sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"I Domingo da Quaresma: A Fé como Consequência da Experiência que se faz de Deus na Vida Concreta!" - 17 de Fevereiro de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Vivenciamos, hoje, com toda a Igreja, o I Domingo do Tempo da Quaresma e, neste sentido, queremos nos unir ao Senhor Jesus de modo que possamos vencer toda e qualquer situação que seja contrária à Vontade do Pai em nossas vidas.   Queremos, crescer na compreensão das Verdades de nossa Fé e, assimilá-la em nosso dia a dia, em nossas ações concretas, em nossos relacionamentos pois não podemos mais nos enganar pensando que a Fé seja uma espécie de sentimentalismo barato que cada um (a) traz dentro de si mesmo (a), sem nenhuma consequência prática, sem nenhuma relação com a Vida Concreta que vivemos.

Nesse I Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus que a Liturgia nos apresenta quer refletir conosco sobre esses aspectos práticos de nossa Fé: a Fé nasce da Experiência Concreta com Deus e se revela na Vida Concreta de cada um (a)!

Dessa forma, a Primeira Leitura (Dt 26, 4-10) é um texto clássico: revela a Profissão de Fé do Povo do Primeiro Testamento.   Moisés ensina como o Povo deverá proceder como forma de reconhecimento da Ação de Deus em sua vida: todos os anos, por ocasião do início da Colheita, o povo deverá se apresentar ao Sacerdote oferecendo os primeiros frutos, as primícias revelando, com tal gesto, o seu reconhecimento de que tudo que se tem é obra e graça do Amor Infinito de Deus.   Ao oferecer as primícias da terra, se reconhece a Ação Divina - sem merecimento por parte do povo - em tudo que a natureza, gratuitamente, ofereceu.   Em seguida, após oferecer a cesta com os produtos da terra, todo membro do povo deve professar a sua Fé e, aqui, percebemos que a Fé do Povo Hebreu é muito simples pois narra a sua própria história, reconhecendo as intervenções divinas na mesma.   Esse jeito simples mas muito verdadeiro de professar a Fé faz com que o povo não se esqueça da Graça e Ação de Deus em sua História e, dessa forma, renova-se o compromisso de continuar vivendo, fazendo tudo para que a Vontade de Deus se concretize em seu meio.   A Profissão de Fé do hebreu é a narrativa da história de sua própria vida: meu pai era uma arameu errante que veio ao Egito com alguns outros irmãos e ali se fixou.  Cresceu e se tornou um povo grande, numeroso e, os egípcios nos maltrataram e oprimiram nos impondo dura escravidão.    Aqui a História do Povo.   Num segundo momento, a História muda e, a pergunta que se faz é: "COMO?"   A Profissão de Fé, então, continua: Clamamos ao Senhor, Deus de nossos pais e Ele ouviu nosso clamor, viu a nossa miséria e desceu para nos libertar do Egito com mão poderosa e braço estendido, conduzindo-nos a este lugar e nos deu esta terra onde correm leite e mel.   É esse reconhecimento da Ação de Deus que liberta e concede viver tranquilamente na terra onde correm leite e mel que é o Objeto Central da Fé do Povo Hebreu.   Tal reconhecimento explode em Ação de Graças (Eucaristia) ao ofertar ao Senhor os primeiros frutos da terra.    O oferecimento é consequência do reconhecimento de tudo aquilo que Javé foi capaz de fazer em favor do Povo.   A Fé do Povo se revela na Vida Concreta e Cotidiana: Somos o que somos porque Deus esteve e está sempre conosco!

Ora, no Evangelho (Lc 4, 1-13) percebemos que com Jesus se dá a mesma situação: a certeza da presença e ação do Pai oferecerá as condições para vencer as tentações no deserto!   Após o Batismo recebido no Jordão, o Espírito que desceu sobre Jesus, O conduziu ao deserto para ser tentado pelo diabo.   Aqui, percebemos que, contrariamente àquilo que muitos de nós imaginamos, a presença do Espírito de Deus em nós não nos livra das adversidades, das contrariedades, da dificuldades mas, em muitos momentos, é o contrário: somos conduzidos ao deserto, local de dificuldades e problemas e, pior ainda, local aonde todas as nossas possibilidades - humanamente falando - não produzem a nossa segurança; o deserto é espaço de reflexão e concluir que a nossa vida está nas mãos de Deus e, somente Ele pode nos garantir a sobrevivência.   É nos deserto, isto é nas dificuldades, que o diabo se apresenta e oferece saídas mais "fáceis" e "simples" para os nossos problemas. 

Para vencer as tentações do diabo é importante que se tenha diante dos olhos a Palavra de Deus e a certeza que a mesma Palavra oferece de que Ele está, sempre, presente sobretudo, nas adversidades.   É com a Palavra de Deus, bem utilizada por Jesus, que O mesmo consegue barrar as investidas do adversário de Deus, o Pai: "não só de pão vive o homem", Adorarás ao Senhor teu Deus e só a Ele servirás" e "Não tentarás o Senhor teu Deus" são textos da Palavra que o Senhor Jesus usa para colocar um fim às investidas do diabo.   Porém, o texto evangélico de hoje termina deixando clara a ideia de que o diabo não se dá por vencido e promete voltar no tempo oportuno e, talvez por isso, o mesmo Senhor Jesus falará, mais tarde, da necessidade de se estar sempre preparado, orando e vigiando a todo instante pois se o Espírito é pronto, a carne é fraca e poderá sucumbir caso não esteja fortalecida para o combate que pode ocorrer a qualquer momento.   Aqui, também, a necessidade de se viver a Fé a cada instante de nossas vidas!

Por último, na Segunda Leitura (Rm 10, 8-13) temos o Apóstolo Paulo nos apresentando a necessidade de escuta da Palavra para se ter a Fé e, ao mesmo tempo, a necessidade de, em se tendo a Fé, professá-la com a boca e vivê-la de coração pois, a Fé nos torna inconfundíveis diante de Deus!

Oremos:
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa.   Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.   Amém!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário