terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Por Amor à Rosa, é preciso Suportar os Espinhos!"

Queridos irmãos irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

A vida que vivemos é cheia de altos e baixos e, se formos sinceros conosco mesmos, perceberemos que, na maior parte do tempo, ela (vida) vem marcada por baixos.   A felicidade, para todos nós, acaba ficando restrita à momentos que, no deserto do nosso cotidiano, funciona como um "oásis" que restaura as forças para suportarmos mais uma "avalanche" de dificuldades.   Parece que Deus, percebendo que não estamos suportando mais, nos concede "flashes" de alegria de modo a antevermos o "céu" que nos aguarda e, assim, podermos continuar a nossa missão neste mundo. 

Penso a vida como uma subida pelo caule de uma rosa, olhos fitos na beleza de suas pétalas, quase que hipinotizado pelo perfume que dela exala porém, atingí-la, é uma luta pois os espinhos estão por toda a parte: uns pequenos, outros maiores, uns com pontas arredondadas, outros ponteagudos mas, sempre e sempre, espinhos que furam, machucam e, para muitos é a grande causa da desistência da caminhada e, portanto, o motivo do fracasso.   Para muitos, suportar as dores produzidas pelos espinhos não é possível e, neste caso, desisitir se torna a única saída; já para outros, o olhar fixado no objeto que o atrai (a rosa e sua beleza) e, a inebriação que o perfume dela produz, dá forças para continuar rumo à meta proposta.

A vida me parece dividida entre estas duas categorias de pessoas: as que desistem e as que persistem!   A diferença entre elas vem da clareza, da fixação, do foco que se tem ou se perde no correr da vida.   Para ambas, a vida não é fácil pois a subida pelo caule da rosa e a presença dos espinhos é comum.   Não é possível atingir a beleza da rosa a não ser trilhando pelo caule repleto de espinhos.   Assim é a vida!

Vivemos, cada dia, tendo que vencer obstáculos para chegarmos ao final do mesmo e termos os nossos objetivos alcaçados: corremos, estudamos, trabalhamos, atendemos pessoas e, entre uma atividade e outra, talvez, algo nos faça sorrir por alguns momentos.   Alguns, chegam ao final do dia sem reconhecer nada, nem ninguém que os faça sorrir.   Ainda assim, a Vida deve valer à pena sempre!

Para nós que cremos, esta verdade é fundamental e, portanto, alimentar a Fé constantemente, é fundamental.   Diante das dificuldades, temos a necessidade de enxergar além e, assim, continuarmos contra tudo e contra todos.  

A Imagem de Jesus na Cruz deve ser o nosso modelo e, a sua contemplação diária deverá produzir em cada um de nós a força para vencer sempre e nunca desistir.   Por isso, quando a dor parece insuportável, quando aquele que amamos nos trai, quando um problema não é resolvido do jeito que pensamos, quando muitos nos fecham portas, quando a solidão se abate, quando a doença chega, quando o emprego vai, quando os planos fracassam ... não desanime!   Contemple a Cruz e Aquele que nela está pregado e, lembre-se: foi a fidelidade, até o fim, que O levou a vencer a Morte e Ressuscitar para uma Vida Nova!

Por isso, nunca desista pois, mais cedo ou mais tarde, tudo encontrará o seu termo e, o termo da vida é a Rosa com sua Beleza e seu Perfume!

Pense nisso!

2 comentários:

  1. Padre, realmente viver vencendo os obstáculos é muito difícil, machuca e chega a nos deixar sem vontade de continuar, principalmente quando estamos num momento muito frágil de nossas vidas. Só a força que sentimos por saber que Deus está sempre conosco, e o amor com que Ele nos protege, é que nos dá condições de continuar, sem nos deixar prejudicar pelos espinhos e na esperança de sentir, no final, o
    perfume da Rosa.

    ResponderExcluir