quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"Visita Pastoral: A Presença de Cristo entre Nós na Pessoa do nosso Pai e Pastor Dom Luiz Antônio Guedes!"

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Durante alguns dias (de 08/09 até 11/09) tivemos a grata satisfação de ter, entre nós, a presença de nosso Pastor Maior Dom Luiz Antônio Guedes que veio para conviver conosco e nos ajudar a crescer na fé, na esperança e, sobretudo no amor e, assim sendo, nos ajudar, também, a ser mais Igreja.   Foram dias de encontros, celebrações, visitas e de intensa convivência que, diga-se de passagem, foi o grande objetivo da Visita Pastoral.

No dia 08/09, às 20:00h tivemos a Celebração de Abertura da Visita e, logo de cara, o Dom Luiz nos deixou mais relaxados pois falou que não estava entre nós com o objetivo de fiscalizar mas de conviver, de conhecer melhor a Paróquia e o Padre e, portanto, estava "se mudando de mala e cuia para a casa paroquial".   Foi a Festa da Natavidade de Nossa Senhora e, o Dom Luiz falou sobre o nascimento de Maria e todo o aspecto miraculoso que envolveu o mesmo.

No dia 09/09 pela manhã e à tarde, o Dom Luiz e eu fizemos visitas aos doentes das nossas comunidades e, foi uma experiência forte de Deus manifestada no carinho e emoção dos mesmos que nos receberam para a Unção dos Enfermos.   Almoçamos na casa de uma família da paróquia e, após o almoço, foi feito a conferência dos nossos Livros de Registros.   À noite, durante a Celebração da Eucaristia, o Dom Luiz investiu 48 Ministros Extraordinários (da Comunhão Eucarística e da Palavra) para o exercício nos próximos dois anos.   Na sua homilia, foi ressaltado o papel da Igreja, Povo de Deus (hierarquia e leigos) com citações da Lumen Gentium (documento do Concílio Vaticano II).   Após a Celebração, houve uma confraternização no Salão Paroquial. 

No dia 10/09, iniciamos o dia com uma reunião extraordinária do nosso Conselho Paroquial Missionário e Pastoral, aonde o Dom Luiz pôde escutar os nossos coordenadores falarem sobre os seus respectivos trabalhos em nossas Comunidades.   Foi falado um poco da história da Pastoral, do Movimento, do Serviço e, o que cada um deles faz de concreto entre nós.   Por fim, o Dom Luiz apresentou o nosso V Plano Diocesano de Pastoral, reforçando que o que fora apresentado está dentro do que se espera.   Deu como sugestão, a realização de "mutirões de visitas" (uma ou duas vezes por ano) quando todos fariam, de forma sistemática, missões em áreas específicas da Paróquia.   Terminamos a reunião com um almoço preparado pela Catequese Infantil e Batismo, no Salão Paroquial.   À tarde, os Casais se encontraram com Dom Luiz e, numa Conversa, mais ou menos informal, escutaram do Dom Luiz o incentivo para continuarem o trabalho em favor das Comunidades e, propos - quem sabe - a criação de uma pastoral de segunda união.   À noite, a Celebração foi na nossa Comunidade Santa Rita de Cássia, oq ue serviu de incentivo para todos (as) que participam da mesma.   Jantamos em uma família da paróquia.

No dia 11/09, celebramos às 09:00h, almoçamos em outra família e, à tarde, houve um encontro com a juventude e, como no encontro com os casais, depois de uma colocação do Dom Luiz houve uma conversa com os jovens e estes apresentaram as suas queixas, expectativas e anseios.   Foi pedido ao dom Luiz que a Diocese ofereça uma "espécie" de formação para líderes e, que haja, também, opções para os jovens pois, de acordo com eles, o mundo oferece muita coisa e, a toda hora, a todo dia e, fica complicado trazer o jovem para a Igreja sem ter o que apresentar.   Após o encontro, fizemos a Procissão da Santa Cruz pelas ruas da Paróquia e, chegada a Procissão, demos início à Celebração que encerrou a Visita Pastoral e, abriu o Tríduo Preparatório da Festa da Santa Cruz.   Durante a Celebração, o Dom Luiz falou que gostou muito da experiência de estar conosco e, percebeu que a nossa Paróquia é MUITO ALEGRE, MUITO FELIZ e, percebeu uma HARMONIA entre os membros e, entre estes e o Pastor da Paróquia.   Disse que gostou da recepção que teve por parte de todos e, que saía da Paróquia muito satisfeito com o que viveu por aqui.

Terminada a Celebração, após os agradecimentos, o Bispo voltou para sua residência com o convite de voltar, sempre que puder.

Entre uma atividade e outra, o Dom Luiz e eu rezávamos, conversávamos e, acima de tudo convivíamos nos permitindo um conhecimento mútuo.   Foram dias muito ricos que ficarão gravados em nossa memória e, esperamos que o nosso Bispo tenha ficado FELIZ em nosso meio!   Acredito que ficou! 

Um comentário:

  1. O que mais me chamou a atenção, em Dom Luiz, foi a sua simplicidade e abertura. Nós chegavamos com muito respeito e receio, afinal ele é o Bispo, e ele nos recebia com um abraço caloroso, todas as vezes que nos encontavamos. Ele é uma pessoa realizada, feliz, um sábio. Foi surpreendente a maneira como ele se colocou, nas homilías e nos encontros, como exemplo, relatando algumas atitudes cometidas na sua vida, seus pecados, e ele nos ensinou como devemos agir, o caminho que ele seguiu, para se converter.
    Um exemplo de humildade e amor para com Deus e para com todos nós, que estavamos presentes. Essa visita foi realmente gratificante e peço a Deus que abençoe Dom Luiz.

    ResponderExcluir