sábado, 2 de fevereiro de 2013

"Festa da Apresentação do Senhor: Jesus é o Messias que veio salvar o seu Povo!" - 02 de Fevereiro de 2013

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, com toda a Igreja, a Festa da Apresentação do Senhor e, dessa forma, encerramos os acontecimentos marcantes do início da vida do Senhor: Jesus é apresentado ao Templo para se resgatado - como primogênito que era - e, assim, cumpri a Lei Mosaica (Ex 13; Lv 12) que diz: Todo primogênito do sexo masculino deve ser resgatado para o Senhor!   Tal cumprimento da Lei deve ocorrer após 40 dias do nascimento e, se formos voltar no tempo perceberemos que faz, exatamente, 40 dias que celebramos o Natal do Senhor!

Mas, o que esta Festa tem a nos dizer?   O que ela traz de importante para a nossa vivência de Fé?   Qual a sua mensagem principal?   Para responder a essas e outras questões, vamos à Palavra de Deus que a Liturgia nos apresenta.

Na Primeira Leitura (Ml 3, 1-4) vemos o profeta anunciando a chegada do "Anjo do Senhor".   Após ter falado contra os sacerdotes e os cultos estéreis que realizavam por não estarem em conformidade com a Vontade do Senhor, o profeta Malaquias anuncia a chegada desse "Anjo" e, a sua missão é, exatamente, colocar as coisas em seus devidos lugares: Ele é como o fogo da forja e como a barrela dos lavadeiros!   A sua missão não será nada fácil pois deverá preparar o caminho e ninguém poderá fazer-lhe frente.   Ele purifica (fogo da forja) e limpa (barrela dos lavadeiros) e, dessa forma, os filhos de Levi (representantes religiosos) poderão oferecer o culto que agrada ao Senhor.   É assim que voltarão aos tempos antigos quando o culto agradava ao Senhor.   

Esse anúncio feito pela profeta Malaquias, nós o vemos realizado hoje, com a Apresentação do Senhor no Templo: o cumprimento da Lei Mosaica por Maria e José faz com que a profecia se cumpra!   Jesus é o "Anjo do Senhor" que vem para libertar, salvar, lavar e purificar o povo para que possa oferecer um Culto agradável ao Senhor (conforme falara o Profeta Malaquias).   O reconhecimento do menino Jesus por parte do Velho Simeão e da Profetisa Ana é a prova desse cumprimento da profecia.   Ao colocar as coisas em seus devidos lugares, Jesus se tornará uma espécie de "pedra no sapato das autoridades" (sobretudo, religiosas) e, por isso Ele será pedra de tropeço que fará com que muitos caiam e outros tantos sejam reerguidos.   Terá que pagar com a própria vida o preço da fidelidade à vontade do Pai.   A espada de dor que traspassa a alma da Mãe é o momento da Cruz aonde um novo culto será inaugurado.

Jesus é Deus que se fez homem para salvar os homens de seus pecados e, na Segunda Leitura (Hb 2, 14-18) vemos o autor sagrado tratando dessa manifestação de Deus em nossa carne humana.   Era preciso que isso acontecesse para que os homens pudessem ser salvos de seus pecados: Ele não veio ocupar-se dos anjos mas dos filhos de Abraão.   Por isso devia fazer-se me tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo.   Ele sofreu e foi tentado e, por isso pode se compadecer dos que sofrem e são tentados!

Que bela notícia a Palavra de Deus hoje nos oferece nesta Festa da Apresentação do Senhor: Deus nos amou e se fez homem para nos salvar!   Caberá, agora, a cada um (a) de nós dar uma resposta de Amor ao Amor Supremo de Deus revelado em Jesus!

Que Deus nos ajude nessa Missão!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário