sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"A Passagem da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora em nossa Comunidade Paroquial: Experiência de Deus na Comunidade por meio dos Sinais de nossa Fé!" - 29 de Setembro de 2011

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cris Jesus!

Ainda estamos sob o impacto da belíssima Celebração que, nos comoveu a todos, por ocasião da passagem (ainda que rápida), dos sinais da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora que visita as Dioceses do País escolhido para sediar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Num primeiro momento, eu imaginava que seria uma experiência simples pois, decidimos muito rápido (somente no sábado passado - 24/09/11), pela manhã, esta passagem foi confirmada e, ainda mais, tínhamos a questão do dia e do horário (quinta-feira, às 16:30h - dia de semana e à tarde).   Mas, como estou vivendo um momento de não me "importar" com contrariedades, aceitei a proposta e, fiz o que poderia fazer.   E, mais uma vez, pude experimentar, de forma muito concreta, a máxima da fé que diz que quando fazemos tudo que podemos e confiamos na Graça de Poder de Deus que vem ao encontro de nossas limitações, TUDO SAI ALÉM DO QUE IMAGINAMOS!

Quem esteve conosco, comcerteza, percebeu o que estou querendo dizer.  É difícil expressar com palavras, emoções fortes e profundas (sobretudo, experiência de Deus).   Mas, foi isso que pude perceber e experimentar.   Aos poucos, a Igreja foi sendo envolvida por um "clima" de paz, harmonia, fé e, na medida em que as pessoas iam chegando, mais conseguia perceber isso.   Nem o atraso, provocado pela Paróquia da Diocese de Santo Amaro (Santa Gertrudes)  na entrega dos Sinais, provocou algum sentimento negativo entre nós mas, ao contrário, a demora foi gerando mais expectativa na Comunidade que, reunida, louvava, cantava, rezava (parece que foi providencial o atraso pois quando os Sinais chegaram, foi uma explosão de emoções em todos com os quais nossos olhares se cruzavam).

Por volta das 17:30h (01 hora de atrase), avistamos o Caminhão do Corpo de Bombeiros chegando e, juntamente com ele, os Sinais que esperávamos tão ansiosos.   Já na Porta da Igreja, a primeira emoção pois, ao estacionar, o caminhão foi recebido com um aplauso espontâneo que aumentou a emoção nos presentes.   Outro ponto alto foi a entrada na Igreja dos Sinais ao som da música oficial da JMJ que dizia: "NO PEITO EU LEVO UMA CRUZ, NO MEU CORAÇÃO O QUR DISSE JESUS!".   A Igreja "veio à baixo", quase que literalmente.   A Celebração, foi à parte.   Ouvimos as plavras do Pe. Wilson (Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude de nossa Diocese) que nos explicou o sentido dos Sinais e, conclamou a Juventude da Paróquia para a aprticipação do "Dia Nacional da Juventude - DNJ", dia 23/10/11.   Seguimos com a Celebração, de forma muito tranquila mas, sem perder a emoção (estampada no rosto dos presentes - extasiados diante dos Sinais).  

Na homilia, refletimos sobre a necessidade de sermos como Anjos para os nossos irmãos e irmãs e, para tanto era necessário seguir pelos caminhos do Senhor Jesus e, estes, implicavam a presença da Cruz.   Vimos Nossa Senhora como aquela que esteve de pé diante da Cruz do Senhor, sem desistir.

Outro ponto alto da Celebraçã se deu já no final da mesma: os jovens ficaram ao redor dos Sinais e, com toda a Igreja ajoelhada, entoamos o canto de louvor que mostrava na sua letra a entrega do Senhor na Cruz por Amor de nós todos.   Depois, cantamos o canto de Nossa Senhora da Paz, música oficial do Final de Semana de Jovens com Cristo - Movimento Jovem de nossa Paróquia. 

Por fim, a despedida foi outro momento à parte.   A saída dos Sinais da Igreja se deu debaixo de aplausos, cantos e emoções tais quais a chegada dos mesmos.   Postos no caminhão do Corpo de Bombeiros, saímos numa longa Carreata, rumo à Catedral Diocesana.    A entrega dos Sinais na Catedral foi outra emoção.

Podemos falar que estes Sinais fora providenciais em nossa Paróquia, fechando o Mês de Setembro - Mês de nossa Padroeira, a Santa Cruz - e, acredito, plenamente, que todos (as) que aqui estiveram puderam sentir a força da Fé de tantos irmãos e irmãs unidos num mesmo objetivo: a busca pela Santidade, pelo cumprimento da Vontade de Deus em nossas vidas.

A nossa Paróquia viveu momentos fortes de Fé neste mês e, espero, piamente, que possamos aproveitar todas as graças que o Senhor, em Sua Infinita Bondade, nos proporcionou!

Aproveito para agradecer a todos os paroquianos, aos grupos de trabalho que, de uma forma ou de outra, colaboraram para tudo que vivemos (sobretudo, a passagem dos Sinais); agradeço, também, a dedicação do pessoal do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar que, não fosse o trabalho dedicado deles, parte do trabalho ficaria comprometida.   Que Deus abençoe a todos (as)!

E, da minha parte, muito obrigado pela presença e apoio de cada um (a)! 

Um comentário:

  1. Padre realmente foi uma emoção muito grande para todos nós.Acho que até o atraso foi providencial...assim deu para mais pessoas chegarem e viver esse momento lindo que foi a passagem dos Sinais em nossa paróquia.
    Como o Sr.disse fechando o mês da Nossa Padroeira e Abrindo o mês de outubro que comemoramos o dia de Nossa Senhora (Padroeira do Brasil).

    ResponderExcluir