sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Sábado Santo: A Páscoa da Ressurreição" - 23 de Abril de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e Bem em Cristo Ressuscitado!

Celebramos, hoje, com toda a Igreja, aquela que é considerada a "Mãe" de todas as Vigílias: a Vigília Pascal!   Depois de termos iniciado o Tríduo Pascal com a Celebração da Ceia do Senhor e do Lava-Pés, entendendo que a Eucaristia é um Banquete aonde nós vamos para comer e beber uma comida e uma bebida especiais, a saber: o Corpo e o Sangue do Senhor e, percebemos que ao participarmos deste Banquete Eucarístico devemos assumir o compromisso de nos tornarmos Aquele que se deu a nós em alimento; depois de termos vivido o "fim trágico" da vida de Jesus, com a Celebração da sua Paixão e com a Adoração da Santa Cruz celebrado ontem (sexta-feira da Paixão) e, termos compreendido que a Cruz é parte integrante da vida de todo (a) aquele (a) que participa do Banquete Eucarístico (quinta-feira Santa), chegamos, hoje, à Grande Celebração da Vigília Pascal e, somos convidados a entender que se formos fiéis ao Alimento que recebemos na Ceia do Senhor, se assumirmos a sua Vida de Dor e Cruz como sendo nossa, poderemos experimentar a sua Vitória sobre a Morte, a sua Ressurreição, a Vida Nova que esta Noite Santa nos apresenta. 

Nesta Noite Santa, somos convidados a entender que, em Cristo Morto e Ressuscitado, tudo se faz Novo e, a Vida volta a ser realidade para todos (as) nós.   É nesta Noite Santa que a tudo se renova na Vida da Igreja, da Comunidade: a bênção do Fogo, da Água, a Iniciação Cristã dos Adultos, a Renovação das nossas Promessas do Batismo... tudo se refaz nesta Vigília.

A Palavra de Deus, espalhada nas 08 leituras (Gn 1,1 - 2,2; Gn 22, 1-18; Êx 14, 15 - 15, 1; Is 54, 5-14; Is 55, 1-11; Br 3, 9-15.32 - 4, 4; Ez 36, 16-17a.18-28 e Rm 6, 3-11) e mais o Evangelho (Mt 28, 1-10) tem por missão fazer uma "Recordação" do Grande Amor de Deus por todos (as) nós e, o que Ele é capaz de fazer para nos provar tal Amor, apesar de nossa recusa ao mesmo demonstrada pelos nossos pecados.   Deus nos faz perceber, nesta Noite Santa, o quão importante somos aos seus olhos pois somos seus filhos e filhas.   A Palavra é uma "Gande Carta de Amor" escrita pelo nosso Deus à sua Igreja, à sua Comunidade.   O ápice deste Amor nos é revelado na entrega de Seu Filho Unigênito (Jesus Cristo) à Morte de Cruz para nos salvar.   Sua Morte, mata o pecado e, assim sendo, nós nos tornamos livres do mesmo e de sua consequência: a Morte!  

Assim, somos convidados a aceitar esta Verdade em nós para ressuscitarmos com Ele para esta Vida Nova.   A nossa Fé tem, agora, um sentido e, não somos homens e mulheres tolos pois a nossa Fé passa a ter um embasamento sólido: Deus ressuscitou Jesus dos mortos e, nos garantiu a Vida Eterna, a Vida Nova Nele.

Esta é a Grande Boa Nova que a Igreja tem para oferecer ao Mundo: Cristo Ressuscitou!   Agora tudo faz sentido e, não caminhamos nas trevas sem saber para onde vamos.

Que a Celebração da Vigília Pascal suscite em cada um (a) de nós a Fé neste Deus que tem para todos (as) a Vida Nova!


OREMOS:

Ó Deus Pai, que ressuscitando Jesus dentre os mortos nos garantiste uma Vida Nova, concedei-nos a graça da Fé para aceitarmos esta Verdade e, que a nossa vida seja um Sinal desta mesma Verdade!   Isto nós Te pedimos, pelos merecimentos de Jesus, que Contigo vive e reina na Unidade do Espírito Santo.   Amém!

2 comentários:

  1. Que alegria saber que o Deus que nos criou, nos criou por amor e para o amor!
    Nosso foco nunca deve ser o mal e todos os seus frutos mas, DEUS que nos quer semelhantes à Ele.
    Nos esforcemos então para ser agora (no espaço que ocupamos) reflexos desse Deus amor!
    =)
    obrigada, Pe.Ezaques, por ser essa pessoa que trás pra junto de nós o céu (na eucaristia e na Palavra meditada)!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vcs gostaram. Espero que continuem nos acompanhando e fazendo os comentários! Deus os abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir