quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"Festa de Exaltação da Santa Cruz: A Cruz sinal de Salvação para os Crentes!" - 14 de Setembro de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Celebramos, hoje, com toda a Igreja a Festa da Exaltação da Santa Cruz e, para nossa Comunidade Paroquial em especial, tal Festa Litúrgica tem um sabor especial pois marca a Festa da nossa Padroeira Principal: somos a Paróquia "SANTA CRUZ"!

Quando uma Comunidade que está nascendo escolhe o seu Padroeiro ou Padroeira é importante entender que tal escolha não é por acaso.   A escolha do Padroeiro ou Padroeira está diretamente ligada ao caminho que aquela Comunidade pretende seguir para atingir o seu principal objetivo: alcançar a SANTIDADE!   Daí, tal escolha significa dizer para o mundo que aquela Comunidade decidiu buscar a Santidade seguindo pelo caminho trilhado por aquele irmão (ã) escolhido como Padroeiro (a).   Assim sendo, é importante que a Comunidade conheça a Vida do escolhido (a) para trilhar pelo caminho que a Igrja propôs com a decretação da santidade daquele santo (a).

A nossa Paróquia, diferentemente das demais não tem um irmão (ã) que foi decretado, pela Igreja santo (a), mas temos um objeto (a CRUZ) como nossa Patrona Maior.   Às vezes, as pessoas mesnos avisadas nos questionam: "mas, quem é esta Santa?" ou: "nunca ouvimos falar de uma Santa com o nome de Cruz! Quem é ela?"   Confesso que quando ouvi tais comentários (pelo menos no início) esboçava um sorriso pois achava muito engraçado as pessoas não atinarem para o fato de que a nossa Patrona não é uma Pessoa mas o próprio objeto: A Cruz de Cristo!   Veneramos, ou melhor adoramos a Cruz não por ela (objeto em si) mas por conta Daquele que nela morreu por Amor da Humanidade e, aqui, poderíamos afirmar que o "Próprio Jesus é o nosso Patrono" pois foi ele quem concedeu à Cruz as condições para ser a nossa Padroeira.   Veneramos, adoramos não o objeto em si mas Aquele que nela entrgou a sua vida por nós.

Assim, a nossa responsabilidade é imensa pois, pensando a escolha da Padroeira como sendo a afirmação de que aquela Comunidade quer ser santa tal qual o escolhido (a) o foi, em nosso caso em particular, não temos um homem ou mulher que a Igreja decretou a sua Santidade por terem levado uma vida que os aproximou, e muito, da Fonte da Santidade; para nós, o próprio Autor da Santidade, o próprio Deus revelado em Jesus é o nosso Patrono, representado pelo instrumento escolhido para que tal Salvação fosse efetuada de forma definitiva e única.   Celebrar a "EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ" deve nos conduzir à reflexão sobre a forma de vida que devemos ter de modo a sermos fieis à escolha que fizemos.   A Cruz e tudo aquilo que ela evoca deveriam ser manifestados por todos os que participam de nossa Comunidade Paroquial, isto é: AMOR, COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA, DOAÇÃO...  É isto que a Palavra de Deus desta Festa nos revela.   Vejamos:

Na Primeira Leitura (Nm 21, 4b-9) temos o relato da "Serpente de Bronze do Deserto".   Neste relato percebemos a impaciência do povo que atravessava o deserto: cansaço, fome, nojo do "alimento miserável = maná".   O povo não consegue entender os caminhos de Deus e, perdendo a paciência com Moisés, a perdem, também, contra Deus.   Reclama, murmura e, como "castigo" é atacado por serpentes de bronze.   Neste momento, o povo se desperta para o erro da "reclamação", do não reconhecimento de Deus que caminha com ele e, acaba pedindo ajuda: "Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti!" - afirma!   Neste momento, Moisés, líder do povo, intercede pelo povo junto de Deus e, Este, atende à intercessão.   Diz: "Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e OLHAR para ela viverá!"   Assim foi feito e o povo que era mordido, ao contemplar a serpente na haste, ficava curado!

Esta Primeira Leitura nos prepara para compreendermos o Evangelho de hoje (Jo 3, 13-17).   A conversa de Jesus com Nicodemos nos faz compreender que, em primeiro lugar, o texto da Leitura dos Números escondia a ideia de que, não era o fato de olhar para a "serpente" que curava mas, a capacidade que aquele objeto possuía de remeter aquele que fora mordido ao Senhor e Guia de sua vida, isto é, Deus.   Na verdade, era Deus quem curava e não a "serpente em si" que não tinha tal poder.   Olhar para a "serpente" reconduzia a pessoa para reconhecer o seu erro (reclamação) e, produzia o desejo de voltar-se para Deus.   Isto é importante e, Jesus, neste trecho do Evangelho de São joão retoma com Nicodemos.   Diz: "Assim como Moisés levantou a serpente de bronze no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos que Nele crerem tenham a vida eterna!"   A morte de Jesus na Cruz (sua suspensão da terra para o Alto da Cruz) será a grande manifestação da Salvação = Vida Eterna oferecida por Deus à Humanidade Inteira (Todos).   Este fato (erguer-se na Cruz) é a grande manifestação do Amor Infinito do Pai que não quer condenar mas SALVAR o MUNDO!   

Daí, entendemos que celebrar a Festa da Exaltação da Santa Cruz deve nos conduzir para este pensamento: "O AMOR INFINITO DE DEUS PELO MUNDO!"   Participar de uma Paróquia que tem a SANTA CRUZ como Patrona deve gerar em nós os mesmos sentimentos pois, como afirmamos no início do texto, a escolha do Padroeiro (a) é a manifestação que a Comunidade faz da forma que deseja viver para alcançar o seu objetivo maior, isto é, a SANTIDADE!

Assim, a Cruz é nossa Padroeira Maior e deve nos levar a enxergar para além dela enquanto mero objeto.   Contemplar a Cruz deve nos levar a enxergar TUDO o que ela traz a partir do momento que trouxe, ou melhor, levantou em seus braços o Autor de nossa Salvação.   Tudo que a Cruz manifesta a partir de então deveria ser buscado, de forma incansável, por todos (as) aqueles (as) que participam de nossa Paróquia Santa Cruz.   Mais do que qualquer outra Paróquia, a nossa tem a obrigação de manifestar por palavras e ações o Grande Amor Salvador de Deus pelo Mundo pois esta é a grande lição da Cruz!

É esta a grande revelação que São Paulo faz na Segunda Leitura de hoje (Fl 2, 6-11) quando nos descreve todo processo de "aniquilamento" do Filho de Deus=Jesus para Salvar Nome que está acima de todo nome".   Esta atitude O fez ser reconhecido como "Senhor".

Que bom nos reunirmos, hoje, para esta Festa Litúrgica que nos oferece oportunidade para refletir sobre tantos pontos importantes em nossa Caminhada de Fé.

Peçamos hoje e sempre a Deus Pai que nos conceda a graça de revelar, com nossa vida todas as lições procedentes da Cruz, assim seja!

Um comentário:

  1. Somos nós que devemos agradecer por você está sempre presente em nossas vidas,fazendo com que sejamos melhores SEMPRE.

    ResponderExcluir