quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Tempo de Quaresma: Tempo de Graça e Conversão!"

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos começando, com toda a Igreja, um novo Tempo Litúrgico, a Quaresma e, assim sendo, é importante compreender o objetivo que pretendemos alcançar para não nos perdermos no caminho e,não perdermos tempo com situações que não são fundamentais nesta etapa do Ano Litúrgico.

Penso que a primeira compreensão que devemos ter deste momento é que a sua importância está no fato dele manter com o Tempo da Páscoa uma relação íntima, ou melhor dizendo, se não fosse a Páscoa, a Quaresma não teria a menor razão de ser, de existir.   A Quaresma é um tempo que nos prepara para as Celebrações Pascais.   Daí, a primeira questão que devemos nos fazer é sobre o sentido da Páscoa pois, sem a resposta correta para tal questão não há como compreender a Quaresma verdadeiramente.

Sabemos que a Páscoa é a Festa Litúrgica que está na raiz de nossa fé e, como diz o Apóstolo Paulo: "se Cristo não houvesse ressuscitado, vã seria a nossa fé!"   E, por que isso?   Porque, de fato, se Cristo não houvesse ressuscitado, não acreditaríamos em alguém que não provou que é Deus pois não teria posto fim "àquela que era a pior de nossas inimigas".   A Ressurreição de Cristo é a garantia da "Vida Plena" para todos nós; ela nos oferece a certeza de que a nossa vida tem sentido.   Com a Páscoa, a Vida se renova e, o homem e mulher se tornam, também, novos.

Ora, compreendendo essa Verdade sobre a Páscoa, estamos prontos para compreender o sentido da Quaresma.   Este Tempo Litúrgico quer promover as condições necessárias para que esta Vida Nova possa acontecer para todos nós.   Durante "40 dias" - mais do que tempo cronológico, este é um tempo teológico, tempo de manifestação de Deus e de Sua Vontade sobre todos nós -, Deus buscará falar aos nossos corações, nos revelando o que espera de cada um (a).   Para que isso ocorra é importante que criemos as condições para tal manifestação divina: Oração, Jejum, Esmola sobretudo!   Estamos entrando com o Senhor no "Deserto" - que mais do que espaço físico é, também, espaço teológico - e, neste "Deserto" chegaremos a algumas conclusões sobre nós e, automaticamente, sobre Deus.   No "Deserto" entraremos em contato com a verdade sobre nós e, entenderemos quem, ou melhor, o que, de fato, somos:   "Somos pó!"   O "Deserto" promoverá o encontro com tal verdade e, nos proporcionará a compreensão de que, em muitos momentos, nos iludimos com as "benesses" que a cidade nos proporciona.   O "Deserto" nos faz compreender as falsas seguranças produzidas pela cidade: riqueza, prestígio, poder, diplomas ...   Tudo isso, no "Deserto", cai por terra e, sobramos nós e, Aquele que é a razão de nossa existência, a saber, Deus.   Durante esses "40 dias" a Palavra de Deus nos orientará, nos transformando naquilo que Deus quer.

Iniciando este4 Novo Tempo peçamos a Deus a graça de estarmos atentos aos seus sinais e, abertos à Sua Vontade, saibamos pô-La em prática!

Que Deus nos abençoe nesta empreitada!   Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário