quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

IV Domingo do Advento: "Jesus, o Filho de Maria, é o Deus que veio nos SALVAR!" - 20 de Dezembro de 2015

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Com alegria, entramos, nos últimos dias desse Tempo de Advento com a Celebração do IV e Último Domingo.   O tempo da expectativa e da preparação vai chegando ao seu termo e, por conta disso, é importante que nos coloquemos diante da Palavra de Deus para fazermos os ajustes finais afim de de que as Celebrações do Natal do Senhor nos encontrem preparados de fato.

Desde o dia 29/11/15, quando iniciamos o nosso caminho preparatório para o Natal, a Palavra de Deus foi nos orientando e, nesse último Domingo, gostaria de refazer o caminho para que possamos perceber em nós os possíveis avanços e o que ainda será preciso acertar para entrarmos decentemente na Celebrações que se aproximam.

No I Domingo do Advento (29/11) fomos colocados diante de uma Palavra que nos alertava sobre os terríveis acontecimentos que nos cercam mas que, em contrapartida não deveriam nos desanimar em nosso busca pelo cumprimento da Vontade do Pai: os sinais no Céu, no Sol, na Lua, nas Estrelas, o barulho do Mar e das Ondas que apavoram e fazem os homens desmaiar de medo não podem ser mais fortes que a nossa Fé em Deus que virá.   Diante de todo mal produzido pelos Adversário de Deus, o CRENTE deve permanecer de pé, com a cabeça erguida para enxerga, ao longe, as maravilhas que o Senhor está para realizar.   Para tanto, é preciso manter-se precavido contra as Gula, Embriaguez e Preocupações da Vida e, VIGILANTES E ORANTES esperar o Senhor que Vem, mantendo-se de pé em Sua presença;

No II Domingo do Advento, a Palavra iniciou a Apresentação de João, o Batista, como sendo a voz que grita no Deserto.   Essa Voz trouxe uma Mensagem de extrema importância para a Comunidade: Preparai o Caminho do Senhor; endireitai suas Veredas!  Para tanto nos foi dito que precisávamos rebaixar as montanhas, aterrar os vales, acertar o que estava torto e alisar o que está áspero!   O Caminho que o Senhor criou entre nós e Ele era reto, plano e fácil de ser trilhado mas, o nosso pecado criou as dificuldades e, nesse Tempo do Advento somos convidados a acertá-lo enquanto temos tempo;

No III Domingo do Advento, a Palavra continuou nos falando de João, o Batista e, agora, nos apresentou os conselhos, as orientações que ele ofereceu àqueles que foram ao seu encontro perguntando: "O que devemos fazer?"  A Partilha, a não exploração dos mais fracos bem como o uso do poder para oprimir e extorquir os pequenos deveriam ser banidos da vida daqueles que desejam se encontrar com Aquele que vem batizar com Espírito Santo e com Fogo; que vem com a pá na mão para limpar nossa eira, queimando no fogo a palha produzida pelos nossos pecados mas recolhendo no celeiro, o Trigo Bom!

Feita essa Caminhada, chegamos, hoje, ao IV e Último Domingo do Advento e a Palavra nos coloca cara a cara com o Acontecimento Histórico da Encarnação do Senhor no Seio da Virgem Maria e suas consequências em nossa Vida de Fé.   Esse fato não ocorreu de uma hora para outra mas foi sendo preparado ao longo da História da Salvação pelos homens e mulheres de Boa Vontade.

Assim, a Primeira Leitura (Mq 5, 1-4a) nos apresenta a Salvação como sendo algo que vem do meio dos pobres pois, precisamente para eles (pobres) ela virá.   O anúncio do Messias-Rei procedente de Belém de Éfrata, evoca a escolha do Pastor Davi (último filho de Jessé, de Belém, de Judá) revelando as escolhas de Deus para fazer acontecer e revelar a Sua vontade aos homens.   O Tempo do Abandono encerrará quando uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. A força do Senhor será a Sua força e, diante disso, a Paz será Verdade para sempre.

Sabemos que todo o Primeiro Testamento não viu essa profecia se realizar pois, somente em Jesus ela se cumpre realmente.  Por isso, o Evangelho de hoje (Lc 1, 39-45) é a revelação de que a Promessa se cumpre: no Seio Virgem de Maria se encarna Aquele que vem para governar com a Força de Deus e inaugurar o Reino de Paz, sobretudo para os pobres da terra (Isabel e sua Família).   

Após receber a Anúncio do Anjo Gabriel de que seria a Mãe de Jesus, o Filho de Deus, Maria dirige-se apressadamente à região montanhosa da Judéia, para a casa de Isabel, sua parenta que estava grávida e era idosa.   Essa atitude de Maria nos orienta para a preparação imediata para o Natal: colocar-se à serviço daquele (a) que estiver precisando de nós!

O Encontro das duas mulheres é revelador pois as palavras de Isabel revelam a grandeza de Maria por conta Daquele que Ela traz em seu ventre: como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a sua saudação chegou em meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem aventurada aquela que acreditou pois se cumprirá TUDO aquilo que o Senhor falou ao teu respeito!

A realização dessa Promessa nos leva a acreditar que Deus, em Jesus, no oferece a Vida Nova que Ele tem para cada um (a) de nós!   Jesus é o Sacerdote, a Oferenda e o Altar do Sacrifício que apaga, de uma vez por todas os nossos pecados (Segunda leitura - Hb 10, 5-10).   É no Corpo Encarnado de Jesus que a nossa Salvação se torna real, verdadeira.   O Natal que se aproxima é a Solenidade que nos revela que Deus é Fiel às Suas Promessas!

Que Deus nos ajude a viver essa reta final do Tempo do Advento buscando a preparação que possibilitará o Seu Nascimento em nós e, por meio de nós, no mundo. Assim seja!

Oremos:

Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a Encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e morte de cruz, à glória da ressurreição!   Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Boa Celebração para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário