terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Continuação da Reflexão sobre a Festa da Apresentação do Senhor - 02 de Fevereiro de 2016 (terça-feira)

requintes de "pavor" para todos quantos não estiverem vivendo de acordo com a Vontade do Senhor.   Este que vem, vem para promover uma reviravolta na situação de pecado da Comunidade, vem para limpar e purificar a todos: Ele é como o Fogo da Forja e a Barrela dos Lavadeiros.   Assim como o Fogo da Forja faz desaparecer as impurezas dos metais preciosos deixando sobreviver comente o ouro bom e verdadeiro e, assim como a barrela (sabão) dos lavadeiros limpa as roupas de suas sujeiras, assim o Enviado do Senhor fará: Purificação e Limpeza de todos as imundícies e sujeiras serão o Seu Grande e Maravilhoso Trabalho.

Esse Enviado descrito pelo Profeta Malaquias na Primeira Leitura nós O vemos chegando, hoje, ao Templo de Jerusalém e sendo reconhecido como tal pelos presentes: o Velho Simeão e a Profetisa Ana!   O Evangelho (Lc 2, 22-40) nos apresenta os pais de Jesus cumprindo a Lei de Moisés: todo primogênito do sexo masculino deve ser apresentado = consagrado ao Senhor e resgatado com o sacrifício que, no caso em questão, consistia em um par de rolinhas ou dois pombinhos (sacrifício dos pobres).   É nesse momento, quando Jesus está sendo apresentado que, movido pelo Espírito Santo, o Velho Simeão vai ao Templo pois havia recebido a promessa de não morrer sem antes contemplar a Salvação de Israel prometida pelo Senhor, isto é, a chegado do Seu Enviado (Primeira Leitura).   É aqui que o Velho Simeão pega o Menino nos braços e fala sobre Ele a todos, sobretudo aos pais.   Simeão apresenta Jesus como a Luz que porá às claras todas as ações e isso será causa de queda e de soerguimento para muitos em Israel.   A Maria, Simeão afirma que uma espada de dor ira traspassar-lhe a alma por conta de tais fatos.   A Profetisa Ana também, por sua vez, fala do Menino para todos que esperavam a Libertação de Israel = Jerusalém!   E, assim, se cumpre a Profecia de Malaquias e Jesus regressa com os pais para a Galiléia, em Nazaré e crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria e a graça de Deus permanecia com Ele.

É esse Jesus, Deus que se fez homem para salvar os homens, que desejou ter em comum o sangue e a carne com os seus irmãos pois irmãos são, de fato, assim.   Dessa forma, Ele destruiu a morte que assombrava a humanidade, libertando-a da escravidão do pecado.   É esse Jesus que não veio para se ocupar com nada que não fosse a Vida dos Homens e a Sua condição de Escravos do Pecado: Ele veio para LIBERTAR e ILUMINAR O CAMINHO DE ACESSO AO PAI, AO CÉU!   Isso vemos no texto da Segunda Leitura (Hb 2, 14-18).

Que a Celebração da Festa da Apresentação do Senhor alimente em nós a CERTEZA de que Deus, em Jesus veio nos VISITAR e, dessa forma, nos SALVAR!   Assim seja!

Oremos:

Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as nossas súplicas.   Assim como o vosso Filho Único, revestido da nossa humanidade, foi hoje apresentado no Templo, fazei que nos apresentemos diante de Vós com os Corações Purificados.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares 

2 comentários:

  1. Que Bom que voltou a nos escrever mensagens que nos ensina o caminho a Seguir estava com saudades

    ResponderExcluir
  2. Que Bom que voltou a nos escrever mensagens que nos ensina o caminho a Seguir estava com saudades

    ResponderExcluir