quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta-Feira Santa: A Páscoa da Ceia - 21 de Abril de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com grande alegria estamos começando, com toda a Igreja, o Tríduo Pascal.   É importante entender que o Tríduo Pascal quer nos ajudar a entender o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, Mistério este que se atualiza todas as vezes que nos reunimos para celebrar a Eucaristia.   Poderíamos, até, afirmar que o Tríduo é "uma única Celebração Eucarística que se desenvolve no correr dos três dias do Tríduo!"   Nas Celebrações destes 03 dias seremos mergulhados nos três grandes sentidos que a Eucaristia deve trazer à tona, a saber: Eucaristia é Ceia, é Banquete; Eucaristia é Sacrifício, é Cruz e, finalmente, Eucaristia é Vida Nova, é Ressurreição!   em cada um dos dias iremos refletir sobre um destes aspectos e, será a compreensão do conjunto que nos permitirá entender o que é a Celebração Eucarística e, portanto, poderemos tirar de nossa participação na mesma, o máximo de proveito.   Dito isso, vejamos:

Iniciamos o Tríduo com a Celebração da Ceia do Senhor.   Nesta Celebração vamos nos deparar com o Mandamento Novo - "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!" (reforçado no ritual do Lava-Pés) dado por Jesus aos seus discípulos; vamos, também, reviver a Instituição da Eucaristia e, consequentemente, a Instituição do Sacerdócio Ministerial.   Esses três pontos serão o foco de atenção da nossa Celebração do primeiro dia do Tríduo.

Neste dia, a Celebração da Eucaristia nos apresentada no seu aspecto de "Ceia", de "Banquete", aonde nós vamos para "Comer" e "Beber".   Neste Banquete, a Comida e a Bebida que serão servidas, nada mais são do que o Prórpio Corpo e Sangue do Senhor!   A Palavra de Deus de hoje, nos auxiliará na compreensão deste sentido.

Jesus institui a Eucaristia no contexto da Festa Judaica da Páscoa.   Como bom Judeu, Ele se reúne com os seus para celebrar esta Festa e, aqui, por ser a sua última Ceia neste mundo, Ele instituirá a Eucaristia.   Mas o que faziam os Judeus nesta Festa? O que comemoravam? O que reviviam? Qual era (e, ainda é) o sentido da Páscoa para os Judeus?   Na primeira leitura da Celebração (Êx 12, 1-8.11-14), temos a resposta.

Neste texto é fácil perceber que a Páscoa Judaica celebrava a Libertação do Povo da Escravidão Egípcia.   Tal Libertação se dá no contexto da Última Praga: a Morte dos Primogênitos Egípcios desde homens até animais.   Porém, apesar da morte produzida, os Hebreus (mais tarde, Judeus) conseguem escapar.   Para tanto faz-se necessário um Ritual que envolveu um Cordeiro Macho, de um ano, sem defeito; a reunião da Comunidade no dia e hora marcados pelo Senhor Javé; o Sacrifício do Cordeiro com sua carne comida pelos presentes e, o sangue utilizado para " MARCAR" os umbrais das portas dos Filhos de Israel.   Esse era o sinal que levaria o "Anjo Exterminador" a "PULAR = PESSAH = PÁSCOA" as casas dos Hebreus e, não produzir a morte mas permitir a Vida.   Aqui, percebemos que o Corpo do Cordeiro foi alimento para a Fuga e, o Sangue preservou a Vida.   Isto foi algo tão importante para o Povo que, todos os anos, por ordem do próprio Javé, o Povo celebrava = revivia tal fato numa grande Festa: a Páscoa!   Aqui, o Povo dá início, por obra e graça de Deus, ao processo de Libertação.

Jesus se utiliza deste contexto de Festa da Libertação, Última Ceia Judaica que Ele celebrou com os seus discípulos, para dar um "Novo Sentido", ou melhor, plenificar o sentido desta Festa.   Na segunda leitura (I Cor 11, 23-26), o Apóstolo Paulo nos recorda o que ocorreu nesta Última Ceia: Jesus toma o pão e o vinho e, a partir daqui, oferece como sendo o "Seu Corpo e Sangue entregues por todos e cada um (a) de nós!"   Em outras palavras, Jesus se dá como o "Novo Cordeiro de Deus" que irá libertar o povo, não mais da escravidão egípcia (primeira leitura = Páscoa Judaica), mas sim da escravidão do pecado.   O Seu Sangue será a marca da "Nova e Eterna Aliança" que Ele selará com todos (as) que celebrarem tal fato em "Sua Memória".  

Ora, comer e beber o Corpo e Sangue do Senhor trará consequências práticas para a vida de todos (as) que o fizerem.   Não é possível comer e beber a Carne e o Sangue do Senhor senão se está disposto a viver a Sua Vida em nós.   Isso seria o mesmo que "Comer e Beber a própria condenação!" - continuará o Apóstolo Paulo mais adiante.   Mas, o que fez Jesus para que O possamos imitar?   O Evangelho da Celebração de hoje nos dá uma pista (Jo 13, 1-15).

São João é o único dos quatro Evangelistas que não faz coincidir a Instituição da Eucaristia com a Celebração da Última Ceia entre Jesus e os seus discípulos.   Porém, ele nos apresenta um fato que é sintomático para aqueles (as) que querem participar ca Eucaristia: o Lava-Pés!   A lição do lava-pés deve ser compreendida por todos (as) quedesejam celebrar, dignamente, o Mistério da Eucaristia.

Jesus, o Mestre e Senhor, o Maior, de repente, se levanta e depondo o manto (símbolo da autoridade) se veste com um avental e, pegando jarro com água e bacia, começa a lavar os pés dos menores, dos discípulos.   Que escândalo!   Isso não era possível - pensará e dirá Pedro.   Mas, Jesus insistirá que senão aceitar a lição não terá parte com Ele!   Tal gesto quer tornar claro a manifestação concreta do Mandamento Novo do Amor que o Senhor havia dado pouco antes e, que se tornará o distintivo, o passaporte, para todo (a) aquele (a) que quiser participar da Ceia, do Banquete.

Podemos perceber com este primeiro dia do Tríduo que o Senhor Jesus nos convida para participar do Banquete aonde o Seu Corpo e o Seu Sangue nos serão servidos.   Se é verdade que nós nos tornamos aquilo que comemos e bebemos, participar do Banquete com tal alimento e tal bebida, exigirá de nós uma adequação à Vida do Senhor.   Amar como Ele Amou deverá ser a nossa grande meta, a nossa luta constante.  Que cada um (a) se examine para perceber se já está entendendo esta lição de hoje e, que em nossa vida, tal lição seja posta em prática a cada dia não obstante as dificuldades que enfrentamos!

OREMOS:

Deus Pai de Amor e de bondade, nós Te louvamos, bendizemos e agradecemos por ter nos dado o Seu Filho que, com Seu Corpo e Sangue se dá a nós em Alimento de Salvação.   Não nos deixes cair no pecado do comodismo e, nos transforme a cada dia em Teus Sinais aqui em nossa Comunidade, em nosso Mundo!   Isto Te pedimos, pelos merecimentos de Jesus, na Unidade do Espírito Santo!   Amém!  

2 comentários:

  1. Jesus ao lavar os pés dos discípulos nos mostra como Deus ama, e como seus discípulos, naquela época e hoje também, são chamados a amar e a "amar até o fim".

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Padre!
    Desta purificação exterior passa Jesus á purificação da Alma,simbolizada no Lava Pés.Jesus nos amou até a cruz,até seus ultimos limites do amor,deixando-nos o sacramento e este grande exemplo de humildade.Amou-nos mais do que nunca.Se Jesus se abaixou a servir como o ultimo dos servos,assim o devem fazer os seus discipulos.Estas lições de humildade não se dirigem apenas aos ministros das igrejas,mais a todos os cristões.Jesus dá,como seu exemplo,a mais bela caridade cristã.Se o próprio Deus se dignou a lavar os pés de alguns miseráveis pescadores,cuja,fraquezas e misérias lhes são conhecidas,como pode recusar um cristão um serviço de caridade a quem quer que seja.Jesus não ensina somente,mais pratica ainda para que todos se conpenetrem da necessidade desta virtude.Seremos excluidos das posses dos bens da graça e glória eterna no céu,por causa da nossa desobediência.O respeito que devemos a Deus consiste em fazer em tudo a sua santa vontade.Como estas palavras fala Jesus a consiência do traidor,mostrando lhe que são conhecidos os seus pensamentos perversos.Era um ultimo esforço para a conversão daquela alma ja endurecida.Assim tambem quantas vezes fechamos o ouvido e o coração a voz de Jesus que nos chama ao arrependimento e ao perdão!


    Na Segunda leitura:Jesus nos fala-Comer minha carne é crer em mim,beber o meu sangue é pensar em mim,tudo isto quer dizer meditar na sua morte.
    "Isto é meu sangue,o mesmo sangue que será derramado pela salvação de todos."
    Jesus nos fala comer sua carne,estes misterios se devem estudar,não segundo á carne,porque os sentidos são importantes,mas segundo ao espirito,porque só a fé pode descobrir a verdade.

    ResponderExcluir