quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

"II Domingo do Advento: O Senhor que vem, exige de nós Esforço e Preparação!" - 04 de Dezembro de 2011

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos vivendo a alegre expectativa própria do Tempo do Advento.   Como uma mulher, nos últimos dias do seu período de gestação, estamos nos preparando para receber o "SENHOR QUE VEM!"    É preciso arrumar tudo, sem esquecer um detalhe sequer, pois a qualquer momento, Ele virá.

Neste sentido, a Palavra de Deus ganha uma força enorme neste Tempo de Graça pois, tal Palavra, é a responsável por apontar os caminhos, oferecendo as pistas, as luzes, entre outros para que tal preparação ocorra dentro daquilo que se espera de cada um (a) de nós.

Vivemos, hoje, o II Domingo deste tempo de preparação para as Celebrações do Natal e, ainda temos, como foco da Liturgia, a ideia do nosso encontro final com o Senhor.   Nestas duas primeiras semanas, a Palavra nos oferece a oportunidade de continuar a reflexão do final do Ano Litúrgico, a saber: a qualquer momento, estaremos na presença do Senhor para Lhe apresentar os frutos que conseguimos produzir durante este tempo que Ele, em seu Infinito Amor, nos permitiu viver por aqui.

Assim, na Primeira Leitura (Is 40, 1-5.9-11) temos um texto que retrata o final do período do Exílio na Babilônia e, a este povo cansado, desanimado, o profeta anuncia o final da sua prostração, da sua dor, do seu sofrimento.   O retorno para Jerusalém já é um fato vislumbrado num horizonte próximo da história e, tal fato (retorno dos exilados) é marcado por uma grande alegria que salta no texto, não tanto pelo retorno em si, mas pelo perdão dos pecados que será oferecido.   Diz o profeta: "Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão chegou ao fim e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu, das mãos do Senhor, o DOBRO por todos os seus pecados!"

Porém, uma coisa é exigida do próprio povo: É PRECISO PREPARAR UM CAMINHO PARA QUE O SENHOR REALIZE TUDO O QUE ESTÁ FALANDO!   Numa linguagem poética, o profeta fala de "aplainar o caminho", "preparar um caminho no deserto", "nivelar vales", abaixar montes", "endireitar o que está torto" e "alisar o que está áspero".   Os verbos utilizados - abrir, aplainar, nivelar, abaixar, endireitar e alisar - são todos VERBOS DE AÇÃO, que exigem esforço, dedicação.   A glória de Deus se manifestará na medida em que o povo FIZER o que lhe compete fazer.   A salvação não é uma obra concretizada sem a aprticipação de cada um (a) daqueles que a desejam de todo o coração.   Ouvir a Voz que anuncia a chegada de Deus exige compromissos concretos, mudanças de posturas, de sentimentos, entre outros.   O Senhor está chegando e, como Pastor, Ele quer reunir o seu Rebanho mas, em contrapartida, o rebanho necessita fazer a sua parte.   Preparar-se para este encontro com o Senhor é algo que devemos dar atenção a cada instante de nossas vidas.   Poderíamos falar, numa linguagem mais espiritual que, cada um precisa, analisando a própria vida, perceber quais são, de forma prática, as situações que estão impedindo a abertura de um caminho para a passagem do Senhor, quais os vales da sua vida que necessitam ser aterrados, os montes que precisam ser abaixados, o que está torto e necessita ser acertado e, o que está áspero e precisa ser alisado.    Muitos são os pecados que estão impedindo o Senhor de chegar com sua glória em nossas vidas e, no Tempo do Advento, cada um (a) é convidado (a) a refazer a sua história, de modo que a mesma dê espaço para o Senhor chegar.

Aqui, temos uma ligação como Evangelho, que a partir de hoje, nos apresenta a figura do Batista (Mc 1, 1-8).   Citando o Profeta Isaías, o Evangelho nos apresenta João Batista como precurssor do Senhor que vem.   João é a "Voz que grita no Deserto", aonde não existe nada, para os ouvidos que estiverem muito atentos, aquilo que, na Primeira Leitura, Isaías já anunciara: "É preciso PREPARAR OS CAMINHOS DO SENHOR e ENDIREITAR SUA VEREDAS!"   O perdão dos pecados, consequência de uma conversão sincera do coração, é apresentada como condição para tal preparação.   Viver atento para a chegada do Senhor que vem se faz importante pois, afirma João: "Aquele que virá é mais que eu.  Não sou digno de desamarrar as correias de suas sandálias.   Ele irá batizar com o Espírito Santo!"

Por fim, a Segunda Leitura (II Pd 3, 8-14) nos alerta para a "aparente" demora da vinda do Senhor e, nos apresenta um argumento belíssimo para tal demora: "Deus está usando de PACIÊNCIA para conosco pois não deseja que ninguém se perca!"   O Senhor voltará, mais cedo ou mais tarde - "como um ladrão!" - e, importa que estejamos PREPARADOS!   Sua chegada trará consigo "Novos Céus e Nova Terra" aonde o mal não nos poderá atingir jamais.

Que a vivência das Celebrações deste Tempo do Advento produza em nós tal desejo de PREPARAÇÃO de nossas vidas para o ENCONTRO COM O SENHOR QUE VEM!   Assim seja!

Um comentário:

  1. Todos pecados serão perdoados,as nações se converterão a deus,não haverá mais separação entre a terra e o céu,mas sob a condição de lutarmos contra nossos erros,e nos corrigirmos dos nossos pecados.
    Que humildade!Como nos cativa este profeta!Que exemplo para todos aqueles que tem alguma missão a cumprir.Os padres são os precursores da vinda de Jesus nas almas que estão a seu cargo

    ResponderExcluir