sábado, 3 de setembro de 2011

"XXIII Domingo do Tempo Comum: A Arte da Correção entre os Irmãos de Comunidade!" - 04 de Setembro de 2011

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Dentro da nossa missão de buscarmos a Santidade proveniente da nossa identidade com Deus - único Santo por excelência - estamos vivendo as alegrias do XXIII domingo comum e, neste domingo, a Palavra vem tratando de um assunto, um tanto quanto árduo, em nossas Comunidades: "como lidar=corrigir aquele (a), que convive conosco em Comunidade, mas que estamos percebendo que está errando?   Como realizar a bendita "Correção Fraterna?"

Esta é uma tarefa complicada pois nem sempre sabemos como lidar com tais situações por um lado e, por outro, ficamos receosos da maneira como o outro irá acolher tal correção.   Isso tudo somado acaba produzindo a reação mais cômoda porém a menos correta dentro da Vontade de Deus: nos afastamos e deixamos o erro seguir o seu curso na vida da Comunidade pois afirmamos que não temos nada haver com a vida dos "outros".   Este, como disse anteriormente, é o caminho mais fácil e cômodo mas, de modo algum, o mais correto pois a Palavra nos afirma que, em Comunidade somos responsáveis uns pelos outros de modo que tudo que afeta um membro afeta todo o Corpo Místico de Cristo, que é Sua Igreja.

Assim sendo, a Palavra deste domingo vem nos advertindo a darmos mais atenção a tal situação e, na graça de Deus, buscarmos a melhor maneira de "corrigir", ou melhor, trazer de volta o irmão (ã) que, por qualquer motivo (pecado) está se afastando ou colocando em risco a Vida Comunitária.

Na Primeira Leitura (Ez 33, 7-9), ouvimos Javé alertando o Profeta Ezequiel a respeito de sua Missão: "Foste colocado como sentinela sobre todo Israel!"   Vejam só que Palavra forte: o profeta é "SENTINELA", isto é, aquele que vigia sobre, que não deve dormir, cochilar pois deve guardar a propriedade para que estranhos não venham a roubá-la, danificá-la.   Ora, pelo Batismo nós nos tornamos parte de um Povo, todo ele Profético (além de Sacerdotal e Real).   Daí, podemos afirmar que tal Palavra é para nós que cremos Neste Deus.    Cada um (a) é esta Sentinela que de ve vigiar para que o mal não se sobreponha sobre a Propriedade de Deus que éo Seu Povo!   Esta vigilância consiste em estar atento para que as atitudes erradas não cresçam em nosso meio e, para tanto, é preciso "chamar a atenção" daquele que está no erro para que volte e viva.   A Palavra afirma que se "o Senhor nos mandar falar e nós não falarmos, o irmão que está no erro morrerá mas a culpa de sua morte recairá sobre nós!"   Olha o que diz a Palavra: "a culpa da morte, da perda de muitos irmãos recairá sobre nós caso nós não o alertemos sobre os riscos de sua conduta!"   Precisamos compreender que em Comunidade de Fé, as pessoas não chegam e passam por nós "por acaso" mas são colocadas em nosso caminho pela "Providência Divina" e, se é assim, somos responsáveis uns pelos outros pois Deus não realiza nada por acaso mas tudo tem sentido.   

Poderíamos, então nos perguntar: E se falarmos e o outro não escutar?   Aí, diz a Palavra que as consequências serão de responsabilidade do outro pois fizemos a nossa parte mas o outro não correspondeu.   Agora, uma pergunta: Será que fazemos TUDO e, mais ainda, TUDO e do JEITO DE DEUS e não do NOSSO?

É por isso que o Evangelho de hoje (Mt 18, 15-20) nos revela o jeito de agir, de modo a agradar o senhor, nestas circunstâncias.   Há um caminho, com etapas que devem se seguidas para se atingir o objetivo de resgate de nosso irmão que está no erro: conversa em particular, na presença de duas ou três testemunhas e, somente aqui, podemos levar o fato ao conhecimento da Comunidade.   Este é o Caminho proposto pela Amor.   Se analisamos a nossa conduta, quase sempre perceberemos que agimos ao contrário: partimos da publicação para todos da situação e vamos descendo até a conversa pessoal  e quando agimos assim, teremos o efeito contrário: não só não conseguiremos resgatar o irmão como, ainda, produziremos uma situação ainda mais constrangedora em nosso meio!   O Evangelho nos diz que precisamos buscar o acordo entre nós e nossos irmãos pois, somente assim, seremos atendidos pelo nosso Pai do Céu.   Entrar em comunhão é o caminho que salva, resgata e restaura a harmonia, a paz, o amor que o pecado havia quebrado.

Ora, para fazermos assim será importante que nos deixemos envolver, única e exclusivamente, pelo Amor (aliás, única dívida que podemos ter para com nossos irmãos).   É isto que o Apóstolo Paulo na Segunda Leitura (Rm 13, 8-10), nos afirma.   Para ele, o "Amor é o cumprimento perfeito da Lei!"   Toda a Lei e os Profetas estão resumidos no Amor Verdadeiro, Autêntico que tem em Deus a Sua Fonte!

Quando nos decidimos a ir ao encontro dos outros movidos pelo verdadeiro Amor, vamos com o desejo de somente fazer o bem pois, nos diz Paulo: Quem Ama não faz nenhum mal ao próximo!

Portanto, queridos irmãos, busquemos realizar em nosso meio o que a Palavra de Deus nos pede hoje e, em nome do Amor Verdadeiro sejamos capazes de ajudar todos aqueles que, por qualquer motivo, estão longe da Graça Divina pois, a salvação deles está estreitamente ligada à nossa própria.

OREMOS:

Deus de Amor e Bondade, louvado sois em Teu Filho Jesus que por Amor morreu por nós e nos deixou o Seu Espírito para continuarmos a Sua Obra.   Vos pedimos: derramai em nossos corações Este mesmo Espírito e, que Sua força agindo em cada um de nós, nos leve ao encontro de todos com o único objetivo de auxiliar no projeto de Salvação!   Isto pedimos ao Pai, por Jesus, na força do Espírito Santo!   Amém!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário