza de um expediente, muitas vezes, infalível:   apresenta ao ser humano a "possibilidade", falsa é claro, de vir a ser como o próprio Deus, isto é, o ser humano poderá se tornar profundamente conhecedor do bem e do mal e, assim sendo, não dependeria mais Deus.

Essa proposta da Serpente agradou ao ser humano que, criado para amar e servir a Deus, foi capaz de desobedecê-Lo pensando poder ocupar o lugar do Criador.   Com essa desobediência (pecado original ou das origens), o ser humano perdeu a graça divina e, após o pecado, percebeu que havia perdido a sua pureza original.

Aqui, algumas perguntas cruciais se nos apresentam:  "Após o Pecado das Origens, para o Ser Humano, estará tudo perdido?"   "Javé Deus que criou o Ser Humano por Amor e para o Amor teria, por conta do Pecado Original, perdido a sua capacidade de Amar?"   "Como ficará o Ser Humano daqui para frente?"

As respostas a estas e outras perguntas que, porventura, possam surgir, estão no Evangelho da Santa Missa de hoje:  Jesus!   Jesus nos é apresentado como Aquele que veio para nos libertar das garras da Serpente (Adversário Divino), nos oferecendo o caminho a seguir.   

De acordo com o Evangelho, o caminho para vencer o mal, a serpente, o pecado e, assim, podermos voltar ao Paraíso Perdido na primeira leitura, é fazer o contrário daquilo que fizeram os nossos primeiros pais: dar ouvidos à Palavra de Deus (coisa que Adão e Eva não fizeram ao dar ouvidos à Serpente).   Não é possível seguir a Deus escutando a voz do seu Adversário (a Serpente, o diabo...) e, vice-versa.

Após receber o Batismo no Jordão, por João Batista, Jesus é conduzido pelo Espírito (é bom frisar a Ação do Espírito nesta passagem) ao Deserto com um único objetivo: ser tentado pelo diabo.   O diabo (= Serpente da primeira leitura) é astuto e, esperando o momento propício, entra em ação, pensando ter o mesmo resultado obtido com Adão e Eva.   Aparece, na hora da necessidade, oferecendo solução, simples e rápida, para os problemas que surgem (a fome).   Com a Palavra Divina na "ponta da língua", Jesus vence a proposta diabólica (não só de pão vive o homem...).   Não se dando por vencido, o diabo tenta mais uma vez levar Jesus à descofiança do Amor e da Proteção Divinos (lança-Te daqui para baixo...)  e, também, mais uma vez, Jesus o vence demonstrando um enorme conhecimento e confiança na Palavra de Deus (não tentarás o Senhor...).   Por fim, o diabo oferece a Jesus a possibilidade de Lhe entregar o mundo com tudo o que este possui desde que o adores, isto é, o reconehça como seu senhor.   Porém, Jesus se utilizando da Palavra de Deus, desarma o tentador (só se deve adorar ao Verdadeiro Deus e Senhor de nossas vidas...).

Como podemos perceber, a Palavra de hoje nos paresenta as duas possibilidades que temos nesta vida: Deus ou o diabo com tudo aquilo que Um e outro podem nos oferecer.   O diabo nos leva ao pecado e, este, nos afasta de Deus e da sua proposta.   Já Deus, tem pra nós o que tinha desde o início: a Vida e o Paraíso.   A escolha é de cada um (a).

A Quaresma é um tempo oportuno para fazermos uma reflexão séria a respeito de nossas escolhas.   Iniciamos a nossa caminhada pelo Deserto e, aqui, Deus quer nos falar ao Coração, nos revelando o seu imenso e infinito Amor por todos (as) nós.   Conhecer a sua Palavra, escutando-A com atenção, será a nossa real possibilidade de não nos deixarmos enredar pelas artimanhas do diabo!

OREMOS:

Ó Deus Pai, todo poderoso, Criador do Céu e da Terra e de tudo que neles há, Te louvamos, bendizemos e agradecemos por nos ter criado por Amor e para o Amor.   Obrigado por demonstrar por todos (as) e cada um (a) o seu Infinito Amor.   Te pedimos, neste primeiro domingo da quaresma, que o Teu Espírito nos acompanhe pelo Deserto da Vida, capacitando-nos para vencer o diabo que nos ronda a cada dia.   Isto Vos pedimos pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo!   Amém!   
      

16 comentários:

  1. Padre Ezaques,quero lhe agradecer por essas sabias palavras,Que ela nos façam refletir cada dia mais,para que tenhamos uma santa quaresma.Que mesmos com as tribulações que encontramos diariamente(que venha ser as tentações).Que tenhamos a sabedoria de ouvir a vos de Deus,nos mostrando o caminho certo,para que tenhamos uma boa preparação nesses 40 dias e que tenhamos uma abençõada Pascoa

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou. Espero que os textos estejam te auxiliando nesta busca de perfeição diante de Deus e dos homens. Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Pe. excelente reflexão e analisando podemos confirmar que a quaresma apresenta-se como um tempo especial para revermos nosso modo de agir, de promovermos mudanças significativas em nossas vidas e ainda de fortalcermos nosso caminho rumo a Deus.
    Oportunidade também de renovarmos nossa aliança batismal. Com isso seremos mais perseverantes nos ensinamentos contidos na Palavra de Deus, o único caminho que nos é oferecido para que tenhamos e vivamos uma Santa Páscoa.
    Para isso não podemos descuidar jamais e seguirmos sempre o exemplo de Jesus que venceu o tentador e sua seduções.
    Deus o abençoe muito Padre.
    abçs. jair

    ResponderExcluir
  4. Padre, eu penso que quando o homem busca o PODER, se colocando no lugar de Deus, usa dos outros em benefício próprio, e deixa de viver a fraternidade, a partilha, oprime, humilha, julga, condena e odeia. E nós, quando aceitamos a injustiça (ou somos coniventes) nos afastamos da paz, da vida, de Jesus. Que nesse tempo da Quaresma, Deus nos ajude a optarmos pela viva.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários Jair e Gene. Espero que estas reflexões contribuam para uma vivência mais aprofundada da espiritualidade quaresmal. Abraços e que Deus os abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Padre adorei, estava mesmo precisando de uma reflexão assim pois não sei em qual lado estou!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Fazendo reflexões nestes últimos dias, fiquei pensando porque está acontecendo tantas desgraças no mundo, porque tantos irmãos estão sendo tentados a acreditar que Deus não existe e cheguei à seguinte conclusão: o diabo está louco para arrancar com toda a sua furia as almas dos filhos de Deus, e porque nos afastamos do verdadeiro amor, não rezamos para ter o suficiente para viver e não mais.E Jesus manda dar mais valor aos tesouros do céu.Isso
    nao quer dizer que nos livraremos das maldades, mas pode ter certeza que sairemos desta situação
    com mais facilidade.
    E falando de reflexões, sempre pedi a Deus que tudo que acontecesse na minha vida fosse para sua honra e gloria, mas voce, padre Ezaques, com certeza é o pastor que com suas reflexoes abençoadas é quem mais tem favorecido para que eu tenha essa fé.
    Quanto à escola de samba, com certeza sou mangueira (verde e rosa), mas fiquei extremante feliz com o rei. Como voce disse, os detalhes fazem a diferença, por isso voce tem feito muita diferença na vida de muitos de nós.
    Bom, vou terminar senao voce não vai se aguentar, e o blog já vai passar a ser meu, hahaha.Beijos da sua fã e irmã de fé, porque sei que lá (no ceu), que iremos morar.

    Macon

    ResponderExcluir
  9. Que bom que vc mandou este comentário. É nossa missão aproveitar as oportunidades para anunciar Deus aos nossos irmãos. Estou percebendo que este é um excelente canal para me comunicar com todos (as). Obrigado pela atenção e que Deus continue abençoando a sua vida e de todos os seus!

    ResponderExcluir
  10. Vivendo de fato a quaresma,participando efetivamente das missas dominicais,conseguiremos enfim entender,que Jesus chorou.Chorou por varias vzs por ter optado por nós,e que mesmo assim Ele também enxugará toda lagrima que brotar em nossas faces.Que a nossa opção também seja o SENHOR.

    ResponderExcluir
  11. Oi Padre Tudo bem?

    Jesus vence,o demonio não só com o poder de Deus,mais com a humildade de um homem fraco,opondo á tentação.A confiaça em Deus é o Escudo da palavra divina.

    O demonio mente,mais,se ele pudesse,de fato dispor de todos os Reinos da terra,de todas as suas riquezas e Vaidade,tudo isto daria ele por uma só Alma,porque uma só Alma vale mais que o Universo inteiro.

    O procedimento de jesus nos mostra como devemos resistir ao demonio,Fortalecidos pela Fé.A leitura e meditação do evangelho é o Verdadeiro Escudo para Vencer O inimigo.

    Obrigado pelos seus ensinamentos.
    Que deus ti Conserve sempre assim"

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelos comentários e, espero, de coração, que nossas reflexões estejam auxiliando cada um no seu crescimento pessoal com Deus!

    ResponderExcluir
  13. olá padre ezaques,
    infelizmente não ouvi sua homilia no domingo pois participei da missa em outra comunidade, no texto vocÊ fala sobre a ação do espírito santo que conduz jesus ao deserto...podemos entender que o espirito santo colocou jesus em teste?assim como jesus, podemos ser testados pelo espirito santo? não compreendi muito bem essa relação pois o espirito santo nos conduz ao bem e no texto você enfatiza a importancia dessa passagem....

    obrigada pelas sábias palavras, certamente minhas reflexões diárias tem sua direção espiritual que o próprio Deus te capacitou e capacita para anunciar

    Priscila

    ResponderExcluir
  14. Querida Priscila, paz e bem em Cristo Jesus! Que bom que você postou a sua reflexão e, manisfestou a sua dúvida que, poderá ter sido a de outros irmãos e irmãs de fé.
    Na verdade, o que eu quis demonstrar ao enfatizar esta situação (...o Espírito conduziu Jesus ao Deserto...) não foi que, meio que de propósito, o Espírito quis fazer uma "espécie" de texte com Jesus! A minha real intenção foi demonstrar que a presença do Espírito Santo em nossas vidas não nos coloca, de forma alguma, imunizados frente as investidas do Diabo. Chamei a atenção pra esse ponto porque, muitas vezes pensamos que ao aceitarmos Deus e sua Proposta em nós, Deus teria a "obrigação" de nos proteger do mal e, entenda-se tal proteção como não sermos tentados de forma alguma. O texto nos revela que o Espírito Santo não impede a tentação mas nos fortalece para não cedermos à mesma!
    Espero que eu tenha ajudado você a compreender a minha ideia e, caso não tenha ficado claro ainda, continue postando seus comentários ou, se moras por aqui venha conversar comigo na Comunidade! Obrigado pela atenção aos meus textos! Fique em Paz!

    ResponderExcluir
  15. padre, obrigada pela singela atenção...entendi que a ação do espirito santo não foi como um teste interpretado de maneira pejorativa, foi antes de tudo uma provação de fé de jesus...como você sempre enfatiza nas missas, ser crsitão não é aceitar o fácil.Jesus guiado pelo espirito livrou-se das tentações, a compreenção do "agir" do espirito não se mostra óbvil, pelo menos pra mim, não é simples entender o que Deus quer de mim e conseguir livrar das tentações guiada por esse espirito...fiz crisma, mas superficialmente é passado a compreenção do espirito na nossa vida cotidina.

    que DEUS me ajude a compreender a presença do espirito santo em minha vida, para ser guiada para caminhos de luz!
    Obrigada pela disposição para essa orintação.

    ResponderExcluir
  16. Padre sua benção, muito obrigada por lembrar de nós(mulheres)ás vezes precisamos levar uma injeção de ânimo como essa para vermos que,realmente somos fortes,não é facil na correria do dia a dia como filhos,casa e outras coisas que as vezes fico desanimada,mas graças a Deus e ao Senhor com essas palavras me deram força e coragem para seguir em frente se desanimar, sua benção.

    ResponderExcluir