quarta-feira, 13 de março de 2013

"V Domingo da Quaresma: Não fiquemos presos ao Passado pois Deus é o PRESENTE de nossas Vidas!" - 17 de Março de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Em primeiro lugar quero manifestar a minha enorme alegria com a eleição de nosso Novo Papa: Francisco I.   Longe de tudo que se especulou nos últimos dias, o Espírito Santo e o Colégio de Cardeais acharam por bem, colocar à frente de nossa Igreja no Mundo, uma "História Nova": primeiro Papa Latino-Americano, primeiro Papa da Companhia de Jesus (Jesuítas) e, primeiro Papa que escolhe o nome de FRANCISCO!   Tudo isso pode ser sinal de novidades no seio da Igreja: uma Igreja mais amorosa, acolhedora, POBRE, SIMPLES e SERVIDORA!   Os primeiros comentários sobre a vida do Novo Papa dão conta de ser ele uma pessoa de hábitos muito simples: prepara as próprias refeições e andava de metrô em Buenos Aires, na Argentina aonde era Cardeal!   Suas primeiras palavras e gestos demonstraram o desejo de estar à serviço da Igreja: Inclinar-se para receber as orações do Povo que estava na Praça de São Pedro e, também, as orações do Mundo que acompanhava o momento nos diversos Meios de Comunicação foi, simplesmente, o MÁXIMO!   Desejou, em suas primeiras palavras, o desejo de transformar a Igreja numa COMUNIDADE DE IRMÃOS E IRMÃS, AONDE O AMOR SEJA O SENTIMENTO PREDOMINANTE!   Rezemos, amados irmãos e irmãs, para que o Espírito Santo aja na vida e no coração do nosso Novo Papa e que ele consiga, não obstante as dificuldades internas e externas da Igreja, conduzi-la pelos Caminhos do Evangelho!

Dito isso, acredito que podemos, não iniciar mas continuar, a nossa reflexão da Palavra de Deus desse V Domingo da Quaresma.   Falo "CONTINUAR A REFLEXÃO" porque a mensagem deste Domingo é, exatamente, essa abertura que devemos ter para com o Novo de Deus que exige de nós todos (as) um certo Desprendimento do Passado!   Vejamos:

A Primeira Leitura (Is 43, 16-21) nos apresenta a fala do Profeta do Isaías ao Povo que, vivendo a experiência do Exílio na Babilônia, se questionava sobre o Poder de Javé que fizera coisas extraordinárias no passado (época da Libertação do Egito - do Êxodo) mas, em contrapartida, parecia ter perdido a força ou a vontade de repetir tais feitos no presente.   A essa lamentação, a esse questionamento do Povo, Javé responde com as Palavras da Primeira Leitura da Santa Missa de hoje: num primeiro momento, Javé se coloca como Aquele que, no passado fez coisas extraordinárias para o Povo ao libertá-lo da escravidão egípcia e, ao mesmo tempo, pede ao Povo - agora exilado na Babilônia - que não fique preso a tal passado pois Ele (Javé) está para fazer coisas ainda maiores, coisas Novas: abrirá estradas no deserto e fará correr rios em terra seca!   Se, no passado, a travessia do deserto foi marcada pela manifestação do Poderio de Javé, a Nova Travessia será ainda maior!   Tudo que existe no deserto louvará o Senhor pois o Povo que o atravessará pertence a Javé que o escolheu para Si afim de cantar os Seus Louvores!

Ouvir essa Leitura do Profeta Isaías nesse momento da Quaresma (reta final) e nesse momento da Igreja (Eleição do Novo Papa) nos enche de alegria, de esperança e nos entusiasma a todos (as): se no Passado Deus foi benevolente, amável, misericordioso com o Seu Povo, os Tempos Presentes reservam muito mais!   É só ficarmos atentos aos Sinais e não nos perdermos em situações que já não contam mais porque fazem parte do Passado!   É preciso saber aprender com o Passado para não repetirmos os mesmos erros mas, a Vida é um DOM que Deus nos oferece Hoje, AGORA, JÁ!   Não percamos a oportunidade que Ele (Deus) nos dá nesse momento: deixemos de saudosismos baratos (passado) e preocupações inúteis (futuro) e nos apeguemos àquilo que, de fato, temos: O AGORA, o JÁ e não percamos tempo para percebermos e agradecermos a manifestação da Bondade e do Amor de Deus que são oferecidos a TODOS (AS) nós nesse exato momento!

É essa ideia que temos, também, expressa no Evangelho de hoje (Jo 8, 1-11): um texto que mais parece com o modo peculiar de Lucas mas que nos é apresentado por João!

Num primeiro momento, vemos Jesus que, após ter passado a noite no Monte das Oliveiras (provavelmente rezando), volta ao Templo e o Povo se reúne para escutá-Lo e aprender d'Ele.   Em meio a essa situação - que era corriqueira na Vida de Jesus -, surge algo inesperado:   a "Comitiva Defensora da Moral e dos Bons Costumes" formada por Fariseus e Mestres da Lei que, não sabia fazer outra coisa que não ficar na espreita da vida alheia para pegar alguém em flagrante delito (algo que pudesse ser usado contra a própria pessoa, no sentido de expô-la como alguém que não "vivia os Mandamentos", apresenta o seu troféu, conquistado naquela madrugada: uma mulher apanhada em flagrante adultério e, de acordo com a Lei, tal pecado deveria ser causa de morte por apedrejamento!   Eu fico imaginando a situação: imaginem só, essa Comitiva andando pelas madrugadas, nos esconderijos, nos recantos mais recantados da cidade, em busca de suas presas... pois, não podemos imaginar que tal pecado seja cometido durante o dia e em locais de alta circulação de pessoas, não é?   Esses defensores da Moral e dos Bons Costumes têm sede e fome, não da prática do Amor mas, ao contrário, da esculhambação da Vida do Outro (a) pois, somente assim, eles poderiam se ver livres das especulações com relação às suas próprias vidas!

Porém, no meio disso tudo, o que tais pessoas não sabiam é que Jesus, Verdadeiramente Filho de Deus e, portanto, o único capaz de manifestar a Verdadeira Identidade do Mesmo, não compactua com as suas práticas - aliás, diga-se de passagem - práticas essas respaldadas na ideia de Deus que eles haviam formulados em suas cabeças ocas. 

Levam a "adúltera" para ser "julgada" por Jesus.   Desejam ouvir, da boca de Jesus, a confirmação da Lei Mosaica que ordenava o apedrejamento de tais mulheres.   Queriam apanhar Jesus em algum falsete contrário à Lei.   O gesto de Jesus, após a apresentação da mulher, é enigmático: Se abaixa e começa a escrever no chão!   O que significaria tal gesto?   Há quem diga que Jesus estivesse tomando um ar, querendo ganhar tempo ou, qualquer coisa do tipo...   Há outros que dizem - e, eu prefiro essa possibilidade, particularmente - que Jesus começou a escrever no chão os nomes dos presentes com seus respectivos pecados que não tinham, até o momento, vindos à baila, isto é, à público e, por isso tais pessoas se sentiam melhores que a mulher em questão e, pior ainda, se sentiam no direito de pedir a sua condenação máxima!   Ora, na semana passada percebemos que o desejo de Deus é que o Filho volte à sua Casa são e salvo e não que seja morto pois, ao contrário do que se pensa, Deus é Misericórdia, Deus é Amor!   Como é difícil para a Comitiva Defensora da Moral e dos Bons Costumes entender e aceitar tal Verdade sobre Deus... Há, aqui, necessidade de muita Conversão Sincera do Coração e, infelizmente, isso é muito difícil e complicado!   Enxergamos o defeito do outro mas, em contrapartida, não somos capazes de reconhecer o próprio defeito que condenamos no outro presente em nós mesmos...   Isso é horrível!   Somente um Encontro Pessoal com o Senhor poderá nos fazer ABRIR OS OLHOS VERDADEIRAMENTE!    

"Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra!"   Que belas e sábias palavras essas de Jesus...   Tantas quantas forem as vezes que as leio e as recordo mais fico emocionado!   Essas são palavras tão profundas, tão reveladoras da "mesquinhez" e "mediocridade" humanas que nos deixam estupefatos, não acham??????????   Dito isso, Jesus voltou a escrever no chão!   Quanta serenidade diante de um fato, aparentemente, tão complicado...

O Evangelho diz que, ouvindo o que Jesus acabara de dizer, um a um foi saindo, a começar pelos mais velhos e, Jesus ficou sozinho com a a mulher!   E agora?   O que será que Jesus fará?   Chamará a atenção da mulher?   Pedirá que se explique?   Exigirá dela, em primeiro lugar, a Conversão ou a aceitará do modo como ela está e, dessa forma, produzirá em seu coração o desejo de mudança?    Qual será a técnica que o Senhor utilizará nesse caso em específico?

Surpreendentemente, Jesus pergunta: Mulher, onde estão eles?   Ninguém te condenou?   Ao que a mulher respondeu: Não!   O que acrescentou o Senhor: eu também não te condeno!   Podes ir e, de agora em diante não peques mais!   Que maravilha essa fala de Jesus, sobretudo nesse Tempo da Quaresma!   Suas Palavras demonstram que a sua missão não está em condenar o pecador mas em promover com ele uma experiência nova, experiência de Amor que o faça perceber que somente n'Ele a vida encontrará sentido pleno, encontrará felicidade!   O Encontro com o Senhor transforma as pessoas de dentro pra fora e, isso é Conversão Sincera de Coração!   É isso que aconteceu com o Apóstolo Paulo!

Na Segunda Leitura ( Fl 3, 8-14) temos o testemunho do Apóstolo Paulo: tudo é perda diante da vantagem de conhecer Cristo Jesus.   Perder TUDO é lucro pois TUDO diante d'Ele é Lixo.   É o Seu Amor que Converte e não a prática da Lei pura e simples!

Que Deus, em Seu Infinito Amor nos conceda a Graça de nos Encontrarmos verdadeiramente com Ele nessa Reta Final da Quaresma e, a partir daí, aderirmos ao Caminho de Conversão que nos é proposto!   Assim seja!

Boa Celebração para Todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário