sábado, 30 de março de 2013

"Primeiro Domingo da Páscoa: O Túmulo está Vazio pois o Senhor Ressuscitou!" - 31 de Março de 2013

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Ressuscitado!

Após um longo caminho, iniciamos o Tempo da Páscoa em nossa Igreja no mundo.   Esse é , por excelência, o Tempo Litúrgico fundamental em nossa Vida de Fé pois nele vivenciamos o ponto central da mesma: A Ressurreição de Jesus!   

Nesse Primeiro Domingo da Páscoa, a ideia central está na experiência do Túmulo Vazio: a ausência do Corpo Morto de Jesus faz pensar na sua Ressurreição!   Fazer a experiência do Túmulo Vazio trará compromissos para cada um (a) de nós.   A Palavra de Deus de hoje nos revela tal exigência.   Vejamos:

A Primeira Leitura (At 10, 34a.37-43) vemos Pedro tomando a palavra para demonstrar a sua Fé:  resgatando a Vida Pública de Jesus desde o Seu Batismo no Jordão por João, o Batista até a Morte e Ressurreição.   Durante esse período, Jesus passou fazendo o bem por conta da unção do Espírito Santo que recebera.   A Sua Ressurreição é a prova de que Deus, o Pai, não O abandonou e, todo (a) aquele (a) que fizer tal experiência de Vida Nova deverá anunciá-la a todos e em todo e qualquer tempo: E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que Deus o constituiu Juiz dos vivos e dos mortos ... e quem crer nessa verdade receberá, em nome de Jesu, o perdão dos pecados!

A Segunda Leitura (Cl 3, 1-4) nos apresenta o Apóstolo Paulo revelando que a experiência com o Ressuscitado traz exigências: quem ressuscita com Cristo precisa se ESFORÇAR POR BUSCAR AS COISAS DO ALTO AONDE ESTÁ O CRISTO RESSUSCITADO, SENTADO À DIREITA DO PAI.   Para tanto, é importante que se rompa com as coisas de baixo, da terra, dominada pelo pecado, pelo mal que conduziram Jesus à morte.   A nossa vida de cristãos, homens e mulheres novos, está escondida em Cristo Ressuscitado e, assim que Ele se manifestar, nós apareceremos com Ele revestidos de glória.

Toda essa Boa Notícia nos é revelada, em primeiro lugar, pelas mulheres que indo ao TÚMULO, o encontram vazio e recebem a notícia que transformaria o mundo: O Senhor está VIVO!   O Evangelho (Jo 20, 1-9) nos revela isso!   Maria Madalena vai ao Túmulo pela manhã e não encontrando o Corpo do Senhor, sai correndo para avisar os Discípulos.   Pedro e o Discípulo Amado saem correndo e vão ao Túmulo e encontrado tudo conforme Maria Madalena havia falado, acreditam que o Senhor havia ressuscitado!   

Durante todo o Tempo da Páscoa seremos conduzidos a tal experiência e, na medida em que fizermos a mesma em nossas vidas, seremos conduzidos a dar provas de nossa Fé na Ressurreição do Senhor com ações concretas em nosso dia a dia!

Que Deus nos ajude a viver cada vez mais plenamente as maravilhas da Ressurreição em nosso mundo!   Assim seja!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário