sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Primeiro Domingo da Páscoa: A Vida que vence a Morte!" - 24 de Abril de 2011

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Ressuscitado!

Com grande alegria entramos, com toda a Igreja, neste Novo Tempo Litúrgico: a Páscoa!   Neste novo Tempo, que nos acompanhará por sete semanas, vamos acompanhar a Palavra de Deus que nos indicará o que fazer para que a Vida Nova da Páscoa seja Verdade em nós.   A cada semana vamos crescer na compreensão de que essa Vida Nova que a Ressurreição de Cristo nos alcançou, exigirá de nós um "esforço" para que aconteça, de fato, em nossas vidas.

Neste primeiro domingo, o Evangelho de Saõ João (20, 1-9) nos apresenta a ída de Maria Madalena ao Túmulo, no primeiro dia da semana, bem cedo, pensando encontrar entre os mortos Aquele que já estava vivo.   Maria Madalena ainda não conseguira compreender que a Paixão e a Morte de Jesus aconteceram para que as Escrituras se cumprissem.   A Ressurreição é algo muito "extravagante" para que seja aceito, assim, de uma hora para outra.   O fato de não encontrar o Senhor no Túmulo a deixará em pânico.   Correndo, vai avisar aos Discípulos (Pedro e o Discípulo Amado = João) o acontecido.   Estes correm ao Túmulo e enxergam nos sinais (faixas de linho no chão e o pano que estivera sobre a cabeça de Jesus dobrado à parte).   O Discípulo Amado vê e acredita apesar da incredulidade dos outros.

De fato, a Fé na Ressurreição não é uma tarefa simples.   A experiência de Morte é algo muito forte que acaba nos cegando e nos impedindo de enxergar que algo novo pode ocorrer, mesmo depois da Morte.   Porém, é preciso entender que o Senhor está Vivo e, portanto, a Vida Nova é possível para nós.   É preciso acreditar que o Túmulo está vazio pois a Morte não poderia deter em suas garras Aquele que é maior que ela.

É essa experiência da Vida Nova que faz os Discípulos assumirem a sua Missão: anunciar o fato a todos que estiverem ao seu redor.   Vemos isso na primeira leitura (At 10, 34a.37-43) quando Pedro faz um discurso transformando em "Boa Nova" a experiência vivida por eles (Discípulos) com o Senhor.   Temos, aqui, o primeiro anúncio e o principal de toda Teologia Cristã: "Este Jesus que fora Morto na Cruz, Ressuscitou e, a sua Vida é a nossa garantia de Vida Nova!"   A Igreja Pascal existe para levar essa Boa Notícia a todos (as), no mundo inteiro.   Porém, isso não é uma tarefa fácil e exigirá um esforço sem igual.

É deste esforço que nos fala a segunda leitura (Cl 3, 1-4), aonde o Apóstolo Paulo nos afirma que "se ressuscitamos com Cristo será preciso buscar as coisas do alto aonde está o Cristo Ressuscitado".   A experiência da Ressurreição não nos retira deste mundo, dominado pelo mal, daí o esforço que se exigirá de todo (a) aquele (a) que quiser viver a Vida Nova que a Páscoa nos traz.

Começando a nossa Caminhada Pascal, somos convidados a fazer a experiência do "Túmulo Vazio" e, descobrirmos com tal fato que o Senhor Ressuscitou.    Essa Ressurreição é a nossa garantia de uma Vida Nova mas, tal Vida Nova exigirá de nós um esforço para que aconteça de fato.   Façamos a experiência e concluiremos a Verdade da Palavra em nossas vidas!

OREMOS:

Ó Deus de Amor e de Bondade, a Ressurreição de Cristo já é a nossa Ressurreição.   Te pedimos a força para vivermos essa Vida Nova e, assim, podermos dar Testemunho da mesma para os nossos irmãos e irmãs, em nosso cotidiano.   Isto Te pedimos, pelos merecimentos de Jesus, Teu Filho e nosso Irmão, que Convosco vive e reina, na Unidade do Espírito Santo!   Amém!  

5 comentários:

  1. ...Agradeço a Deus todos os momentos em que estive diante do teu altar, comtemplando tua palavra, que eu possa viver segundo tua vontade...uma Feliz e abençoda Páscoa para todos...

    ResponderExcluir
  2. Estas celebrações do Tríduo da Páscoa,foram de extrema importância, para entendermos a importância da base na qual a nossa igreja é fundamentada, e ainda mais com as palavras do Padre Ezaques, que as deixam ainda mais claras e de ótimo entendimento para todos.

    Shalom à todos.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de agradecer , esses momentos em que passamos todos juntos em nossa comunidade.
    Jesus deve estar feliz,por nos ter visto assim, juntos em completa harmonia ,vivendo esse tempo pascal.
    Todos os seus textos só engrandeceram ainda mais nossos conhecimentos,suas homilias então,foram,sempre explicadas com tanta sutileza,que tenho certeza que chegou de fato nos coraçãoes de todos.

    FELIZ PÁSCOA
    FIQUEM NA PAZ.

    ResponderExcluir
  4. Pois é: eu pude esperimentar nesta Semana Santa,algo novo que até hoje não havia esperimentado, acho que agora sei o que significa de fato ter uma vida de acordo com a vontade de Deus, já sabia antes porém que não era fácil fazer a vontade de Jesus Cristo e agora mais do que nunca tenho certeza disto, mas agora tenho um caminho concreto para chegar até o Resucitado

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz pelos comentários de cada um de vcs e, sobretudo, por saber que os textos e as celebrações estão gerando estes sentimentos em vossas vidas. Espero em Deus que continuemos unidos e sejamos capazes de revelar, a cada momento, o imenso Amor de Deus por cada um de nós! Obrigado por tudo e que Deus os abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir