quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"I Domingo da Quaresma: Deus é Fiel à Aliança!" - 26 de Fevereiro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Vivemos hoje, com a Igreja, o Primeiro Domingo da Quaresma e, tendo em vista que neste Tempo somos convidados a fazer a experiência do Amor Misericordioso do Pai para, assim, nos convertermos a Ele de todo o Coração, com Sinceridade e Verdade buscaremos na Palavra pistas para atingirmos o objetivo que nos é proposto.

Neste Domingo, a Palavra nos oferece a oportunidade de refletir sobre a Aliança que Deus faz com a humanidade, Aliança esta feita desde os tempos antigos e renovada, de forma plena, com Jesus, Deus que se encarnou em nossa História.   

Assim, a Primeira Leitura (Gn 9, 8-15) nos apresenta o que aconteceu após o episódio do Dilúvio.   Sabemos que o Dilúvio foi uma espécie de "resposta" de Deus aos "pecados" do povo que subiram até a Sua presença.   Apesar de chamar a atenção do povo por meio de Noé, este povo não quis saber de escutar.   Deboches, caçoadas, risos, chacotas marcaram a vida de Noé durante o tempo de confecção da Arca.   Terminado o trabalho de construção da Arca, os que ouviram a Palavra de Deus entraram nela e, os que fizeram "vistas grossas" e "ouvidos de mercador", se mantendo em sua conduta má, pereceram nas "Águas do Dilúvio".  (Importante recordar que tal dilúvio, de acordo com a "historinha" bíblica durou, exatamente, 40 dias e 40 noite - o mesmo tempo usado, pela Igreja para nos preparar para a Páscoa = Vida Nova).   A Leitura de hoje narra o episódio ocorrido logo após o "Dilúvio": com esta parcela JUSTA da população, simbolizada na família de Noé, Deus faz uma Aliança Eterna e Universal.   Não exige NADA em troca!   Faz Aliança porque AMA com AMOR ETERNO!   O Arco-Íris é o sinal: "Todas as vezes que eu vir este sinal no céu, Eu me lembrarei da Aliança e não voltarei mais a destruir a terra com tudo que nela há" - disse Javé Deus!   Mesmo que o Homem faça coisas que o desabonem diante de Deus, Este continuará fiel à Aliança!   Que maravilhoso é entender que Deus é assim:   Amor, Bondade, Misericórdia, Compaixão INFINITOS!   Fazer uma experiência que nos revele Deus dessa forma, MUDA toda a nossa Vida!

Esta Aliança relatada na Primeira Leitura se concretiza, ou melhor, se plenifica na Pessoa de Jesus, Deus que se fez homem pra salvar o homem.   Isso, vemos no Evangelho da Santa Missa de hoje (Mc 1, 12-15). É um texto curto, porém denso de rico em lições pra nós.   Seu contexto é o Batismo do Senhor e, após tal evento (Batismo), o Espírito conduz Jesus ao "Deserto", permanecendo aí por 40 dias (lembra-se do sentido deste número?), sendo TENTADO pelo Satanás = Adversário.   Que interessante e que surpresa:  Depois de Batizado, Jesus é levado pelo Espírito para o "Deserto" pra ser tentado pelo Satanás!   Isso mesmo!   Às vezes pensamos que o Batismo que nos torna filhos de Deus deveria nos "proteger" de todo mal, de todo perigo e, lemos no Evangelho de hoje, o CONTRÁRIO.   Deus não nos livra, necessariamente das tentações mas nos oferece FORÇAS pra romper por elas ilesos, sem cairmos nelas ou por conta delas.   A presença de Jesus no "Deserto" produz aquela harmonia que existia no Paraíso antes do pecado de Adão e Eva: "Jesus vivia entre os animais selvagens e os anjos O serviam!"

Num segundo momento do mesmo Evangelho de hoje, temos a notícia do início da Atividade Pública de Jesus.   Com informações de tempo (depois que João fora preso) e de local (Jesus foi para a Galiléia), o autor sagrado nos faz pensar sobre como será essa Atividade de Jesus.   Ele dará continuidade à atividade do Precursor João: este foi preso por conta de "FALAR A VERDADE!"  Assim, também, Jesus: será preso, julgado, condenado e morto por conta da VERDADE!   Sua atividade se inicia entre os pobre pois foi para estes que Ele veio (a Galiléia era a terra dos pobres!)   Ouvimos, também, nesta segunda parte do Evangelho, as primeira palavras pronunciadas por Jesus em Marcos: "O Tempo já se completou!" isto é: NÃO HÁ MAIS TEMPO PARA PERDER!   "O Reino de Deus está próximo!" isto é: Jesus é a manifestação do Reino - toda a sua atividade daqui pra frente revelará o que este Reino é de fato!  "Convertei-vos e crede no Evangelho!" pois, somente assim, manteremos a nossa fidelidade à Aliança com Javé Deus.   Voltar-se pra Deus (Conversão) e acreditar em Jesus (Evangelho do Pai) são as condições pra Salvação!

Por fim, São Pedro na Segunda Leitura (I Pd 3, 18-22) nos apresenta uma síntese da Vida de Jesus: "morreu por conta dos pecados pra libertar os pecadores das garras do Adversário de Deus!"   É esta a Verdade que buscamos compreender; buscamos compreender pra podermos vivê-La melhor em nossa vida; buscamos vivê-La melhor em nossa vida para sermos achados dignos da condição que o Batismo nos concedeu:  "SOMOS FILHOS DE DEUS!" e, assim, devemos VIVER!

Que Deus, o Pai Misericordioso e Fiel à Aliança, nos conceda a graça de uma fidelidade cada vezmais sincera e autêntica!   Assim seja!

3 comentários:

  1. Fico feliz em saber que Deus é fiel no que Ele promete, porem me entristeço pois sei que quase sempre faço cpoisas, peco, e o crucifico do mesmo modo que fizeram os judeus...mas sigo confiante neste Deus misericordioso, fiel e amoroso tentando a cada dia ser uma filha melhor dando sinais concretos da minha converção Deus te Abençõe Pe. Ezaques

    ResponderExcluir
  2. Jesus nos mostra como devemos resistir ao demonio,fortalecidos pela fé e meditando o evangelho

    ResponderExcluir
  3. Às vezes não percebemos que o "adversário de Deus" está com suas garras muito perto de nós, ao nosso lado. E num momento de distração ele ataca, violentamente, quem fala em nome de Deus e todos nós ficamos paralisados. Mas, aquele que tem uma ligação maior com Deus, consegue manter o equilíbrio, a serenidade e a confiança. E nos ensina que é pela força do Espírito Santo e pela oração, que se expulsa o demônio. E é com a autoridade que vêm de Jesus, que esse Escolhido de Deus, nos mostra com rasgar o coração, como viver e crer no Evangelho. Que Deus o proteja sempre. Amém.

    ResponderExcluir