terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: "Deram-Lhe o NOME de JESUS = DEUS SALVA!" - 01 de Janeiro de 2016

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria iniciamos um Novo Ano Civil e, encerrando a Oitava de Natal, celebramos a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus!   Porém, mais do que refletir sobre o papel de Maria na História da Salvação, somos convidados pela meditação da Palavra de Deus a nós proposta hoje, a refletir sobre o sentido da presença de Deus em nosso meio e suas consequências práticas em nosso cotidiano tão marcado pelas desventuras, pela dor, intolerância, sofrimento, fome, miséria, morte ... todos sinais da ausência do Salvador no mundo!

Dessa forma, a Primeira Leitura (Nm 6, 22-27) nos apresenta Javé falando a Moisés para que ensinasse ao Sacerdote Aarão e aos seus filhos a abençoar os membros do Povo.   Notemos que a Bênção oferecida é Graça de Deus sobre o Povo e, portanto, deve realizar a Vida Plena que o Senhor deseja.   A repetição do Nome do Senhor em cada parte da Bênção nos faz pensar que Tudo o que é Bom procede Dele e é obra de Sua Santas Mãos: bênção, proteção, manifestar o brilho da face, compadecer-se, voltar o rosto e oferecer a paz ... TUDO ISSO É SINAL DA BÊNÇÃO DE DEUS SOBRE O POVO, SOBRE NÓS!

No entanto, é preciso compreender, também, que tudo isso só será possível quando os homens e mulheres de todo e qualquer tempo, se apresentar diante do Senhor, desejando fazer a Sua Vontade e se esforçando para que tudo ocorra dentro do sonhado pelo Senhor!

Aqui, temos uma resposta sobre os motivos de vivermos num mundo, dois mil anos após a Chegada de Deus em nossa História, que parece ficar "cada dia pior": violência, ódio, mortes, doenças, fome, miséria ... assolam nosso povo não obstante a Celebração do Natal que vivemos!

Na Segunda Leitura (Gl 4, 4-7) vemos o Apóstolo Paulo recordando à Comunidade o grande feito de Deus em nosso favor: quando se completou o tempo Deus enviou o Seu Filho nascido de uma mulher, sujeito à Lei para nos resgatar da escravidão de nossos pecados.   Para que isso fosse verdade, Deus nos ofereceu o Espírito de Seu Único Filho Jesus para nos tornarmos Nele, Seus Filhos e Filhas Adotivos.   Essa Verdade nos faz pensar que já não somos escravos mas Filhos no Filho e herdeiros do Céu (herança de Deus para cada um de nós).   

Da parte de Deus tudo já está consumado e, em Jesus, não há mais nada a fazer da parte Dele.   No entanto, de nossa parte, é preciso que saibamos que há muito por fazer e, o começo se dará quando tomarmos consciência de que precisamos viver como Filhos e Filhas de Deus e herdeiros (as) do Céu fazendo o mesmo aparecer, visivelmente, nesse mundo que vivemos!

Por fim, o Evangelho (Lc 2, 16-21) nos apresenta a ida dos pastores, após o anúncio do Anjo (Noite de Natal) ao encontro do Salvador e a contemplação do menino envolvido em faixas e deitado na manjedoura.   A fala dos pastores deixa Maria e todos os ouvintes perplexos: a grandeza do Menino que vem para Salvar o Seu Povo dos seus pecados = Jesus = Deus Salva!

O sim de Maria nos trouxe a Graça da Salvação e a possibilidade de construirmos um mundo que seja, de fato, SINAL DA PRESENÇA DE DEUS EM NOSSO MEIO, isto é, um MUNDO ABENÇOADO!

Que a Celebração do encerramento da Oitava de Natal, nos auxilie a viver a nossa vida na graça e bênção do Senhor!   Assim seja!

Oremos: 

Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o Autor da Vida!
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!    Amém!

Boa celebração para todos e um Ano Novo cheio da graça e da bênção de Deus!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário