terça-feira, 26 de abril de 2011

"Viver com o Ressuscitado: Experiência que nos transforma!"

Queridos irmãos e irmãs, que as alegrias da Ressurreição estejam com todos vocês!

Viver as alegrias da Páscoa é, de fato, uma experiência grandiosa.   Porém, é preciso que nos questionemos se cada um (a) de nós passou por tal experiência e, se a mesma experiência produziu as transformações inerentes à mesma pois, a fé na Ressurreição não pode ficar no mero sentimento ou conceito abstrato sem nenhuma implicação em nossas vidas práticas cotidianas.

São Paulo escrevendo aos Cristãos de Colossos, na segunda leitura do Domingo da Páscoa, nos falava da necessidade de "buscarmos as coisas do alto, aonde está o Cristo Ressuscitado se, realmente, cremos na Ressurreição".   Ele afirmava que isso exige de todos os crentes "um esforço" pois não é fácil viver de acordo com essa fé.   Confirmando esta visão, o apóstolo Tiago em sua Carta afirma: "uma fé que não vier acompanhada de obras que a confirme estará morta nela mesma".    Daí, nosperguntamos: como podemos produzir tais obras?   Que obras são estas que confirmam a nossa fé?   Por que as obras são uma condição para a comprovação da fé?

Crer na Ressurreição nunca foi, não é, enm nunca será uma tarefa fácil.   Ter fé, nos moldes bíblicos, não é tarefa simples.   Talvez, por isso, o Senhor tenha dito aos seus discípulos que "se eles tivessem fé, pequena como um grão de mostarda, eles fariam coisas impossíveis".   Tal fala de Jesus já revelava que a fé não é algo simples e, portanto, não seria fácil tê-la verdadeiramente.  Por que isso ocorre?

Ora, é difícil crer na Ressurreição porque tal fé exigirá de nós um compromisso: Viver a Vida Nova que tal Ressurreição nos traz.   Quando cremos que Deus-Pai ressuscitou Jesus dos mortos, nós admitimos com isso que acreditamos que a vida não se conclui com a morte mas que se prolonga para além da mesma e, mais ainda, que o prolongamento da vida se dará na medida de nossa vida vivida aqui e agora.   A Fé na Ressurreição muda, necessariamente, os nossos conceitos, as nossas formas de enxergar o mundo com tudo que nele há pois, tudo aquilo que fizermos, a apartir de então, terá repercussões depois desta vida.   O crente na REssurreição do Senhor Jesus se torna uma pessoa mais reflexiva pois sabe que não pode mais agir seguindo os seus instintos pecaminosos nem, muito menos, de acordo com os "valores" que o mundo lhe apresenta.

É essa mudança de vida que se espera de uma pessoa que se diz portadora da Fé na Ressurreição.   Cada um (a) deve avaliar o modo como conduzia a sua vida até então e, nesta avaliação, perceber quais são os pontos que não estão de acordo com a Vida Nova trazida a nós pela Ressurreição e, ter a coragem de mudar, na linguagem de Saõ Paulo, "romper com o homem velho e se deixar levar pelos sentimentos do homem novo".    Aqui, o homem velho e o homem novo respectivamente são percebidos por suas atitudes: é velho aquele (a) que continua, mesmo depois da Ressurreição, com a vida, as atitudes que sempre teve e, ao contrário, é novo aquele (a) que muda o seu comportamento, as suas atitudes perante a vida que se lhe apresenta.

Nesta Oitava de Páscoa, a Palavra de Deus vem nos mostrando como a "Experiência com o Ressuscitado" tem a capacidade de transformar as pessoas: de medrosas em corajozas, de tristes em alegres, de fechadas em abertas, de ignorantes em sábias e, assim por diante.   Essa transformação quando é verdadeira, quando é fruto da experiência com o Ressuscitado e, não meramente, produto de nossas especulações intelectivas, arrasta multidões.   As pessoas começam a perceber a verdade de nossa vida nova e, começam a desejarem estar conosco e, nos perguntam, como a multidão a Pedro no dia de Pentecostes: "Que devemos fazer?"   E é o prórpio Pedro quem nos responde: "Convertam-se e rompam com a vida que vocês tinham até agora!"   "O que devemos fazer?"   Esta deverá ser a nossa grande interrogação neste Tempo Pascal e, a resposta à mesma nos conduzirá à uma nova prática de vida.   

Cada um (a) de nós deverá fazer uma lista com tudo aquilo que, concretamente, precisaremos fazer para demonstrar a nossa fé na Ressurreição.   Sem ações concretas não será possível ser um Sinal da Vida Nova que o Ressuscitado nos trouxe!

Agora, mexa-se!   Busque uma forma concreta de revelar a sua Fé àqueles (as) que te cercam!   Deus a Igreja precisam disso!   Mãos à obra!   

3 comentários:

  1. Adorei seu blog e todos os textos. À voce somente sucesso em tudo que deseja.Cada dia que passa aprendo cada vez mais com as suas explicações. Agora mesmo, estou fazendo uma lista de coisas que devo melhorar e fazer para demonstrar minha fé em ações e obras. Acho que ela vai ficar muito grande, rsrsrsr.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, padre, pelo direcionamento, por sua abertura à Deus e à tudo que Ele espera de nós.
    Obrigada, Jesus, por tudo que tem feito por nós.
    Amamos vocês!!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês estão gostando do blog e dos meus textos. Espero, com sinceridade, que ele esteja auxiliando na busca de perfeição e santidade de todos nós! Obrigado!

    ResponderExcluir