terça-feira, 13 de setembro de 2011

"V Retiro de Lideranças da Paróquia Santa Cruz: Nós somos o Perfume de Cristo para Deus!" - 07 de Setembro de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Gostaria de registrar, aqui, um pouco daquilo que foi o nosso V Retiro de Lideranças, ocorrido no último dia 07/09 e que teve como tema o versículo da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios, capítulo 2, versículo 15: "Nós somos o Perfume de Cristo para Deus!"   Apesar de já estarmos no dia 13/09, não poderia deixar de registrar, em poucas palavras, o que foi aquele dia de graça em nossa Comunidade Paroquial.

Bem, começamos o dia com um momento de Oração que nos apresentou a tônica do retiro.  A partir de um texto do Oséias 4, refletimos sobre os nossos pecados na nossa relação com Deus e, ao mesmo tempo, sobre a necessidade que temos de nos deixar conduzir por Deus (Aquele que, de fato, no ama) para o "Deserto" = local do Primeiro Encontro e, aí "ouvir a voz de Deus que quer nos falar.   Este Deus que nos conduz ao Deserto tem o melhor para nós e não nos quer correndo atrás dos "amantes" que só desejam nos explorar e enganar.

Depois da Oração Inicial, partilhamaos um café da manhã e, logo em seguida fomos alertados sobre a necessidade que teríamos de passar aquele dia na escuta da voz de Deus e, para tanto, o silêncio seria extremamente importante e necessário.   Aonde há barulho, Deus costuma silenciar, ou melhor, mesmo que Ele fale, não O escutaremos.

Assim, partimos para a nossa primeira reflexão sobre o tema do nosso Retiro.   Partindo do texto de II Cor 2, 15 fomos analisando a importância que temos de exalar o suave perfume pelo mundo, pelo nosso meio.   entendemos que exalar o perfume ou o mau cheiro dependerá de nossas atitudes frente ás situações que a vida nos coloca.   Estar atento para reproduzir em nós os sentimentos de Cristo será fundamental para todo aquele 9a) que deseja ser sinal de Deus neste mundo.

Explicado o nosso tema, partimos para nossa segunda reflexão (após um momento de deserto) e, a aprtir daqui, fomos vendo algumas atitudes que haviam em Cristo Jesus e, que nós somos convidados a reproduzir em nossa vida para exalar o "Seu Suave Perfume".   Nesta segunda reflexão, falamos da Paciência a partir da Parábola do Joio e do Trigo (Mt 13).   Vimos que não nos é dado o poder para arrancar o joio pois poderíamos fazer perder até o que presta na plantação.   Temos que c ontinuar fazendo o nosso trabalho e, no final, Deus fará a separação daquilo que presta (guardando-o no celeiro) do que não presta (queimando-o no fogo que não se acaba).   Importante saber que o que não presta não é a pessoa (imagem e semelhança de Deus) mas, sim, as suas atitudes erradas.   Vimos, também, que não é possível fazer tal separação antes do fim pois a linha que divide o bem do mal não passa entre as pessoas, os grupos etc, mas passa dentro de cada um de nós pois o joio é semeado no mesmo local do trigo.

Na terceira reflexão (após o deserto), fomos convidados a refletir sobre a Misericórdia e, para tanto vimos o texto de Lc 7, quando na casa de Simão, Jesus é supreendido pela ação da pecadora que lava seus pés com lágrimas, seca-os com os cabelos e unge-os com perfume.    Esta atitude gerou um desconforto no fariseu Simão que duvidou da Divindade de Jesus, O criticando.    Jesus, por sua vez, repreende a atitude do fariseu revelando que aquela mulher demonstrou muito Amor porque muito foi perdoada.   Todo que recebe muito de Deus (e reconhece isso em sua vida) demonstra muito amor para com Ele.   O fariseu não se sentia em dívida com Deus e por isso não demonstrava amor por Ele.

Ainda antes do almoço, tivemos um momento com Maria e, na Oração do Terço, colocamos a nossa Comunidade sob a proteção da Virgem Maria.

Terminado o Santo Terço, fomos para o almoço, outro momento de confraternização da Comunidade Paroquial.

Retornamos com um Momento de Adoração ao Santíssimo (alíás, durante todo o tempo o Santíssimo esteve exposto para nossa Adoração Pessoal).   Neste momento, as reflexões anteriores foram retomadas e, cada um (a) pôde colocar alguma coisa que sentiu durante o dia (até aquele momento).      

Terminada a Adoração, tivemos a quarta e última reflexão e, agora, sobre o Amor e para tanto fomos auxiliados pelo texto de Lc 10 (Parábola do Bom Samaritano).   Vimos que o Amor deve ser manifestado em gestos concretos e, para que isso ocorra é importante que nos perguntemos, a cada instante, como nós podemos fazer para ser o próximo que o próximo precisa.   A nossa preoxupação não pode ser em descobrir quem é o nosso próximo mas em fazer-se próximo daqueles que estão precisando de nós.

Na Santa Missa de Encerramento vimos que precisamos "nos esforçar por buscar as coisas do alto aonde está o Cristo Ressuscitado" da Carta de São Paulo aos Colossences.   Dentro da Celebração, as pessoas puderam expressar o que significou aquele dia para cada uma delas.    Foram muito interessantes os testemunhos pois revelaram o aprendizado do dia e a necessidade que nós temos (sobretudo as lideranças) de ter uma parada para refletir sobre suas ações no correr do exercício do Ministério.

Queremos render graças a Deus por mais este Retiro e, pedir que continue derramando sobre todos nós o Seu Espírito e, que Tal Espírito nos auxilie a "exalar pelo nosso mundo o suave Perfume de Cristo" com as nossas atitudes.

Obrigado a todos que nos ajudaram na realização de mais este momento em nossa Comunidade: Secretária Paroquial, Ministério de Música do Terceiro Domingo de Manhã e às mulheres que se colocaram, mais uma vez à nossa disposição, cozinhando para nós!   que Deus abençoe cada um (a) e todos (as)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário