terça-feira, 20 de setembro de 2011

"A Ignorância das Escrituras é a Ignorância do Próprio Deus!" - São Jerônimo

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Estamos encerrando o mês de setembro que, para a Igreja no Brasil, tem um "sabor" especial pois celebramos o "Mês da Bíblia".   Ter um mês dedicado à Bíblia não deve significar que, nos demais meses, a Palavra não deva ter importância para a a vida das Comunidades mas, que neste mês, toda a Igreja no Brasil é convidada a refletir sobre o valor que esta Palavra possui para aqueles (as) que querem viver de acordo com a vontade de Deus. 

Para nós, os crentes, a vida que temos é Dom que Deus nos concedeu e, portanto, a nossa felicidade neste mundo está, necessariamente, atrelada à adequação da nossa vontade à Sua.   Viver bem implica em viver aquilo que Deus pensou, sonhou e quis pra cada um (a).   Assim sendo, percebemos que a grande vontade de Deus a nosso respeito é perceber que a "Sua Imagem e Semelhança" estão sendo restauradas em nós.   Sabemos que o trabalho de restauração exige, sobretudo, o conhecimento minucioso da obra na sua origem.   Dessa forma, se é verdade que devemos restaurar a "Imagem e Semelhança de Deus em nós", importa que saibamos quem é Ele, como se comporta, o que faz, suas preferências, o que não gosta e não quer ver em nós.   Isso exigirá o conhecimento da Palavra pois "Deus é, exatamente, aquilo que Ele diz de Si em Sua Palavra!"

É neste contexto que, o mês de setembro ganha importância para nós Cristãos Católicos do Brasil.   buscamos neste mês a compreensão mais apurada de Deus dando mais atenção à Sua Palavra: lê-La, meditá-La, compreendê-La e, acima de tudo, buscar vivê-La é nosso objetivo.   Não podemos correr o risco de trabalharmos em vão restaurando a "Imagem e Semelhança" não de Deus mas de um ídolo feito "à nossa imagem e semelhança".   Devemos amar, ser justos, generosos, misericordiosos, compassivos ... à moda de Deus (do Seu Jeito).

Se tivermos feito isso neste mês (buscar um maior conhecimento de Deus pelo estudo da Sua Palavra), teremos vivido bem este tempo de graça que o Senhor nos proporcionou.  

Que a nossa Igreja busque cada dia na Palavra a força que a impulsiona no cumprimento de sua Missão no Mundo!   Assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário