terça-feira, 1 de novembro de 2011

"Novembro: Último Mês do Ano Litúrgico e Tempo de Reflexão sobre os Últimos Acontecimentos!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Entramos, a partir de hoje, no último mês do Ano Litúrgico e, por conta disso, este é um mês de reflexões sobre os últimos acontecimentos que envolverão a vida dos crentes, a saber: MORTE, JULGAMENTO, CÉU E INFERNO (os Novíssimos).   Na Tradição Popular, Novembro é conhecido como "Mês das Almas".

Por vir carregado destas reflexões, o último mês do Calendário da Igreja é visto por muitos como carregado de situações que "não agradam".    Apesar de termos a certeza de que iremos morrer um dia - uma vez que ninguém fica para semente - refletir sobre a morte e o que ocorrerá após a mesma não é o tipo de conversa que muitos gostam de travar.    Reclamamos de tudo e de todos que nos cerca mas, a simples possibilidade de ter que deixar este mundo, deixa muitos apreensivos.

Iniciamos o Mês com a Solenidade de Todos os Santos (no Calendário Oficial - 01/11) porém, para a Igreja no Brasil tal Solenidade, quando naõ cai no Domingo, acaba sendo transferida para o domingo mais próximo com o intuito de garantir a maior participação dos fiéis.   Neste dia, a Igreja Militante (que somos todos nós que ainda peregrinamos neste tempo, neste mundo) nos unimos à Igreja Triunfante (que já participa da Glória do Céu e da Visão Beatífica de Deus) numa grande Festa que nos anima a todos pois nos revela qual é o nosso fim, isto é, o Céu!   Neste dia, mais do que lembrar aqueles homens e mulheres que a Igreja já decretou a santidade e colocou como nossos exemplos de Fé, relembramos tantos outros irmãos e irmãs nossos que já partiram deste mundo para junto do Pai e, mesmo sem o reconhecimento oficial da Igreja, são santos e santas.    Neste dia, lembramos os nossos parentes e amigos que, tendo deixado este mundo após viverem na luta pela observância dos preceitos divinos, se encontram no Céu.   Aqui em nossa Comunidade Paroquial podemos recordar (pelo menos nestes cinco anos que estou aqui), irmãos como o Sr. Walter, o Sr. Arlindo, a Dna. Francisca, o Sr. Maurílio, o Sr. Orlando, entre outros e outras, que na Fé acredito estão junto de Deus e rezam pela nossa Igreja que milita neste tempo difícil que vivemos.

Após a Solenidade dos Santos e Santas de Deus, celebramos a memória dos nossos entes queridos (Dia dos Finados) e, aqui, diferentemente da Solenidade anterior, nos unimos, com nossas orações pedindo ao Senhor que acolha no Seu Reino aqueles (as) que já partiram deste mundo mas, por qualquer motivo, ainda não gozam das alegrias celestiais e, pertencem à Igreja Padecente.    Rezamos, neste dia, para que Deus na Sua Infinita Misericórdia, perdoe as falhas cometidas destes irmãos (ãs) e, o quanto antes, os receba em Sua Morada.

As Celebrações Dominicais deste último Mês estão marcadas pela ideia central de realizarmos no aqui e agora de nossas vidas tudo aquilo que o Pai reservou para cada um (a) de nós.   Não temos tempo a perder pois o tempo, implacável como é, só anda para frente não nos dando oportunidade de realizar depois aquilo que teríamos que realizar agora.

Por fim, encerramos o Ano Litúrgico com a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo e, nesta Celebração, refletimos sobre este Deus que, em Jesus Cristo, se tornou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, Aquele que inicia tudo e para o qual tudo converge.   Assim, pensamos a nossa Vida como um Caminhar para Aquele do qual cada um de nós saiu.   Importa, portanto, que durante este tempo que estamos vivendo, cada um (a) descubra a Vontade deste Deus que no Seu Infinito Amor nos chamaou à Vida mas, a qualquer hora nos chamará de volta  à Sua presença para apresentarmos os frutos de nosso labor.

Que Deus nos conceda a Graça de podermos viver mais uma vez este tempo forte de reflexões e, que cada um (a) possa aproveitar para refazer em si aquilo que, porventura, perceber fora do lugar.

Pense nisso e viva bem este Último Mês do Calendário Litúrgico!   Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário