quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Quarta-feira de Cinzas: "É preciso REDUZIR A CINZA TUDO AQUILO QUE NOS AFASTA DE DEUS E NOS IMPEDE DE EXPERIMENTAR A VIDA NOVA!" - 10 de Fevereiro de 2016

Queridos irmãos e irmãs, paz e bem em Cristo Jesus!

Quebrando a sequência do Tempo Comum, abrimos, hoje, em toda a Igreja o Tempo da Quaresma.   Durante 40 dias seguiremos o Senhor em sua Caminhada de dor e sofrimento e aprenderemos Dele como viver para afastarmos de nós o perigo da tentação de vivermos longe do Amor Misericordioso do Pai.

Iniciamos esse Tempo Litúrgico com a Celebração das Cinzas e, gostaria de chamar a atenção que a recepção das mesmas não apaga os excessos cometidos nos dias de Carnaval pois tem muitos irmãos que pensam que, após a folia carnavalesca, basta receber as cinzas para que "tudo fique bem!"   Ledo engano!!!!

As Cinzas, abrindo a Caminhada Penitencial da Quaresma quem um sentido Penitencial e são um convite para todo aquele que deseja fazer um Caminho de Conversão, de Busca Sincera da Misericórdia do Pai, de Renovação de Vida, de Vivência da Vontade Divina.   As Cinzas são um símbolo de renovação e demonstração da nossa humilhação diante de Deus.   Elas têm um sentido duplo e, nesse aspecto, um sentido complementa o outro.   Vejamos:

Em primeiro lugar, as Cinzas querem nos recordar o que somos de fato e para onde caminhamos: somos pós e ao pó voltaremos!   Nada do que adquirimos nesse mundo muda essa realidade que, em muitos momentos nos esquecemos e, esquecidos, damos brechas, para que o pecado se apodere de nós: as conquistas mundanas (dinheiro, prestígio, cultura, poder ...) nos fazem pensar que somos mais do que realmente somos.   É preciso lembrar sempre: SOMOS PÓ E AO PÓ VOLTAREMOS!

Ora, se é verdade que somos pó e a ele voltaremos, aqui o segundo lugar do sentido das Cinzas, é preciso que aprendamos a REDUZIR À CINZA TUDO QUE NOS FAZ PENSAR QUE SOMOS MAIS DO QUE CINZAS, isto é, o nosso PECADO!   Não pode haver lugar em nossa vida de peregrinos e estrangeiros neste mundo para pensamentos e práticas que nos afastem de Deus e dos Irmãos.   A Soberba, com todas as suas consequências nefastas para a Caminhada de Fé, devem ser banidas de nossas vidas e de nosso meio!

Assim, a Palavra de Deus que abre esse Tempo de Graça (Jl 2, 12-18) já, de cara, nos convida a rasgar o nosso coração e não as nossas vestes, voltando-se para Deus com Verdade e não aparentemente.  Deus não se deixa enganar pelas nossas cara e bocas de bons moços mas deseja ver brotar do nosso Coração a Verdade que orienta a nossa vida, a nossa conduta.   Quando o Senhor percebe tal Verdade de Vida (que brota do Coração), Ele que é benigno, compassivo, paciente e cheio de misericórdia se inclina a perdoar o castigo!   Tal convicção a respeito de Deus deve nos levar a convocar todos para tal Experiência: o povo, anciãos, crianças, lactentes, esposo e esposa, ministros sagrados ... TODOS, SEM EXCEÇÃO!   O Clamor do Povo, saído pela boca dos Ministros Sagrados toca o Coração de Deus que perdoa, por Amor, os pecados da Comunidade!

Essa Verdade da Primeira Leitura (Deus olha o Coração e não a Aparência) volta com tudo no Texto Evangélico de hoje (Mt 6, 1-6.16-18).   Dentro do contexto do Sermão da Montanha - Coração desse Evangelho (Mt 5 - 7) - vemos Jesus chamando a a atenção dos Seus ouvintes para não praticarem as boas obras com o intuito de atrair o olhar alheio de modo a receber elogios ou outra coisa qualquer própria desse mundo.   Deus não se compraz com atitudes assim: os fariseus representam uma prática religiosa desse tipo = atrair o olhar dos outros para que saibam que eles (fariseus) são melhores!

Assim, o Senhor Jesus, puxando os elementos que formavam uma espécie de tri-pé sobre o qual a Religião se assentava, desmascara o que estava escondido por trás de tais práticas: a esmola, a oração e o jejum revelavam a SOBERBA e a VONTADE DE OCUPAR O LUGAR DO PRÓPRIO DEUS = serem vistos e aplaudidos pelos homens = hipócritas = atores da fé!   Os Seguidores do Senhor Jesus devem realizar tais coisas por Amor a Deus que se revela no irmão que sofre:  o fazer em segredo, de modo que só o Pai veja e não se torne a causa de humilhação dos irmãos mas de serviço prestado aos mesmos, é o caminho pra receber a RECOMPENSA QUE SOMENTE ELE PODE DAR, isto é, o CÉU!

Num mundo como o nosso que valoriza a aparência mais do que a verdade, do que a realidade é cada vez mais difícil viver tal orientação de fé.   O Caminho para não se perder com as propostas do mundo está na Segunda Leitura (II Cor 5, 20 - 6, 2) em que o Apóstolo Paulo nos afirma que como Embaixador de Cristo, é o próprio Cristo quem fala por meio dele: é preciso se deixar RECONCILIAR COM DEUS ... e, para tanto, nos apresenta esse TEMPO QUARESMAL como sendo o Tempo Favorável e, o AGORA de nossas Vidas é o DIA DA SALVAÇÃO!

Que a Celebração das Cinzas, abertura da Quaresma, nos alimente o desejo de voltarmos para o Senhor, de experimentarmos a Sua Infinita Misericórdia e nos abrirmos às Necessidades de nossos irmãos!   Assim seja!

Oremos:

Concedei-nos, ó Deus, iniciar com este dia de jejum o Tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. 
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo!   Amém!

Boa Celebração para todos!

Pe. Ezaques Tavares

P.S.: Hoje, todos os cristãos católicos acima de 14 anos e abaixo de 70 anos, que não tenham restrições de saúde, devem realizar o jejum, isto é, tomar cafe da manhã com sobriedade, escolher uma refeição e fazê-la de forma adequada (almoço ou jantar) e comer algo frugal antes de dormir, não comendo nada nos intervalos.   Mas, lembre-se: para que o jejum seja agradável a Deus será preciso reverter em benefício daqueles para os quais a Vida é sempre jejum tudo que não foi consumido!

Bom Jejum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário