sábado, 24 de dezembro de 2011

"Santa Missa do Dia de Natal: O Verbo se Carne e habitou entre Nós!" - 25 de Dezembro de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Quanta alegria podermos celebrar, mais uma vez, o Dia do Natal e, assim sendo, entrar em contato com o Mistério de um Deus que, no Seu Infinito Amor pela Humanidade se "fez homem para salvar os homens.   Quanta satisfação, quanto conforto poder experimentar esta grande graça: "Deus que veio nos visitar, ou melhor, veio morar entre nós!"

Porém, esta realidade máxima da nossa fé (juntamente com a Ressurreição, é claro!) não foi sempre percebida pelos homens.   Para que tal revelação ocorresse, foi preciso que o homem caminhasse e, Deus que ama, foi respeitando as etapas (meio que pedagogicamente) pelas quais passa o ser humano em seu processo de aprendizagem, de assimilação das novidades.

Nesta perspectiva, a Palavra da Santa Missa de hoje (do Dia de Natal) é paradigmática pois, nos apresenta como Deus foi, passo a passo, se apresentando, se dando a conhecer, se aproximando da humanidade (distanciada pelo pecado), respeitando o processo, sem ser invasivo.

Assim, a Segunda Leitura (Hb 1, 1-6) nos apresenta um esquema, uma espécie de resumo da maneira como o ser humano foi, aos poucos, chegando a compreender o "Grande Mistério deste Dia de Natal".   Afirma o autor desta carta: "Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais..."   Analisando, meio que rapidamente a história da humanidade, no seu aspecto religioso, percebemos, de fato, que em muitos momentos o homem buscou um contato com a Divindade (às vezes por caminhos diferentes daqueles que concebemos, mas ...).    Importante é notarmos que, em todos os momentos da sua história, o ser humano sempre apresentou uma "necessidade" de estar em contato com um "ser superior" que lhe oferecesse algum sentido para vida que levava.   A ideia de Deus sempre esteve presente na concepção da humanidade.   A natureza, talvez, tenha sido uma das formas mais primitivas deste contato do humano com o Divino.    Ela (natureza) e seus fenômenos, muitas vezes inexplicáveis colocava o homem em estado reflexivo, atribuindo às forças divinas tudo que não conseguia compreender.   De fato, na natureza criada TUDO traz a marca do Criador (pensamos nós!).   

Passada esta época mais primitiva e distante de nós (porém, há resquícios desta forma de compreender a divindade em nossos dias), continua o autor da Carta aos Hebreus, "Deus falou pelos profetas..." e, utilizando o próprio ser humano, Deus mandava os seus "recados" para a humanidade.

No entanto, na grande novidade da Carta aos Hebreus, no texto da Celebração de hoje é nos afirmar que "nestes dias, que são os últimos, Ele (Deus Pai) nos falou por meio de Seu Filho".   Aqui está o centro da Palavra de hoje: O Filho Jesus é a manifestação plena, perfeita e última do Pai.    Depois de Jesus não há mais nenhuma comunicação, por parte do Pai, para ser feita.   Ele (Jesus) é o herdeiro, por Ele tudo foi criado, Ele (Jesus) é o esplendor da glória do Pai e por Ele o universo foi criado (Palavra Criadora do Pai).

Aqui, penso eu, o texto da Carta aos Hebreus se liga ao Evangelho (Jo 1, 1-18) que nos revela que este Jesus que nasceu em nosso meio, já existia ANTES de TUDO, como VERBO / PALAVRA DE DEUS: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus..."   É essa Palavra Criadora do Pai, que organizou o "caos" que era este mundo que, na plenitude dos tempos se encarna, assume a nossa natureza humana em tudo (exceto o pecado) para nos reconduzir ao Paraíso que o nosso pecado fizera perecer, perder.

Porém, apesar de ter vindo ao mundo com o objetivo de resgatar o mundo, este, por sua vez, "NÃO O ACOLHEU".    Àqueles que O receberam, foi-lhes dada a possibilidade de se tornarem, novamente, "filhos de Deus"!

Celebrar o Natal é celebrar a entrada desta Palavra Criadora no mundo que fora criado para ser a manifestação de Deus mas que o pecado não permitiu.   Ele (Jesus) é o resgatador da humanidade decaída; Nele, tudo volta à harmonia do início; acolhê-Lo num Coração aberto e cheio de Amor é ocaminho para a nossa e para a transformação do mundo.

Fazer a experiência com Este Deus que, por Amor se encarnou em nosso meio para nos resgatar, nos leva à realização da profecia de Isaías, na Primeira Leitura da Santa Missa de hoje (Is 52, 7-10): "como são belos os pés daquele que ANUNCIA e PREGA A PAZ!"

Que este natal nos proporcione todas as graças e bênçãos de que necessitamos para sermos no mundo sinais desta PAZ!   Assim seja!

Para todos os leitores deste blog:   Um Santo e Feliz Natal e um 2012 repleto da PAZ de Deus!

Um comentário: