quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Ano Santo da Misericórdia: "Misericordiosos como o Pai!" - de 08 de Dezembro de 2015 à 20 de Novembro de 2016

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Inspirado pelo Espírito Santo de Deus, o nosso Santo Padre, o Papa Francisco, instituiu o Ano Santo da Misericórdia ou Jubileu da Misericórdia!  Inaugurado em Roma no último dia 08 de Dezembro de 2015 - Solenidade da Imaculada Conceição de Maria - e nas demais Dioceses do Mundo no Domingo Seguinte, 13 de Dezembro de 2015 - III Domingo do Advento - este Ano da Graça se estenderá até o dia 20 de Novembro de 2016 - Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo!   Durante todo o Ano Jubilar a Igreja é convidada a apresentar ao Mundo o Rosto Misericordioso do Pai, revelado em Jesus: Jesus é a manifestação plena da Amor Misericordioso do Pai que não quer a morte do pecador mas, ao contrário, deseja que que ele faça a Experiência desse Amor Misericordioso e, se convertendo a Ele, viva!

Num mundo cheio de intolerância, ódio, revolta, individualismo, disputa, maldade, exclusão, miséria, fome, doença, morte ... a Igreja é convidada ao anúncio de uma Boa Notícia: Temos um Pai que nos ama a todos, sem exceção e quer fazer conosco uma Experiência Nova de Vida.   Por Amor nos enviou o Seu Filho Unigênito, não para nos condenar mas para nos SALVAR (Jo 3).

Para manifestar a Misericórdia do Pai, a Igreja nos oferece alguns sinais, símbolos e possibilidades de experiências que, se levadas a sério por cada um de nós, nos auxiliará nesse Caminho de Conversão e Encontro com tal Amor Misericordioso!   Vejamos alguns:

a) Porta Santa: no dia 08/12, o Papa Francisco abriu a Porta Santa em Roma e no dia 13/12, os Bispos, em suas respectivas Dioceses, nas Catedrais, espalhadas pelo mundo todo, seguiram o mesmo ritual.   A Abertura da Porta Santa tem um simbolismo importante e muito bonito pois nos recorda o próprio Jesus, em Jo 10 se declarando a Porta do Rebanho, do Redil: Eu sou a Porta das Ovelhas ... a ovelha entrará e sairá por Mim e encontrará pastagem!   ...   Quem não entra por Mim é ladrão, assaltante que vem para roubar, matar e destruir!   Jesus é a Porta e nos convida a passar por Ele para fazermos a experiência de Viver Plenamente!   Seu Coração Amoroso e Misericordioso é o nosso abrigo;

b) Peregrinação: os locais que possuem a Porta Santa (o Bispo é livre para estabelecer, de acordo com as necessidades da Diocese, outros locais além da Catedral Diocesana) serão, durante todo o ano, locais de Peregrinação e, tal gesto deve nos recordar que estamos nesse mundo mas não somos daqui.   Como diz o Apóstolo Paulo, somos cidadãos do Céu e é para lá que rumamos.   O ato de Peregrinar nos faz pensar no que é, de fato, importante pois não podemos levar muitas coisas pelo caminho, senão ficaremos pelo caminho; o peregrino aprende a viver com o que é, de fato, importante e vital, sem supérfluos, sem exageros, sem sobras.   Aprendemos, na Peregrinação que somente Deus basta;

c) Indulgência Plenária: é um ato benevolente da Igreja que, de vez em quando nos é oferecido. Seguindo determinados requisitos, o fiel pode adquirir a graça de ver purgadas as consequências dos atos pecaminosos realizados por ele durante a vida.   

Tentemos compreender melhor a Doutrina das Indulgências: a Indulgência está ligada ao Pecado.  A Confissão perdoa o ato em si de pecado mas, as marcas do mesmo continuam presentes em nossa vida, nos causando mal durante a vida.  Exemplo: uma pessoa que fumou durante muitos anos de sua vida, um dia resolve deixar o vício.  Excelente escolha!  Não fuma mais!  Porém, as consequências, as marcas de uma vida de fumante o acompanharão durante toda a sua vida podendo produzir efeitos em qualquer momento em seu aparelho respiratório, por exemplo!   Assim ocorre com o pecado: ele deixa marcas em nossas vidas e suas consequências são inúmeras!   De vez em quando, em ocasiões especiais, a Igreja como Mãe e seguindo o mandato de Seu Fundador e utilizando  o Poder das Chaves que possui, nos dá a possibilidade de destruir tais consequências do mal, do pecado que estão em nós.   Esse é o papel das Indulgências, que podem ser parciais ou plenárias!

No entanto, é preciso compreender que para se alcançar tal graça será preciso cumprir alguns requisitos, tais como: confessar-se, passar pela Porta Santa, participar da Celebração Eucarística e rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco o Credo, Pai Nosso, Ave Maria e outras orações que o fiel achar oportuno.

Detalhe Importante: como na Igreja NADA é mágico, não basta cumprir por cumprir tais requisitos; não basta fazer por fazer como se o ato externo em si fosse capaz de promover o apagar das consequências maléficas do pecado em nós!   Tudo só terá eficácia se for realizado com as disposições internas, do coração e, nesse ponto, talvez o que mais importante seja a CONTRIÇÃO PERFEITA, isto é, o penitente deve sentir uma aversão ao pecado cometido, ter o firme propósito de emenda do mesmo e intensificar o seu amor para com o Senhor que lhe oferece a possibilidade de mudar de vida realmente!   Sem isso, a Indulgência não tem valor!

Durante esse Ano Litúrgico, alguns momentos poderão ser marcados com maior intensidade para ressaltar o Ano Santo da Misericórdia, dentre os quais destaco:

a) Tempo da Quaresma como um todo e, dentro desse Tempo Litúrgico, as 24 horas para o Senhor aonde as Dioceses deverão organizar em Igrejas Especiais as 24 horas de Adoração ao Santíssimo com Padres atendendo Confissões em todo o período;

b) A Festa da Divina Misericórdia (Segundo Domingo da Páscoa - 03/04/16);

c) Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (03/06/16);

d) Festa da Exaltação da Santa Cruz (14/09/16);

e) Memória de Nossa Senhora das Dores (15/09/16);

f) Festa de Jesus Cristo, Rei do Universo (20/11/16 - Encerramento do Jubileu da Misericórdia)!

Aproveitemos essa oportunidade que nos é oferecida pela Igreja e abramos os nossos corações à Graça do Amor Misericordioso de Deus e sejamos arautos do Mesmo para todos os que se encontrarem conosco!    Assim seja!

Bom Jubileu da Misericórdia para todos!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário