segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Santa Missa do Dia de Natal: "E a Palavra de se fez carne e habitou entre nós!" - 25 de Dezembro de 2015

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dando continuidade às Alegrias das Celebrações do Natal do Senhor, vivemos, hoje, o Dia do Natal!  A Palavra dessa Celebração vem ao nosso encontro para nos revelar a busca incessante de Deus, no correr da História, para se COMUNICAR com os Seus!

Assim, inicio a nossa reflexão com a Segunda Leitura (Hb 1, 1-6) em que o Escritor Sagrado nos fala, logo de cara, que Deus desde os tempos antigos buscou se comunicar com os homens e mulheres de muitos modos e, para tanto, desejando fazer chegar aos ouvidos dos Seus a Sua Mensagem de Salvação, Ele (Deus) se utilizou dos Seus Mensageiros, os Profetas.   No entanto, a História da Salvação nos revela que, nem sempre, tais Mensageiros eram ouvidos e Suas Mensagens, consideradas.   Assim, percebendo Deus tal situação, nesses tempos que são os últimos, Deus nos falou por meio de Seu Filho = Herdeiro de todas as coisas e partícipe da Criação de Tudo!  Em Jesus, o Filho Unigênito, Deus se comunica de forma definitiva e, após tal evento salvador, não há mais nada para ser comunicado.   Ele é o Filho revelador da Faze Amorosa e Misericordiosa do Pai!

No Evangelho (Jo 1, 1-18) vemos São João ligando o Senhor Jesus aos primórdios da História da Salvação: Jesus é a Palavra Criadora do Pai que organiza o caos que era o mundo.  Ela (Palavra) sempre esteve com Deus e é Deus com Deus.   Após o pecado das origens, o Ser Humano desorganizou o mundo, levando-o, novamente, à experiência do caos.   Durante muito tempo, Deus buscou trazer o Ser Humano para junto Dele (por meio dos Profetas - II Leitura de hoje) mas, os mesmos não deram ouvidos à Sua Palavra.  Por conta disso, Deus achou por bem após várias tentativas de se comunicar com os homens e mulheres, encarnar a Sua Palavra, permitindo-Lhe o nascimento como Homem no meio dos homens para Salvar os homens.   A Palavra que no princípio organizou o caos se Encarna para promover, de novo, tal organização.   A Vida da Palavra Encarnada nos revela quem é Deus e qual é a Sua vontade a nosso respeito mas, nem sempre nós damos ouvidos - como os nossos antepassados - à Sua Mensagem.   A Palavra Encarnada nos orienta pelos caminhos da Luz do Pai mas, nós preferimos as trevas à Luz que da Palavra se origina pois, apegados aos nossos pecados não conseguimos nos aproximar da Mesma.

Experimentar a Graça do Nascimento de Jesus - Palavra de Deus em nosso meio - deve nos levar ao anúncio da Sua Presença entre nós.  Este é um anúncio de Salvação que tendo Deus por origem deseja atingir a todos, sem exceção!   A Primeira Leitura (Is 52, 7-10) nos fala da felicidade quando vemos e ouvimos aquele que foi enviado por Deus para anunciar a Sua Paz a Sua Salvação.   Quando damos ouvidos ao anúncio da Salvação nos tornamos novos e alegres, deixando para trás tudo que nos transformou em ruínas, transformando nossas vidas em dor, luto e sofrimento!

Que o Natal do Senhor nos possibilite a graça de ouvir a Palavra de Deus e a ela darmos ouvidos!   Assim seja!

Oremos:

Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade!   
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Um Bom e Santo Natal para todos (as)!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário