sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulher: A Força da Vida escondida nos Fatos Cotidianos

No próximo dia 08/03, celebraremos o Dia Internacional da Mulher e, nesta minha nova fase, gostaria de deixar uma mensagem para todas elas, independentemente de raça, religião, profissão, posição social ou, qualquer outra situação que possa distinguir os seres humanos uns dos outros.

Fazendo uma análise, mesmo que superficial da minha vida, posso constatar que a mesma esteve e, continua até o dia de hoje, marcada pela presença de muitas mulheres que, em sua maioria, demonstaram uma força sem igual para lidar com os acontecimentos da vida (acontecimentos bons e, de maneira particular, acontecimentos maus).   Essa convivência me permitiu, em grande parte, me tornar o que sou.

Primeiramente, no meu núcleo familiar, a minha mãe e a minha irmã me marcaram (e me marcam até hoje) com a garra, a força, o poder de decisão ... além (sobretudo em minha mãe) da capacidade de servir, compreender e, assumir o sofrimento para si mesma para não permitir que o outro sofra.  

Mais tarde, quando ingressei no seminário e acabei me tornando Padre, em todas as Comunidades por onde passei, tive a graça de conviver com mulheres portadoras de uma força que, em muitos casos, humanamente falando, não tinha explicação.

Como explicar a força de mulheres capazes de enfrentar situações, as mais diversas e, acabar se saindo bem em todas elas?   Mulheres mães, mulheres chefes de famílias, exercendo profissões (desde auxiliar de serviços gerais até altos escalões no mundo dos negócios), donas de casa, agentes de pastoral ... sem perder a docilidade típica do chamado "sexo frágil".

É para essas mulheres e todas elas (sem exceção) que quero deixar o meus sinceros parabéns, neste e em todos os dias do ano.   Desejo que os sonhos mais íntimos de cada uma de vocês se realizem plenamente e, que o mundo se torne cada vez mais humano pela presença doce e suave de todas vocês.

Todas e cada uma de vocês tem (pela própria essência) a grande missão de tornar este nosso mundo mais belo, mais humano e, sobretudo, mais capacitado para o Amor.

Que nós (os homens), nos espelhando e nos unindo a vocês, consigamos tornar este sonho uma realidade!

A todas vocês, os meus parabéns e, sobretudo os meus agradecimentos pelo aprendizado que a convivência com cada uma me proporcionou!

Feliz Dia Internacional da Mulher!   


10 comentários:

  1. Sim Pe., as mulheres tem força, determinação e coragem para assumir sofrimentos.
    Minha esposa, aliás fomos alunos do Senhor no Idteo, foi acometida de um adeno carcinoma/CA e lutou por quase 4 anos. Nunca questionou aquele "famoso", por que eu? Nunca deixou de servir a Deus em nossa Paróquia/Pastoral, na fé e em tudo ela era muito mais forte do que eu. Só se afastou das Celebrações já em estado terminal.
    Um grande exemplo de fé, coragem, confiança, desprendimento e vontade de servir a Deus, apesar de todas as reações da doença e do tratamento.
    Parabéns para todas as mulheres e para a minha também, apesar de já estar junto do nosso Pai.

    abçs, jair

    ResponderExcluir
  2. A Paz!!!
    Agradeço por tão lindas e profundas palavras.
    Que todas as mulheres se revistam do Amor de Deus Pai, da Graça de Jesus, da Sabedoria e Força do Espírito Santo e da docilidade, humildade e obediência de Maria, exemplo maior de mulher, prenuncio do Céu nesse mundo.
    Deus te abençoe, abraços, Isabel.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Padre, pelas suas palavras, que servem de incentivo para nós. Eu acho que quando Deus permitiu que uma mulher fosse mãe de seu filho (Ele poderia simplesmente aparecer no meio de nós),Ele nos deu muita força e coragem, e todas as condições de enfrentar as provações, e as dificuldades desta vida, principalmente quando a nossa meta é Ele.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Padre ezaques, as mulheres no contexto geral são iguais principalmente as que são mães é por isso que o ser humano ainda não foi extinto graças a coragem das mulheres.
    Temos que precionar esses políticos que ai estão há criar uma CPI das mulheres, chega de massacre contra essas guerreiras.Não basta a lei Maria da Penha tém que ter leís mais severas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela considerações de cada um (a) de vocês. Rezemos para que todas as mulheres do mundo tenham os seus direitos respeitados e, unidos (homens e mulheres) construamos um Mundo mais Justo e mais Humano.

    ResponderExcluir
  6. Também admiro as mulheres, sobretudo as que souberam agradar a Deus com sua vida e conquistar muitos para Ele.
    =)
    Muito edificante seu texto, querido amigo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelas palavras Família do Senhor e, espero que os textos estejam auxiliando, de alguma forma, a vida de vocês! Deus os abençoe!
    (mas... quem faz parte desta Família do Senhor?)

    ResponderExcluir
  8. Mulher que edifica,mulher que Nos Leva para frente..Mulher que nos da Coragem...Mulher que escuta segredos,que chora os seus prantos...que toma sua dor..que te resgata na solidão...O ser mais forte entre os seres...Que sente medo mais não dexiste..que vai a luta...Que busca seus ideis,que consquistou seu Direito..
    Mulher que ama,que chora..que sente raiva...que tem sentimentos

    Mulher Simplismente sinonimo de Ternura!

    ResponderExcluir
  9. Vcs sabiam? que Madre Teresa de Calcuta,quando falava com as pessoas não as olhava.
    Ela as observava por dentro.
    Desejo que cada uma de nós ,observemos mais o outro,como a nós mesmas.
    Fiquem na PAZ.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelos comentários, sempre ricos, que vcs postam pra mim. É sempre um incentivo pra continuar! Deus as abençoe Lourdes e Débora!

    ResponderExcluir