quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Tempo da Quaresma: "É tempo de EXPERIMENTAR A MISERICÓRDIA DO PAI!"

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Quebrando o Tempo Comum, damos início ao Tempo da Quaresma.   Nesse Tempo Litúrgico somos convidados a nos deixar envolver pela Misericórdia Infinita de Deus que como Pai Amoroso nos espera de braços abertos.

A Quaresma é um Tempo Litúrgico que está à serviço do Tempo Pascal, preparando-O e, dessa forma, é importante que saibamos o sentido da Páscoa para que possamos viver o Tempo Quaresmal da melhor forma possível.   Assim, compreendendo o Tempo Pascal como o Tempo da Vida Nova que a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor nos garantiu, importa que criemos em nós e em nossas Comunidades um ambiente que favoreça tal experiência de Vida Nova.   

Para que a Vida Nova seja verdade em nós e no nosso meio, importante é que retiremos de nossas vidas todo e qualquer resquício, toda e qualquer influência da chamada "vida velha" e, essa é compreendida como toda a vida vivida sob a influência do adversário de Deus, vida vivida no pecado que nos afasta de Sua Graça e nos encaminha para a morte.   

A Quaresma é Tempo de voltarmos os nossos olhos, as nossas mentes, as nossas vidas para Aquele que é o Autor, o Princípio e o Fim de Tudo.   Reconhecer as falhas, os erros, os pecados se faz extremamente importante, sobretudo nesse Ano Santo da Misericórdia, instituído pelo Santo Padre, o Papa Francisco!  A Quaresma deste ano terá um tom a mais por conta desse Jubileu da Misericórdia!

O Tempo Quaresmal se estende da Quarta-feira de Cinzas até a Quarta-feira da Semana Santa inclusive.   Durante esse Tempo seremos conduzidos pelo Espírito Santo de Deus ao Deserto que, mais que um lugar geográfico, deverá ser compreendido como um LUGAR TEOLÓGICO (espaço de manifestação de Deus). Os 40 dias são, mais que um tempo cronológico, um Tempo de Salvação e, nesses dias a GRAÇA DE DEUS GERARÁ EM NÓS O SEU JEITO, A SUA FISIONOMIA, RESTAURARÁ A IMAGEM E SEMELHANÇA DELE EM NOSSAS VIDAS!   Entraremos como homens e mulheres velhos, carcomidos pelos nossos pecados e sairemos, santos, renovados, homens e mulheres novos!

A simbologia da Quaresma (40) marca a História da Salvação e nos revela que este é um Tempo Próprio para uma GRANDE TRANSFORMAÇÃO DE VIDA: 40 dias do Dilúvio, 40 dias que Moisés passou no Alto da Montanha para receber as Tábuas da Lei, 40 anos de Travessia do Deserto, 40 dias de Travessia do Deserto por parte de Elias e, por fim, os 40 dias de Deserto experimentados por Jesus que vence o as Tentações do Diabo!   Em todos esses episódios, um ponto em comum: Deus quer falar com os Seus e transformá-los, fortalecendo-os! 

Durante esse Tempo somos convidados a intensificar os meios que nos unem mais estreitamente ao Senhor: silêncio, oração, caridade, penitência!   

As nossas Celebrações Litúrgicas deverão estar imbuídas desse Espírito e para tanto a total sobriedade se fará necessário: músicas (Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2016 e do ano Santo da Misericórdia são imprescindíveis), instrumentos (somente de cordas ou teclas e, jamais, os instrumentos de percussão), gestos (levantar as mãos, ajoelhar-se em sinal de petição e penitência), elementos (água, cinzas, cruz ) deverão ser bem preparados para que a Mensagem de Compaixão e de Convite à Conversão chegue aos nossos Corações!

Que Deus nos conceda a Graça de viver bem esse Tempo da Quaresma e que Sua Palavra nos inspire a buscar a Vida Nova que Ele nos oferece!   Assim seja!

Preparemos bem as nossas Comunidades e as nossas Celebrações para a Vivência desse Tempo Forte em nossas Vidas!

Bom trabalho para todos!

Pe. Ezaques Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário