sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

V Domingo da Quaresma: "O apego ao Passado nos impede de ENXERGAR AS MARAVILHAS DE DEUS NO PRESENTE DE NOSSA HISTÓRIA!" - 13 de Março de 2016

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Continuamos a nossa Caminhada Quaresmal com a Celebração do V Domingo (último) e, a Palavra de Deus que nos é proposta nos indica que a Novidade de Deus se dá no Presente de nossa História e o Apego ao passado, num saudosismo que não leva ninguém a lugar nenhum pode se tornar um empecilho à contemplação do que Deus está realizando em nosso favor.   Essa ideia PASSADO X PRESENTE perpassa as três leituras de hoje.

Assim, na Primeira Leitura (Is 43, 16-21) vemos o Profeta que vive a experiência com seus compatriotas do Exílio na Babilônia (587 a.C.), chamar a atenção do Povo para a necessidade de desapegar-se do passado pois o que foi feito, foi feito e pronto e acabou.   O Passado deve servir para nos levar à percepção de que Deus é o Aliado do Povo e sempre cumpre a Sua Promessa.   Ao contrário, o importante é olhar para o PRESENTE e perceber que Deus está para realizar grandes obras, maiores que as do Passado: Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos é a ordem dada por Deus, por meio do Profeta, ao Seu Povo.   Deus está realizando coisas novas que já estão surgindo mas, o apego ao Passado impede de enxergar a NOVIDADE DE DEUS acontecendo: a abertura de uma estrada no deserto e o surgimento de rios na terra seca fará o Povo experimentar um Novo Êxodo porém bem melhor que o primeiro  e, é isso que levará animais e homens ao louvor de Deus que faz (presente) maravilhas!

Apegar-se ao passado pode ser, também, um grande problema na relação entre nós, seres humanos.   Geralmente as nossas desavenças, brigas, rivalidade têm como princípio um apego demasiado grande aos fatos do passado que nos impedem de PERDOAR no presente.   Em Deus, para nossa sorte, o tempo só existe no PRESENTE e, por isso, Deus não tem dificuldade de PERDOAR os atos do PASSADO.   O que foi feito, está feito e, do passado devemos tirar lições para uma vida melhor no PRESENTE que é o tempo que temos de fato.   Por conta dos fatos passados, as autoridades religiosas se davam o direito de julgar e condenar e, um exemplo de fato assim, o temos no Evangelho de hoje (Jo 8, 1-11) episódio típico desse Evangelista mas que parece com o tom de Lucas (Evangelho da Misericórdia).   O fato narrado hoje é muito conhecido de nossas Comunidades: O Evangelho da Adúltera!   Esse texto tem alguns pontos interessantes para nossa reflexão.   Vejamos:

Tudo começa com a menção da ida de Jesus para o Monte das Oliveira (talvez para entrar na intimidade do Pai, recebendo Dele as orientações para Sua conduta) e, ainda de madrugada, retorna ao Templo onde ensina as pessoas (talvez, as lições recebidas do Pai em Sua Oração) e, o Povo O escuta com atenção! Tudo parecia normal, não fosse o fato que vem a seguir!

No meio do ensinamento, eis que os "religiosos de plantão" = fariseus e mestres da Lei trazem uma mulher que fora apanhada em flagrante adultério.  Aqui, um questionamento importante: Como essa mulher foi apanhada se o adultério é um pecado que não se faz na praça pública?   E o homem? Onde está? O adultério feminino depende de um adultério masculino? ... Somente essas questões nos colocam em alerta contra esses pseudos defensores da Moral e dos Bons Costumes que, na verdade não passam de mexeriqueiros, observantes da vida alheia que buscam no "mal feito do outro" uma forma de desviar a atenção dos seus próprios.

Apresentam de forma brutal a mulher no meio dos presentes e perguntam ao Senhor Jesus o que Ele achava que deveria ser feito com a mesma mas, deixam claro - como grandes entendidos da LEI - que Moisés mandou que tais mulheres fossem apedrejadas.   Parece que o Senhor estava em maus lençóis pois não podia ir contra a Lei e, tampouco se posicionar contra aqueles que sempre foram o seu alvo preferido: os pobres e sofredores!

Jesus, diante da fúria dos religiosos de plantão, diz o Evangelho, se abaixa e começa a escrever no chão (há um comentário desse texto que diz que o Senhor Jesus começou a escrever no chão, tornando público, os pecados de cada um dos presentes, levando-os a perceber que a única diferença entre aquela mulher e eles era o anonimato do pecado deles enquanto que da mulher tinha vindo à baila, a público.   É por isso que, com a insistência dos presentes, o Senhor se levanta e diz em auto e bom som: Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra! Dito isso, se abaixou novamente!   Jogada de Mestre pois cada um, quando acionado, é capaz de perceber que não tem uma vida tão correta assim.   Na verdade, nós podemos não cometer os erros do outro mas, em contrapartida, o outro pode não cometer os nossos e, no final das contas, somos todos, como diz o bom e velho ditado popular "farinha do mesmo saco!"   Essa questão promove o afastamento dos acusadores e, o Evangelho frisa, começando pelos mais velhos!  Na verdade, a idade pode produzir esse "ranço" de pseudo bom, justo, fiel etc.

O Evangelho termina afirmando que ficaram somente Jesus e a Adúltera e diante da confirmação de que ninguém a havia condenado, o Senhor também declarou: Nem Eu te condeno! Podes ir e, de agora em diante, NÃO PEQUES MAIS!   Isso revela que o Senhor não é conivente com o Pecado mas, diferente de nós, sabe, muito bem, separar o pecado cometido do pecador que o cometeu e, dessa forma, para o Pecado a destruição e para o Pecador a Salvação pois o importante é como será a Vida dali pra frente; o passado de pecados não existe e não deve ser usado para denigrir, excluir e matar o nosso irmão!

Por último, São Paulo na Segunda Leitura de hoje (Fl 3, 8-14) nos apresenta a necessidade de considerarmos como lixo o que ficou no passado de misérias de nossas vidas pois em Cristo podemos experimentar a Novidade da Graça de Deus.   É para frente que se deve conduzir a Vida e, isso é produto da Esperança que deve nos mover a cada dia!

Que a Celebração desse V Domingo da Quaresma nos leve a compreender que para Deus o que importa é o nosso compromisso de mudança de vida no aqui e agora de nossas vidas!   Assim seja!

Oremos:

Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no Seu Amor pelo mundo!
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário