quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

I Domingo da Quaresma: "Vivendo a Fé no Cotidiano, VENCEMOS AS TENTAÇÕES!" - 14 de Fevereiro de 2016

Amados irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Vivendo o Tempo da Quaresma, celebramos com a Igreja, o I Domingo e, a Palavra de Deus dessa Celebração nos leva a refletir sobre a nossa Fé e as exigências da mesma em nosso cotidiano quando temos que enfrentar o adversário de Deus, o diabo, que com suas tentações, busca nos levar ao abandono da fidelidade ao Senhor!

Assim, a Primeira Leitura (Dt 26, 4-10) é um belo relato de como o povo deveria, após ter tomado posse da Terra Prometida, professar a sua Fé em Javé, o Deus Libertador.   O que percebemos pelo texto em questão é a Fé do Povo Eleito não se reduz a um conjunto de normas e prescrições burocráticas, jurídicas mas, ao contrário, a Fé se revela e se dá na própria Experiência de Vida: professar a Fé é a mesma coisa que contar a própria história de vida aonde o povo sentiu e sente a Presença Amorosa e Misericordiosa de Deus.

A Entrada na Terra da Promessa, ao morar em casas que não foram construídas por eles e receber os frutos da terra que eles não plantaram, todos os anos, por ocasião do início da colheita, os representantes das famílias deverão se apresentar ao Sacerdote (representante de Javé) com os primeiros frutos (primícias) para ofertar ao Senhor.   Isso, demonstra o reconhecimento de que tudo que o povo tem é obra e graça das mãos do Senhor.   Somente após a entrega (oferta) das primícias se pronunciará a profissão de Fé, isto é, começa-se a contagem da própria história do povo para que se perceba, pela oralidade, que estar naquele lugar onde se encontra só foi possível porque Deus esteve à frente, conduzindo o povo até o cumprimento da Promessa: relembrando a História desde José que desceu pro Egito, a multiplicação do povo, a escravidão imposta pelos egípcios, o clamor do povo ao Senhor que escutou a voz e viu a  miséria, opressão e angústia.   Tudo isso fez o Senhor tomar partido a favor do povo e o libertou com mão forte e braço estendido com sinais e prodígios.   Assim, o Senhor conduziu o povo até aquela terra, onde corre leite e mel e, é por isso, que se traz os primeiros frutos da terra em sinal de reconhecimento que tudo aquilo que se é e se tem é obra e graça do Amor Misericordioso de Deus.

Ter essa certeza e essa percepção de que Deus atua na História, no cotidiano da vida e vai conduzindo o povo pelos caminhos da felicidade fortalece a Fé e não permite que o diabo seduza e ganhe a batalha com suas tentações.   A Força de Deus, quando presente na Vida do Ser Humano o faz VENCER AS TENTAÇÕES!   Prova disso é o Evangelho de hoje (Lc 4, 1-13).   Alguns pontos desse texto nos chamam a atenção.    Vejamos:

a) O Espírito de Deus leva Jesus ao Deserto: este episódio está logo após o Batismo de Jesus.   O Espírito que pousou sobre Jesus em forma de pomba é quem o conduz ao Deserto.   Esse, mais do que lugar geográfico, espaço físico e, nesse contexto, um lugar Teológico, lugar onde Deus se manifesta plenamente.   O Deserto lembra o espaço das dificuldades e, por conta disso, o espaço aonde todas a falsas seguranças do ser humano caem por terra (prestígio, dinheiro, poder ...).   No Deserto somente uma força é possível de salvar: a Força de Deus!   No entanto, o Deserto, por conta das Dificuldades que apresenta é, também, o espaço, por excelência das investidas do diabo, adversário de Deus pois, esse, espertamente, não age quando as coisas estão boas mas, ao contrário, quando o ser humano não enxerga saída para os problemas.   O Espírito conduz e sustenta nesse momento;

b) A Esperteza do Diabo: Jesus passa 40 dias e o diabo não o tenta mas, passado esse tempo, percebendo que a necessidade chegou (fome), ele (diabo) se apresenta com a solução mágica e fácil: se és filho de Deus mande que as pedras se transformem em pães e mate a sua fome;

c) A Palavra de Deus vence a Investida do Diabo: respondendo ao diabo, diz o Senhor: "A Escritura diz: Não só de pão vive o homem mas de toda a Palavra da boca de Deus!"   Estar imbuído da Palavra, encharcado Dela possibilita a vitória sobre a força do mal;

d) O mundo como "propriedade" roubada pelo diabo: os reinos e o poderio do mundo são mostrados como poder de sedução utilizado pelo diabo para enganar e vencer mas, mais uma vez, o Senhor vence com a Palavra que afirma a existência de um único Deus Verdadeiro e, portanto, somente a Ele se deve prestar culto e adorar;

e) A Exigência de milagres para manutenção da Fé em Deus: lançar-se do pináculo do Templo é a tentação que o diabo apresenta a Jesus para que Ele pudesse provar que era, de fato, Filho de Deus pois, se assim fosse, a Palavra (Sl 91) afirma que Deus não deixaria que nada de mal Lhe acontecesse.   A Palavra, aqui, utilizada pelo diabo, está à serviço do descumprimento da Vontade de Deus mas, Jesus, Palavra Encarnada, rebate com outro texto: "Não tentarás o Senhor teu Deus" pois Ele sabe o que faz e quando deve fazer!

Assim, o texto fala que o diabo se retirou mas, com a promessa de voltar no tempo oportuno, tempo esse que será o momento da Cruz quando pensarão que Jesus mentiu sobre sua Identidade Divina e farão chacota Dele, condenando-O ao suplício da Cruz (pena reservada para os piores criminosos, aos quais, até o próprio Deus teria voltado as costas, de acordo com o Dt).

Por fim, a Segunda Leitura (Rm 10, 8-13) nos apresenta São Paulo falando da proximidade que deve ter a Palavra de nossa vida: a boca e o coração são os locais de Sua Morada em nós para que não corramos o risco de sermos vencidos pelo adversário de Deus que persuade constantemente os crentes a renegarem a sua Fé em Deus que em Jesus Ressuscitado nos salvou!

Que a Celebração do I Domingo da Quaresma reforce em nós a Fé em Deus que por Amor se faz nosso Companheiro de Jornada e, sentindo-O próximo vençamos todos os obstáculos e todas as tentações do diabo!    Assim seja!

Oremos:

Concedei-nos, ó Deus Onipotente, que ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao Seu Amor por uma Vida Santa.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!    Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário