segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Festa da Sagrada Família: "O Amor forma a Família, Sinal de Deus no Mundo!" - 27 de Dezembro de 2015

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dentro das Alegrias das Celebrações da Oitava do Natal, celebramos todos os anos, no Domingo seguinte, a Festa da Sagrada Família.   Para a Igreja Particular de Campo Limpo - SP, hoje é Dia de Grande Alegria pois a Sagrada Família de Nazaré é a nossa Padroeira Maior, a Padroeira Diocesana, a Padroeira de nossa Catedral!

A chegada de Jesus completa a vida da Família Sagrada assim como a chegada dos filhos e filhas plenifica a Vida Familiar nesse mundo uma vez que os mesmos são a comprovação do Amor Incondicional que os cônjuges sentem uns pelos outros.   A relação estabelecida no Seio da Família marcam, de forma positiva ou negativa, a vida dos seus membros.   Apesar de vivermos num mundo que decreta, a cada dia, a falência da estrutura familiar, a Igreja, com a Celebração da Sagrada Família, vem dizer o contrário: a Família faz parte do Projeto de Salvação de Deus e, tem no mundo a Missão Nobre e Santa de revelar a Vontade do Mesmo!   A forma como os membros da Família convivem - baseada no Amor Verdadeiro - faz dessa Instituição em canal de Graças para todos!

A Palavra de Deus dessa Festa quer nos revelar como Ele pensou a estrutura familiar de modo que a mesma pudesse cumprir a Sua Missão nesse mundo.

Na Primeira Leitura (Eclo 3, 3-7.14-17a) nos apresenta o autor sagrado refletindo sobre as relações e obrigações dos membros da família, Dom de Deus.   No texto em questão, temos a reflexão recaindo sobre as obrigações dos filhos com relação aos seus pais.   Partindo do Mandamento Divino "Honrar pai e mãe", a leitura vai mostrando o sentido do mesmo.   A Vida Exemplar dos filhos é a honra dos pais e, quando honramos os pais, Deus nos promete bênçãos (aliás, é o único mandamento que vem acompanhado de promessas para aqueles que o cumprirem): perdão dos pecados, atendimento na oração cotidiana e ajunta tesouros.  Além disso, honrar os pais promoverá alegria com os próprios filhos, terá vida longa e se torna o consolo da mãe!    O acolhimento do pai na velhice sem lhe causar desgosto é ordem divina; não humilhá-lo, mesmo perdendo a lucidez, não será esquecida por Deus! 

Quantas lições essa Leitura nos oferece nesses tempos em que vivemos um "surto de individualismo" em que as pessoas só pensam nelas mesmas!   As relações vão se perdendo e vamos nos tratando como "materiais descartáveis" e enquanto nos é interessante, aceitamos e suportamos o outro mas, quando esse outro não nos é mais interessante e nem lucrativo, descartamos, abandonamos sem nenhum constrangimento.   Os filhos abandonam os pais se escondendo atrás de uma possível "vida melhor para eles" nos asilos - casas de repouso, lar dos velhinhos ... nomes românticos mas não conseguem esconder o seu verdadeiro sentido: esconder e apartar do convívio social aqueles que se tornaram um espécie de "estorvo" para os seus!   Fazemos isso e nos achamos bons moços e boas moças, exemplos de filhos e filhas!   Sob o disfarce de "oferecer o melhor" abandonamos aqueles que nos ofereceram o melhor deles!

Na Segunda Leitura (Cl 3, 12-21) vemos o Apóstolo Paulo orientando a Comunidade e seus membros a se revestirem de sentimentos que marcaram a Vida de Cristo Jesus: misericórdia, bondade, humildade,mansidão, paciência!  É preciso aprender a "dar suporte = suportar" àqueles que necessitarem e perdoar sempre no Amor como Deus nos perdoou!  Esse Amor é Vínculo de Perfeição!
Quando a Família se ergue com tais orientações, ela se torna o Sinal de Deus para o mundo e, no lar ninguém se faz maior ou mais importante que os demais mas, no Amor são capazes de cumprir, cada qual, o seu papel para salvaguardar a estrutura familiar: mulheres se submetem aos seus maridos e maridos amam as suas mulheres; os filhos obedecem aos seus pais e os pais não intimidam os seus filhos!   Esse é um modelo de extrema importância para Vida Familiar em todo e qualquer tempo!

Por fim, o Evangelho (Lc 2, 41-52) mostra a Sagrada Família de Nazaré cumprindo a Lei de Deus: subindo a Jerusalém para celebrar a Páscoa!   O Encontro de Jesus entre os Doutores da Lei é a manifestação da Sua Verdadeira Filiação: Divina!   Discute os ensinamentos divinos e orienta os doutores como se fossem verdadeiros aprendizes!   Após encontrá-Lo e sem compreender o que estava acontecendo, Jesus voltou para a sua cidade e era submisso aos pais (Maria e José) e crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e diante dos homens!

Que a Festa da Sagrada Família nos oriente na forma como devemos viver em nossas famílias!   Assim seja!

Oremos: 
Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do Amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa!
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo! Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário