segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Santa Missa da Noite do Natal (do "Galo"): "Eu vos anuncio uma Grande Alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na Cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor!" - 24 de Dezembro de 2015

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Depois de uma caminhada de 26 dias nos preparando (Tempo do Advento), eis que chegamos às Alegrias das Celebrações do Natal do Senhor.   Aquele que fora anunciado pela boca dos profetas (Isaías, Baruc, Sofonias, Miquéias e, sobretudo, João, o Batista) nasce no meio dos pobres e a eles se manifesta em sua humilde grandeza e, reconhecê-Lo só será possível se tais sentimentos estiverem presentes em nossas vidas (para tanto nos preparamos durante o Advento).

A Palavra de Deus dessa Santa Noite nos coloca frente a frente com a grandeza de um Deus que por Amor às Suas Criaturas, se faz Homem e nasce em nosso meio para nos oferecer, novamente, a possibilidade de Salvação!   A compreensão do Mistério dessa Noite nos clareará a beleza e a Verdade da nossa Fé!

A Primeira Leitura (Is 9, 1-6) nos fala de um povo que está envolvido nas trevas, nas sombras da morte mas, de repente, contempla uma grande transformação dessas situações: uma Grande Luz Resplandece! Estamos refletindo o período terrível da História da Salvação conhecida como Exílio da Babilônia que provocou enormes dores e sofrimentos à Vida da Comunidade dos Filhos e Filhas de Deus.   Depois de ter experimentado o esplendor da glória e do poder, o Povo se viu obrigado a voltar aos tempos difíceis da Escravidão Egípcia (agora na Babilônia - 587 a.C.).   Tudo parecia perdido, sem sentido e, sem saída.  A Esperança e a Fé estão minguando pois, humanamente falando, o Exílio não parecia ter saída.   No entanto, quando não há saída para o homens e mulheres, Deus a oferece, gratuitamente aos seus por Amor.   No meio da escuridão, a Luz de Deus irá brilhar e, com o auxílio dessa Luz, encontrar a saída será questão de tempo pois sob a Luz de Deus tudo fica mais fácil: alegria, felicidade, regozijo são os frutos da Presença da Luz na Vida da Comunidade (ceifeiros na colheita ou guerreiros que dividem os despojos).   O jugo que oprime o povo - carga sobre os ombros e orgulho dos fiscais - Deus está para abater como nos dias de Madiã.  Botas e trajes manchados de sangue os inimigos serão queimados e devorados pelas chamas!

Por que tudo isso? O que está para acontecer que gerará tais transformações na Vida do Povo: nasceu um Menino, um Filho nos foi dado trazendo no Seu Nome o significado do Seu Nascimento: Conselheiro Admirável, Deus Forte, Pai dos Tempos Futuros, Príncipe da Paz!   Um Novo e Grandioso Reino será inaugurado e a Paz perdurará sobre o Reino de Davi = consolidados por conta da Justiça e Santidade de Sua Vida!   Tudo isso é obra do Amor Zeloso de Deus!

Essa profecia de Isaías nunca foi contemplada pelo Povo do Primeiro Testamento pois, para nós, ela se realiza em sua plenitude quando nasce no meio dos homens Jesus, o Cristo!   Assim, tal Leitura nos prepara para a compreensão exata do Texto Evangélico dessa Noite (Lc 2, 1-14).

O Evangelho da nossa Celebração inicia citando a ordem do Imperador Romano que, desejando saber o números dos seus súditos em todo o Território Imperial, decreta um recenseamento, obrigando todos a voltarem às suas respectivas cidades de origem para se alistarem.   É nesse contexto que José, descendente de Davi deve subir de Nazaré onde morava a Belém, onde nascera.  Nesse tempo, Maria já está prestes a dar à Luz ao Seu Filho Primogênito.

A Cidade está lotada e não há lugar para eles em nenhuma hospedaria e, como completou-se o tempo para a o nascimento, Maria deu à Luz e acabou depositando o Seu Filho no cocho que servia para alimentar os bichos que viviam naquele local e, rasgando pedaços de tecidos de suas próprias vestes, enrola o recém-nascido em faixas.

Todo esse cenário coincide com o nascimento dos filhos dos pobres (representados pelos pastores) e serão estes os privilegiados que acolherão o anúncio feito pelo Anjo de que havia nascido para eles um Salvador que era o Cristo Senhor.   Deus se faz Homem e, para tanto, escolhe (para nos desconcertar) a identificação com os últimos desta terra e é para estes que a Salvação chega em primeiríssimo lugar e, mais tarde, será para todo o Povo que a acolher como Ela é e se fez conhecer!  Ao Anjo que anuncia a chegada do Emanuel = Deus-Conosco, se junta um multidão da Milícia Celeste que cantam: Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade!

Acreditar na Verdade dessa Noite exige de cada um de nós mudanças em nosso modo de conduzir a nossa vida.  A Segunda Leitura (Tt 2, 11-14) nos revela que a manifestação de Deus nos trouxe a Salvação e, de agora em diante, é importante abandonar a impiedade e as paixões mundanas, vivendo com equilíbrio, justiça e piedade.   O nascimento de Deus resgata a nossa vida maldade e purifica cada um de nós que formamos o Seu Novo Povo!

Que a Celebração dessa Noite Santa nos ajude a viver de acordo com a Vontade de Deus!   Assim seja!

Oremos:
Ó Deus, que fizestes resplandecer esta Noite Santa com a Claridade da Verdadeira Luz, concedei que, tendo vislumbrado na Terra este Mistério, possamos gozar no Céu sua Plenitude!
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos (as) e um Excelente Natal para todas as Famílias!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário