quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Quarta-feira de Cinzas: Rasgar o Coração é preciso!" - 22 de Fevereiro de 2012

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, o início oficial do Tempo da Quaresma depositando sobre nossas cabeças as cinzas que nos trazem à tona duas verdades fundamentais para vivermos bem este Tempo Quaresmal, ou melhor, para vivermos melhor a nossa vida.   Receber as cinzas neste dia penitencial no calendário da Igreja deve nos recordar o que de fato cada um de nós é: "somos pó e ao pó voltaremos"!   E, como consequência, desta primeira verdade, temos a segunda: "se somos pó e ao pó voltaremos, importante é reduzir a pó TUDO AQUILO que nos faz pensar que somos mais do que somos, isto é, PÓ!   A Quaresma é Tempo propício para  o encontro com esta verdade e, buscando em Deus força, conseguirmos cumprir tal tarefa: reduzir a pó o nosso pecado, a nossa maldade... TUDO que nos separa de Deus!

Nesse sentido, a Palavra de Deus de hoje nos oferece excelentes pistas para alcançarmos tal objetivo.   A Primeira Leitura (Jl 2, 12-18), logo de cara, nos aponta um caminho seguro e eficaz.   As primeiras Palavras que o Profeta Joel pronuncia em nome de Deus é um CONVITE do SENHOR para TODOS nós: "Voltai para Mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; RASGAI OS VOSSOS CORAÇÕES E NÃO AS VESTES!"   Que belo texto neste início de Quaresma!   O Senhor nos convida ao encontro com Ele mas, para que isso ocorra precisaremos "RASGAR OS NOSSOS CORAÇÕES!"   Rasgar os Corações é uma tarefa muito difícil pois tal ação implica em nossa "MORTE" e, infelizmente, todos nós cremos mas não queremos abandonar a nossa vidinha medíocre e, para que o Senhor nos encontre precisaremos abandoná-la. Não adianta, diante de Deus, uma vida de aparência mas, para Ele importa o que vem de dentro, do coração. Quando aprendermos a RASGAR O CORAÇÃO, Deus entrará em nossa vida, nos transformando de DENTRO PARA FORA!

Às vezes, - pra não dizer SEMPRE! - essa tarefa é árdua e difícil mas, a Segunda Leitura de hoje (2 Cor 5,20 - 6,2) nos apresenta Deus como estando disposto a nos auxiliar pois "este é o Tempo favorável, é agora o dia da salvação"!   Neste Tempo Litúrgico da Quaresma, Deus se faz pronto para nos auxiliar em nossa missão de converter o coração.   Com Ele TUDO ficará mais fácil e simples.   Deixar-se reconciliar com Deus é o CAMINHO!

Por fim, o Evangelho (Mt 6, 1-6.16-18) nos alerta pra necessidade de termos uma prática de Justiça que supere a dos fariseus e doutores da lei.   É necessário romper com a hipocrisia, para de fazer "TEATRO" diante de Deus pois o Mesmo não se deixa comover e enganar com ilusões, mentira, falsidades, interpretações de uma vida que não vivemos de fato.   Importante buscarmos agradá-Lo de verdade e, não, utilizá-Lo em nosso benefício, para alcançarmos prestígio diante dos homens.   Para tanto, o texto evangélico chama a nossa atenção pra necessidade de realizarmos as Boas Obras com o objetivo de agradar a Ele e não aos homens.   Oração, Esmola e Jejum deverão marcar a nossa vida de crentes: oração pra entramos na intimidade de Deus; Esmola e Jejum para nos solidarizarmos com o Próximo.   Deus e o Próximo são os nossos grandes objetivos neste Tempo e em toda a nossa vida!

Que Deus, rico em Misericórdia e Compassivo, nos auxilie nesta nossa Missão!   Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário