quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

III Domingo do Advento: "A ALEGRIA é fruto da OBEDIÊNCIA à PALAVRA DE DEUS!" - 13 de Dezembro de 2015

Queridos irmãos e irmã, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade à nossa Caminhada de Fé nesse Tempo do Advento, vivemos, com a Igreja no Mundo, as ALEGRIAS do III Domingo e, hoje, a Liturgia nos oferece a possibilidade de experimentar a graça da chegada de Deus em nosso meio: a alegria é o fruto imediato de Sua chegada e, para tanto é preciso se perguntar como os interlocutores de João, o Batista: "O que devemos fazer?"

Assim, a Primeira Leitura (Sf 3, 14-18a) já traz no início o convite à Alegria: Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo coração, cidade de Jerusalém!  Num contexto de final de Exílio na Babilônia, esse convite parece até "brincadeira" e, a pergunta surge logo: Por que cantar, rejubilar e exultar de alegria quando a situação é totalmente contrária a tal sentimento? O próprio profeta nos dá a resposta logo em seguida: a sentença contra o povo foi revogada pelo Senhor e os inimigos do Povo foram afastados e, o próprio Deus se tornará Rei de Israel, permanecendo junto dele, de modo que não sentirá mais medo!   Quanta coisa maravilhosa a chegada de Deus em nosso meio é capaz de produzir mas, em contrapartida, será preciso vencer o medo, o desânimo e fazer a nossa pate para que o Senhor nos perceba preparados para a Sua Presença em nosso meio.

Aqui, a Primeira Leitura nos oferece o "gancho" para a ligação com o Evangelho (Lc 3, 10-18) sequência do texto de Domingo Passado quando nos foi apresentado a pessoa de João, o Batista como a voz que grita no deserto: aplainai o caminho do Senhor e endireitai suas veredas!   Depois dessa apresentação, vemos João seguindo pelas margens do Jordão, pregando e ministrando um Batismo (daí, o titulo de Batista = Batismo) para a Conversão dos Pecados que promoveria a preparação para a chegada do Messias.  

Hoje, temos três grupos de pessoas que vão ao encontro do batista com a pergunta: "O que devemos fazer?" e, as respostas oferecidas nos faz pensar que a Conversão implica, sobretudo, numa mudança de vida, de postura diante das situações: ao povo, o Batista pede que aprenda a PARTILHAR o que tem com aqueles que não têm; aos cobradores de impostos, a ordem é que não cobrem além do que está previsto, não explorem os mais pobres; aos soldados, ordena que não usem da força para intimidar e extorquir a população mais carente, além de não fazer falsas acusações, contentando-se com o salário recebido!

Como podemos perceber, a preparação para a chegada do Messias, exige de nós uma mudança em nosso comportamento, sobretudo, com relação aos irmãos e irmãs que Deus, em Seu Infinito Amor, colocar em nossos caminhos: reconhecer o outro como nosso irmão é fundamental para que tais mudanças ocorram!

Na segunda parte do Evangelho, percebemos que o Povo começa a pensar que o Batista seria o Messias mas, com muita humildade simplicidade, João declara que ele não seria digno de desamarrar as sandálias Daquele que estava para chegar pois o Batismo do Senhor é no Espírito e Fogo para a limpeza geral de nossas vidas!   O Senhor fará a limpeza recolhendo o TRIGO no celeiro e queimando a palha (o que não presta) no fogo que não se apaga!

É vivendo dessa forma que a Alegria procedente de Deus nos alcança e, o Apóstolo Paulo, na Segunda Leitura de hoje (Fl 4, 4-7) nos exorta a viver: Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos!  a vida bondosa deve ser alimentada pois o Senhor está chegando.  Não se envolver com o mundo, evitar as preocupações (Evangelho do I Domingo: gula, embriaguez e preocupações) apresentando a Deus todas as nossas situações vividas, é o caminho seguro para a manutenção de nossa serenidade, alegria e amor.  Dessa forma, nossos corações e pensamentos serão preservados do mal e do pecado para o Dia de nosso Senhor!

Que Deus nos ajude a viver a nossa vida de acordo com Sua Santa Vontade! Assim seja!

Oremos:
Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor,d ai chegarmos às ALEGRIAS da SALVAÇÃO e celebrá-las sempre com intenso júbilo na Solene Liturgia! Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário